Mercado de Trabalho
   
Profissões do Futuro

Descubra quais são as Profissões do Futuro

Escolher qual curso de graduação fazer não é uma tarefa fácil. É preciso considerar seus gostos e aptidões, além de analisar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Quando é possível combinar todos esses fatores, a escolha torna-se mais fácil e segura. Pensando nisso, preparamos este post com as 6 profissões do futuro. Continue a leitura e confira!

1. Especialista em Inteligência Artificial

Há poucos anos, a Inteligência Artificial era vista em filmes como algo muito distante. Hoje, robôs de atendimento, assistentes de voz digital e até mesmo carros autônomos já são realidade.

Com a chegada do 5G, o padrão de tecnologia de 5ª geração que promete mais velocidade e qualidade de conexão, a internet das coisas tende a evoluir, e os profissionais com amplo conhecimento em linguagem de programação e Inteligência Artificial serão cada vez mais valorizados.

Além de promissora, essa é uma área bastante ampla, pois oferece oportunidades nos campos de arquitetura de dados, engenharia de softwares e pesquisa. Uma das grandes tendências da Inteligência Artificial são os bots, softwares que simulam as ações humanas e são capazes de automatizar processos. 

2. Engenharia da Sustentabilidade

Os desafios da produção industrial no Brasil e no mundo são cada vez maiores. Entre as questões mais significativas, está a sustentabilidade. Afinal, diversos recursos naturais estão escassos, consumidores estão mais interessados em questões ambientais e investidores já priorizam negócios sustentáveis.   

A Engenharia da Sustentabilidade é uma subárea da Engenharia de Produção que tem grande destaque na atualidade e continuará entre as profissões do futuro. Os engenheiros que atuam nesse campo buscam adequar a produção às questões ambientais, sociais, ecológicas, econômicas e políticas. Ou seja: produzir de forma sustentável, em conformidade com as leis e gerando lucro.  

A utilização eficiente dos recursos naturais e a correta destinação dos resíduos dos sistemas produtivos estão entre os desafios da Engenharia da Sustentabilidade.

3. Gerente de Compliance

Apesar de ser bastante tradicional, a área jurídica está em constante evolução e continua se destacando entre as profissões do futuro. Um exemplo disso é o aumento da busca por profissionais de Compliance

O termo Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “estar em conformidade”. Como o nome diz, essa área é responsável por garantir que a organização e seus colaboradores ajam de acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos

Em outras palavras, o gerente de Compliance trabalha para que a empresa se previna contra questões jurídicas e escândalos de corrupção. Se você deseja trabalhar em grandes organizações, essa é uma ótima opção. 

4. Especialista em Direito Digital

O Direito Digital é outra área jurídica que está em ascensão e promete grandes oportunidades para os profissionais do futuro. O Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965/2014) impulsionou a procura por advogados com conhecimento nos direitos e deveres de quem usa a rede.

Já a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), que regula a forma como as organizações podem coletar e tratar os dados pessoais de clientes e usuários, ampliou a necessidade da assessoria jurídica especializada em Direito Digital.  

Com os avanços da tecnologia, muitas leis e desafios ainda surgirão, e os profissionais preparados para atender essas demandas terão grande destaque no mercado de trabalho.  

5. Especialista em Business Intelligence (BI)

Em um mundo cada vez mais dinâmico, as grandes empresas precisam de ferramentas efetivas para manter o crescimento e a competitividade diante dos concorrentes. Nesse ponto, o especialista em Business Intelligence é o profissional apto a utilizar teorias, metodologias, processos e tecnologias para coletar e interpretar dados relevantes, que geram insights para tomadas de decisão e são fundamentais para a boa gestão da empresa. 

A área de Inteligência de Negócios oferecerá excelentes oportunidades e salários, principalmente para profissionais graduados em Administração. 

6.  Orientador Financeiro

O orientador financeiro é o profissional que aconselha pessoas físicas e jurídicas que desejam organizar suas finanças ou investir capital. Em um país como o Brasil, onde a educação financeira ainda é bastante falha, esse profissional tem grande importância, principalmente em épocas de instabilidade econômica.

A consultoria financeira é uma área bastante promissora para economistas que pretendem empreender, montando a própria consultoria. 

Se identificou com alguma das profissões do futuro que listamos aqui? Aproveite para ler também o nosso post sobre qual profissão escolher

Ações: