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Ensino Superior

8 passos para quem quer começar a empreender do zero

julho 15, 2020
como começar a empreender
6 minutos para ler
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas têm o desejo de abrir um negócio próprio. Apesar de exigir um grande planejamento e trazer alguns desafios, essa é uma oportunidade importante para explorar ideias, ter autonomia e fazer o que realmente gosta. Aqui, uma das principais dúvidas que surge é: como começar a empreender?

Existem diversas dicas que podem ser aplicadas para ajudar a colocar as ideias em prática para abrir uma empresa que seja destaque no mercado, então preparamos este post mostrando 8 passos fundamentais para quem deseja empreender. Acompanhe.

1. Defina seu segmento de atuação

Para começar, determine qual será o segmento de atuação. Essa é uma decisão ampla, que não exige saber exatamente como será a sua empresa. Nesse momento, é preciso definir se você quer atuar com indústria (produção), comércio ou prestação de serviços e, depois, qual será a área relacionada, como:

  • vestuário;
  • alimentação;
  • tecnologia;
  • veículos;
  • construção;
  • saúde;
  • turismo;
  • esportes;
  • lazer.

Depois de ter em mente os detalhes sobre o tipo de atividade e o ramo de atuação, as opções disponíveis ficam mais restritas, facilitando a análise das diferentes possibilidades para começar o seu negócio.

2. Crie seu modelo de negócio

O próximo passo sobre como começar a empreender é criar o modelo de negócio, que trata do modo como a sua empresa trabalhará. Aqui, é necessário determinar quais serão as ações para gerar receita, entregar valor ao cliente, assim como definir os processos internos e estratégias de curto, médio e longo prazo.

Com base nisso, também é possível definir os objetivos e metas do negócio, o que ajudará a colocar as ideias em prática, definir quais são as medidas necessárias e acompanhar os resultados obtidos.

3. Analise o mercado e a concorrência

Ao pensar em como começar a empreender, um passo fundamental é a análise de mercado e da concorrência para identificar e entender quais são as tendências, como a transformação digital, os diferenciais ofertados por outras empresas e os pontos que podem ser trabalhados para atrair os consumidores.

É assim que você conseguirá identificar as oportunidades e ameaças do mercado, além das forças e das fraquezas que o empreendimento planejado terá perante o mercado e a economia. Esse é um passo constante na gestão do negócio, mesmo após a sua implementação: é importante refazer essa análise periodicamente para desenvolver estratégias, realizar melhorias e manter a competitividade.

4. Descubra quem é sua persona

Para conseguir criar um empreendimento de sucesso, você precisa ter um público-alvo em mente para saber quais são as necessidades dos potenciais clientes, o que eles buscam no mercado e de que modo é possível entregar mais valor.

Também é com base nisso que você definirá quais são as personas do seu negócio, que são perfis ideais de cliente, considerando quais são as suas necessidades, seus objetivos, os desafios do dia a dia e as possíveis objeções que deverão ser trabalhadas.

É necessário compreender esses fatores para determinar de que forma o seu produto ou serviço será relevante para o cliente. Isso permitirá a identificação das melhores técnicas de venda, assim como os canais de comunicação e de negociação que podem ser utilizados.

5. Cuide da parte burocrática

É certo que as dicas sobre como começar a empreender se relacionam bastante com a parte de ideias e pesquisa. Porém, a regularização do negócio também é uma etapa fundamental e que envolve um pouco de burocracia, então é preciso ter atenção aos trâmites.

Primeiro, é preciso tomar decisões a respeito da criação da empresa, definindo a natureza jurídica, porte empresarial e o regime tributário. Caso tenha dúvidas, procure apoio especializado para ajudar nessas escolhas. Em seguida, você deve dar início aos processos de abertura da empresa, como:

  • elaboração do contrato social;
  • registro na Junta Comercial;
  • inscrição no CNPJ;
  • obtenção do alvará de funcionamento;
  • obtenção de licenças e autorizações complementares, se necessário;
  • registro da Inscrição Estadual, se necessário);
  • cadastro na Previdência Social.

6. Defina os processos internos

Os processos da empresa determinam como todas as ações serão feitas para facilitar o controle e garantir que elas seguirão os mesmos padrões. Primeiro, é preciso identificar quais são os procedimentos necessários para a empresa, como:

  • atendimento ao cliente;
  • controle de estoque;
  • entrega de produtos;
  • contratação de funcionários;
  • pós-venda e suporte em reclamações.

Todos eles devem ter etapas definidas e atividades relacionadas, para facilitar o controle de tarefas, a identificação de gargalos e a implementação de técnicas para lidar com as atividades necessárias para a manutenção do negócio.

7. Monte sua estratégia de Marketing

Quando se fala em como começar a empreender, um erro comum é focar apenas em como funcionará a empresa, sem pensar em formas de conseguir mais autoridade e alcançar o público-alvo.

Para isso, uma medida essencial é desenvolver uma estratégia de Marketing, pensando nos canais que podem ser utilizados para se aproximar dos clientes, educar o mercado e construir uma imagem de sucesso. Algumas dicas para isso são:

  • ter um site e um blog;
  • criar conteúdo relevante;
  • ter páginas nas redes sociais;
  • interagir com o público;
  • oferecer materiais para gerar leads.

8. Defina os KPIs para acompanhamento

Os KPIs (Key Performance Indicators) são os Indicadores-chave de Performance, que ajudam a identificar o caminho que a empresa está seguindo, e se ele é adequado aos objetivos do negócio. Com base nisso, o empreendedor pode melhorar o desempenho e os processos internos. Existem diversos tipos de indicadores que podem ser acompanhados, por exemplo:

  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC): valor do investimento para atrair novos clientes;
  • tempo de retorno do CAC: tempo para recuperar o CAC;
  • receita recorrente: valores recebidos de clientes fixos;
  • ticket médio: valor médio das compras feitas pelos clientes;
  • Lifetime Value (LTV): valor do tempo de vida do cliente, que calcula a receita potencial gerada por um cliente ao longo da sua relação com a empresa;
  • Retorno do Investimento (ROI): resultado obtido em relação a um investimento da empresa;
  • inadimplência: índice de contas em aberto.

Existem KPIs para avaliar todos os setores da empresa, como vendas, financeiro, Recursos Humanos e marketing. Assim, é preciso determinar os objetivos do negócio para entender quais são os indicadores mais relevantes para manter um acompanhamento constante dos resultados.

Pronto, agora que você já sabe como começar a empreender, planeje-se para colocar as suas ideias em prática. E não se esqueça de investir em aprendizado constante para conseguir inovar e se preparar da melhor forma para os riscos do negócio.

Então, gostou do conteúdo? Se você quer saber mais sobre o tema, baixe gratuitamente o nosso ebook com dicas de empreendedorismo.

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