EconomiaEnsino Superior

analise-estatistica-o-que-e-para-que-serve

Análise estatística: o que é, para que serve e por que é importante para quem cursa Economia?

Você com certeza já deve ter escutado diversas vezes o termo “análise estatística”. Isso se dá porque este campo toca nossas vidas de diversas maneiras, desde nossas tarefas diárias até as decisões de grandes cidades.

Assuntos relacionados à economia, à compilação de dados sobre educação, saúde, projeções, caminhos tomados em negócios importantes, tudo passa pela análise das estatísticas.

Sua importância é tanta que preparamos este artigo para te ajudar a entender bem o que é, quais suas aplicações e sua importância para os estudantes de Economia.

++ Economia: tudo o que você precisa saber sobre o curso

O que é e para que serve a análise estatística?

A análise estatística pode ser definida como a ciência que coleta e explora uma grande quantidade de dados a fim de descobrir padrões e tendências e, dessa forma, apresentá-los a quem for de interesse.

Entre os diversos usos e serventias da análise estatística nós podemos citar alguns extremamente interessantes como:

Pesquisa de operações

Neste setor os cálculos estatísticos ajudam a identificar as ações que conseguirão produzir resultados melhores, levando em consideração diversas possibilidades e opções de resultados.

Econometria

Aqui a estatística é usada junto a um conjunto de ferramentas com a finalidade de entender, através de um modelo matemático, a relação entre variáveis econômicas.

++ Gostou do conteúdo? Veja mais publicações do nosso blog

Geomarketing

Este tipo de análise serve, inclusive, para estratégias de marketing.  Os dados estatísticos são coletados para ajudar a encontrar padrões espaciais e demográficos relacionados ao desempenho de vendas e coleta de dados sobre cada mercado.

Empresas de telecomunicações

É comum as empresas de telecomunicações usarem estatística para fazer a otimização dos serviços da rede, melhorar o serviço oferecido e, assim, reduzir a rotatividade dos clientes.

Por que a análise estatística é importante para quem cursa Economia?

Desde o jornal The New York Times até o Economista chefe do Google, Hal Varian, já afirmaram com veemência que a análise estatística é uma das maiores tendências de carreira para o futuro.

Por aí, já dá pra perceber a importância, não é mesmo?

Segundo o professor e coordenador do Curso de Economia da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, Fernando Umezu, o Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON – SP) define que a produção e análise de informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços, é uma das atividades inerentes ao campo profissional do Economista.

“A análise estatística é muito importante para quem cursa Economia porque, além de ser uma das atividades profissionais do economista, possibilita a compreensão e visão aplicada das disciplinas teóricas. Essa importância está refletida na grade de disciplinas da ESEG, que contempla um eixo para Estatística, Data Science, Estatística Econômica e Econometrias”, destaca o docente.

++ Tem vontade de fazer intercâmbio? Conheça o departamento internacional da ESEG!

Assim, para o estudante de Economia, a compreensão e dedicação a este campo, além de ser parte fundamental da profissão que escolheu, possibilita crescer em importantes áreas do mercado de trabalho como:

1. Bioestatística;
  2. Agronegócio;