Direito
   
Quer saber como é o curso de Direito e quais as principais matérias? Então, não deixe de ler este post onde listamos as principais!
matérias do curso de direito

Saiba quais são as 7 principais matérias do curso de Direito

Quando chega a hora de escolher um curso de graduação, o recomendado é ter várias informações sobre a sua futura profissão e faculdade. Se você quer seguir a área jurídica, é fundamental saber quais são as matérias do curso de Direito para conhecer as possibilidades de atuação que o ramo oferece.

Além disso, entender sobre o mercado de trabalho, a grade curricular e a graduação desejada ajuda os estudantes no momento de optar pelo curso certo. O Direito é muito tradicional e a graduação possibilita ótimas oportunidades de atuação para quem se forma bacharel.

Se você deseja saber quais são as principais matérias do curso de Direito, não perca o nosso post. Boa leitura.

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito é do tipo bacharelado e dura cerca de cinco anos. A área apresenta, em grande parte da sua grade curricular, matérias teóricas, que exigem do estudante muita leitura e uma grande capacidade de concentração. Além da conclusão da graduação, o bacharel deve ser aprovado na OAB.

Somente a partir disso, ele poderá exercer os cargos de juiz, promotor e advogado, por exemplo. De modo geral, os dois primeiros anos de curso contam com o ciclo básico, com disciplinas com conteúdos teóricos. A partir desse período, matérias mais específicas da área são ensinadas.

O mercado de trabalho do Direito é aquecido, tanto na iniciativa privada quanto em órgãos públicos. O profissional que está ingressando pode atuar na advocacia ou seguir carreira jurídica. Algumas áreas de atuação incluem:

  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário.

Quais são as matérias do curso de Direito?

Assim como em qualquer outra graduação, é essencial conhecer as matérias que você estudará ao longo do curso. Durante os primeiros semestres, serão encontradas disciplinas teóricas das Ciências Humanas, como Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Economia, entre outras.

Com o avançar do curso, o aluno entrará em contato com matérias mais específicas. Veja, a seguir, o que será aprendido na faculdade de Direito.

1. Direito Constitucional

A Constituição é o campo principal de estudo desse ramo, que se preocupa com as normas que regem a atuação estatal, aplicando e analisando as leis do Estado. Também conhecida como Carta Magna, assegura direitos essenciais, além de reger a organização do Estado e as eleições. Logo, o estudante aprende:

  • garantias e direitos fundamentais;
  • interpretação das normas constitucionais;
  • o princípio constitucional;
  • a Teoria da Norma Constitucional;
  • a evolução da constituição no Brasil.

2. Direito Administrativo

O Direito Administrativo é o ramo regido por princípios que têm o objetivo de controlar a atuação e as funções administrativas nos níveis Municipal, Estadual e Federal. Essa área não apresenta um código próprio, por isso, utiliza a Constituição Federal como objeto de aplicação e estudo das normas.

Logo, o aluno aprenderá sobre sociedades de economia mista, contratos públicos, licitações, políticas públicas, empresas públicas (como Correios), seus serviços e agentes à sociedade.

3. Direito Penal

Essa matéria fala sobre a punição e o delito do Estado para as ações consideradas reprováveis. É considerada uma das mais polêmicas entre as disciplinas do Direito, abordando debates como corrupção, tráfico de drogas e redução da maioridade penal.

O Direito Penal discute sobre as condutas ilícitas previstas em lei, aborda como o Estado as pune e trata sobre:

  • crimes contra a dignidade sexual (assédio sexual e estupro);
  • crimes contra o patrimônio (estelionato e furto);
  • crimes contra a pessoa (homicídio).

4. Direito Civil

Em geral, essa matéria compõe a grade curricular a partir do terceiro período. Por ser bastante extensa, é provável que você passe um ano ou mais estudando temas desse importante ramo do Direito.

Essa especialidade regulamenta todas as áreas de interesse individual, objetivando regular a relação entre indivíduos. As leis estão reunidas no Código Civil.

Ele estabelece as normas para vários setores das relações humanas, como Direito das Sucessões, das Coisas e da Família. Aspectos jurídicos de herança, testamentos, obrigações, propriedade, posse, divórcio e casamento são detalhados nessa matéria.

5. Direito Empresarial

Esse ramo se preocupa com as relações comerciais, determinando as obrigações das partes envolvidas. As normas podem ser encontradas no Código Civil e em parte da legislação do Direito Público.

As pessoas que atuam nessa área devem lidar com títulos de crédito, propriedade intelectual, questões de contrato, entre outras. O campo é composto por:

  • Direito Econômico;
  • Direito Financeiro;
  • Direito Comercial;
  • Direito Internacional Privado;
  • Direito Societário.

6. Ética

Reputação ilibada e idoneidade moral são essenciais no ramo, que estão previstos em lei, como requisito para a posse em cargos nas grandes cortes do país. A matéria abrange a ética pelo olhar filosófico e sociológico, desde Aristóteles e Kant até o Código de Ética da OAB, apresentando condutas e deveres morais esperados dos juristas.

7. Ciência Política

O Judiciário não age sozinho para promover o bem-estar e a ordem social. Embora tenha autonomia, está relacionado ao Legislativo (vereadores, deputados estaduais e federais e senadores) e ao Executivo (prefeitos, governadores e presidente da República).

A política é um ramo muito contemplado pelo Direito, sendo um objeto de estudo dos juristas. A disciplina é dada no começo do curso e aborda tópicos como:

  • regime político (ditadura ou democracia);
  • sistemas de governo (parlamentar e presidencial);
  • formas de governo (monarquia e república) e de Estado (composto e unitário);
  • discussões sobre soberania estatal.

Como é o curso de Direito da ESEG?

O curso de Direito da ESEG é autorizado com nota máxima pelo MEC. Com uma matriz curricular inovadora, proporciona, além das matérias tradicionais, abordagens sobre educação ambiental, direito das minorias, técnicas de mediação e conciliação, gestão de processos e empreendedorismo.

O objetivo é formar profissionais dotados das habilidades e competências necessárias para solucionar questões complexas do mundo jurídico. Os diferenciais de nosso curso incluem os professores experientes, incentivo à iniciação científica, boa localização, nota máxima pelo MEC e apoio ao aluno.

Agora que você já conhece as principais matérias do curso de Direito, lembre-se de pesquisar bastante sobre a faculdade para se certificar de que essa é a área certa para você. Além disso, opte por uma instituição de ensino de qualidade e que proporcio
ne bons conhecimentos.

Gostou deste post e quer conhecer mais sobre o curso? Então, entre em contato conosco. Teremos prazer em responder.

Shares: