Engenharia de Produção

Engenharia de Produção tem muitos cálculos

Afinal, Engenharia de Produção tem muitos cálculos?

Durante o Ensino Médio, muitos estudantes demonstram interesse pelas matérias da área de Exatas, como Matemática e Física. Quando chega o momento de escolher a faculdade, é natural que esses alunos procurem por cursos que tenham cálculos. Por outro lado, aqueles que não se identificam com a área buscam evitar esse tipo de faculdade. Neste post, respondemos se a faculdade de Engenharia de Produção tem muitos cálculos e explicamos o que os estudantes aprendem durante o curso. Continue a leitura e confira!

A faculdade de Engenharia de Produção tem muitos cálculos?

A graduação em Engenharia de Produção faz parte da área de Exatas e apresenta base técnica por meio de disciplinas como Estatística, Física para Engenharia, Álgebra e Cálculo. Portanto, sim, o curso de Engenharia de Produção envolve fazer cálculos.

Saber lidar com os números é muito importante para os Engenheiros de Produção. Afinal, esses profissionais são responsáveis pela otimização dos processos e sistemas, com o objetivo de diminuir custos e melhorar o desempenho econômico das organizações. Por esse motivo, a grade disciplinar do curso conta com diversas matérias relacionadas à Matemática.

O que se aprende na faculdade de Engenharia de Produção?

Além das matérias que envolvem cálculos, o curso de Engenharia de Produção oferece base em gestão, atividades processuais e tecnologia da informação (TI). As grades mais modernas, como a do curso de Engenharia de Produção da ESEG, também abordam temas atuais, por exemplo: empreendedorismo, inteligência artificial, design thinking e gestão de equipes multiculturais.

Com duração média de 10 semestres, o curso de Engenharia de Produção inicia com disciplinas mais gerais, comuns em todos os cursos de Engenharia. Essas matérias são baseadas nos conceitos de Cálculo, Física e Tecnologia da Informação.

Posteriormente, os alunos aprendem sobre Economia de Mercado, Marketing, Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Planejamento e Controle de Produção.  Assim, o profissional formado será capaz de atuar no desenvolvimento de produtos, na pesquisa operacional e nos projetos de melhorias dos sistemas de produção.

É preciso ser bom em matemática para fazer Engenharia de Produção?

Sem dúvidas, os estudantes que já têm habilidades com os números terão mais facilidade para fazer a faculdade de Engenharia de Produção. Afinal, a área das engenharias é uma das mais indicadas para quem gosta de matemática.

Quem não gosta ou não tem familiaridade com cálculos pode encontrar certa dificuldade durante o curso de Engenharia de Produção, principalmente nos primeiros semestres. Se você não tem facilidade para fazer cálculos, talvez seja necessária uma dedicação maior para acompanhar as disciplinas e conquistar bom desempenho.

Por outro lado, vale lembrar que Engenharia de Produção é um dos cursos da área de Engenharias mais ligado às ciências humanas. Portanto, se você não tem afinidade com os números, mas tem disposição em se dedicar e fazer faculdade nessa área, a Engenharia de Produção pode ser uma boa alternativa.

Agora que você já sabe que a faculdade de Engenharia de Produção tem muitos cálculos, que tal descobrir mais sobre essa opção? Conheça o curso de Engenharia de Produção da ESEG.