EconomiaGestão

O que é investment banking e qual sua utilidade

O que é investment baking e para o que serve

O que é investimento banking e qual sua utilidade

Você já ouviu falar em investment banking?

No universo do mundo corporativo encontramos empresas e serviços para as mais variadas necessidades e com capacidade para atender a todas as demandas.

Quando o assunto tratado são as grandes captações de recursos, há um setor específico do mercado com maior capacidade de ajudar; esse setor é o investment banking. 

Para este artigo trouxemos esclarecimentos sobre essa área, como as finanças corporativas se relacionam com ela e como você pode aprender mais sobre o assunto.

Continue lendo e confira todas as informações.

O que é investment banking?

Definindo de maneira simples, investment banking é a realização de um conjunto de operações financeiras executadas pelos bancos de investimento para clientes considerados de alto nível ou clientes institucionais, ou seja, de investidores de grandes quantias ou empresas. 

As demandas atendidas são bastante específicas, com movimentações financeiras grandes demais para serem realizadas pelos bancos tradicionais. 

Entre as diversas atividades realizadas por estas instituições estão o levantamento de recursos, expansão dos negócios, abertura de capital e reestruturação econômica. 

Como as finanças corporativas se relacionam com o conceito de investment banking?

Primeiro, vamos entender o que são as finanças corporativas. 

Como conceito, as finanças de ordem corporativa são as que lidam com todas as atividades financeiras que são necessárias para gerir uma empresa ou um negócio, principalmente as de grande porte.

Empresas de tamanho expressivo no mercado costumam ter um setor e diretor financeiro que administram todos os recursos obtidos e tem como principal objetivo garantir que os mesmos estejam disponíveis para aumentar seu valor monetário.

Assim, é a partir disso que fusões, aquisições e qualquer assunto relacionado com o capital da empresa podem ser discutidos. 

Boa parte desses serviços são executados por meio dos bancos de investimento, ou seja, por meio de ações de investment banking, estabelecendo assim sua relação com as finanças corporativas.

Para entender melhor, confira todas as atividades e transações realizadas pelos bancos de investimento:

Captação de recursos com ofertas de ações

Assessoria operacional e estratégica de emissão de ações do mercado aberto, quando a empresa abre seu capital para conseguir levantar recursos. 

Captação de recursos com emissão de dívidas

Auxílio para que as empresas captem recursos organizando uma emissão de títulos de dívidas e ofertando no mercado. 

Fusões, aquisições e reestruturações

Prestação de assessoria financeira e econômica tanto para quem gostaria de adquirir novas empresas, quanto para quem gostaria de ser adquirido. Assessoria também para mudança do quadro de sócios  e captação de recursos privados. 

Análise de mercado

Estudo e mapeamento do mercado e contexto em que a empresa está inserida, avaliando oportunidades e ameaças, pontos fracos e fortes, capacidade de expansão e inovação, concorrência e tendências para o futuro. 

Crédito corporativo

Concessão de crédito próprio para empresas que são atendidas pelos bancos de investimento, de acordo com as condições e necessidades dos clientes.

Como aprender sobre investment banking?

Para trabalhar nesse setor é imprescindível ser um profissional qualificado.

Existem muitos cursos e certificações para habilitar profissionais a trabalharem com investimento banking. No entanto, há cursos superiores, de pós-graduação e especialização que são fundamentais para propiciar no futuro a facilidade e melhor compreensão dos tipos de investimento. 

Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, você encontra as melhores opções de cursos para caminhar para a área de Investimento Banking. Confira mais informações sobre o curso e aposte nessa chance.

Ações: