Quer saber mais sobre o que é segurança digital e como a governança e gestão de dados pode ajudar sua empresa e carreira?
Continue lendo este post.
O que é segurança digital?
Segurança digital pode ser compreendida como a prática de proteger redes, dados e programas de ataques virtuais que têm como principal objetivo conseguir acessar, alterar ou destruir informações confidenciais, roubar a conta bancária e até prejudicar a continuidade de um negócio.
Para que as abordagens e aplicações da segurança digital sejam bem sucedidas são necessárias muitas camadas de proteção que estejam divididas entre os itens que devem ser protegidos.
Hoje, com o mundo conectado como está, é de fundamental importância que as empresas tenham uma boa estrutura para lidar com ataques virtuais, ainda que tais ataques não tenham sido bem sucedidos.
Tal estrutura inclui a necessidade de bons profissionais, tecnologia com capacidade de oferecer as ferramentas de segurança adequadas e um sistema que, preferencialmente, possibilite um gerenciamento unificado de ameaças.
Entre os principais ataques à segurança podemos citar:
- Phishing: prática de enviar e-mails fraudulentos;
- Malware: espécie de software para obter acesso não autorizado ou causar danos a algum computador.
- Ransomware: espécie de software utilizado para “sequestrar” através de um bloqueio os acessos e dados de um computador e pedir dinheiro em troca da devolução.
O que é governança e gestão de dados?
Governança de dados é a definição dos padrões internos da política interna de dados de uma empresa.
Ou seja, o ato de definir como os dados serão coletados, processados, armazenados e descartados, além de estratégias de como entrar em conformidade com padrões definidos externamente.
A gestão de dados está diretamente relacionada à governança, pois é uma disciplina relacionada ao campo dos negócios e que confere às organizações os recursos necessários para gerir suas informações.
Ter uma área de governança de dados dentro de uma empresa pode trazer inúmeros benefícios para seu desenvolvimento, como os colaboradores obterem facilmente os dados necessários para alcançar um objetivo e para projetar e otimizar produtos, gerenciar recursos com eficácia, estar em conformidade para auditoria da política dos dados internos e evitar riscos de não estar de acordo com as diretrizes.
Por que investir no conhecimento destes tópicos?
Para tomar decisões com base em elementos confiáveis é importante que as empresas tenham um controle sobre a gestão de informações e, consequentemente, ser adepta à governança de dados.
Isso porque toda vez que uma decisão irá afetar a performance de uma empresa, espera-se que ocorra de forma positiva e, para isso, a referência principal deverá ser a informação estruturada.
Para análise e tomada de decisões são necessários colaboradores que compreendam e estejam em conformidade com os princípios básicos da segurança de dados.
Ao investir em uma Pós-graduação ou especialização que forneça conhecimentos específicos e aprofundados sobre governança de dados e segurança digital você irá adquirir uma boa base para acompanhar as mudanças tecnológicas e aprender a utilizar os dados da empresa de maneira estratégica.
Na disputa por um cargo melhor e uma posição de confiança, ter domínio sobre segurança digital com certeza é uma vantagem e quem não gostaria de se projetar na carreira tecnológica, não é mesmo?
Para dar um salto na sua carreira, faça uma Pós-graduação na ESEG!Confira nosso curso de MBA em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados e faça sua matrícula hoje mesmo. Não perca a chance de investir no seu futuro.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: