EconomiaEnsino Superior

gestao-de-risco-o-que-e

Gestão de risco: o que é e para que serve?

Você já ouviu falar em gestão de risco?

Riscos podem ser definidos como ações incertas que podem ocasionar dificuldades e efeitos das mais variadas naturezas e em diversos graus de intensidade.

Por sua vez, a gestão de risco pode ser definida como um conjunto de políticas externas e ações que uma empresa coloca em prática para detectar riscos em seus negócios e tentar ao máximo fazer a neutralização dos mesmos.

Em outras palavras, é um mecanismo utilizado para administrar possíveis percalços que possam ocorrer durante a execução de projetos.

É possível que esteja se perguntando a razão de um empresário correr riscos quando ele já sabe da possibilidade deles existirem.

Bem, quem não arrisca, não petisca, não é? Sabendo gerir possíveis problemas, a tendência é obter sucesso.

Adotar um setor com este tipo de gerenciamento no universo corporativo pode:

• Suavizar os impactos que os problemas podem causar dentro da empresa;
  • Controlar danos;
  • Evitar que os problemas identificados aconteçam novamente;
  • Evitar por completo possíveis ameaças;
  • Acelerar a recuperação de possíveis prejuízos.

De modo geral, este tipo de atividade é exercida em conjunto com práticas de governança corporativa e compliance, para que, dessa forma, seja possível alcançar a consolidação das operações empresariais e conquistar credibilidade diante do mercado.

Para que serve a gestão de risco e quais são seus objetivos?

Você, como estudante ou talvez futuro empresário, pode querer entender melhor os objetivos e serventia de estabelecer um departamento focado nesta especialidade.

Para te ajudar nesta missão, listamos a seguir os 3 principais pontos que você deve pensar e considerar.

1. Evitar prejuízos financeiros

Um dos principais objetivos da gestão de risco é evitar a ocorrência de qualquer prejuízo financeiro.

Para isso, é realizada uma avaliação de todos os dados e variáveis que podem impactar tanto positivamente, quanto negativamente produtos ou serviços oferecidos.

Os dados avaliados envolvem pesquisa de interesse do público, perfil de quem irá consumir, possível aceitação de um lançamento ou reformulação de algo que já existe, planos para caso haja rejeição etc.

1. Aproveitamento de recursos

Quando falamos em recursos, abrangemos tudo que envolve a produção ou realização de algo, como força humana de trabalho, capacidade produtiva, aportes financeiros disponíveis, suprimentos em estoque e desempenho dos fornecedores.

Ou seja, o gestor de riscos faz uma avaliação minuciosa de todo trabalho que está sendo realizado para que não haja desperdício de nenhum tipo. Tal ação colabora e muito para o objetivo de não ter prejuízos financeiros.

1. Metas de faturamento

Ao estabelecer uma equipe de gestão de riscos, a atenção para que a eficiência dos processos seja assegurada se torna mais efetiva e, além de evitar os prejuízos, estabelece as melhores jogadas para que as metas de faturamento sejam alcançadas.

Como saber sobre gestão de risco pode ajudar no seu currículo?

Atualmente, mais de ⅓ das empresas brasileiras, cerca de 37%, contam com um departamento de gestão de risco, segundo dados da Marsh Risk Consulting.

Estes números pertencem quase exclusivamente às empresas de grande porte e a tendência para os próximos anos é que mais organizações incorporem o setor em questão ao seu fluxo de trabalho.

Assim, ter esses conhecimentos pode abrir importantes portas para você no mercado de trabalho, com salários mais atrativos e possibilidades interessantes de carreira.

Ao fazer um curso que foque em finanças e gestão de risco, você aprende a definir objetivos personalizados, identificar falhas e dificuldades, estabelecer um plano de ação e monitorar seu andamento.

Esses conhecimentos são diferenciais de grande relevância para processos seletivos. E quem não gostaria de um bom emprego, certo?

Aqui na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, temos um excelente Curso de Economia para te dar toda a base de conhecimentos e um ótimo MBA com foco em Produtos Financeiros e Gestão de Riscos.

Invista no seu futuro e faça sua matrícula hoje mesmo.