O empreendedorismo é a iniciativa de implementar novos negócios ou produtos com o objetivo de solucionar problemas ou apresentar novos serviços à sociedade. O que muitas pessoas não sabem é que o empreendedorismo pode ser aplicado dentro das organizações já existentes. Pensando nisso, preparamos este artigo especial para te explicar o que é Empreendedorismo corporativo ou Intraempreendedorismo e como aplicá-lo no seu dia a dia. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é empreendedorismo corporativo?
O empreendedorismo corporativo pode ser definido como o processo de empreender dentro de uma empresa que já existe. Isso significa trabalhar em benefício do negócio, buscando novas ideias, projetos e inovações que melhorem a performance da organização.
Também conhecido como intraempreendedorismo, o empreendedorismo corporativo é bastante valorizado pelos recrutadores. Vale ressaltar que qualquer colaborador pode adotar a postura de empreendedor corporativo, independentemente do cargo que ocupa.
Principais características do empreendedor corporativo
Para se destacar como um empreendedor corporativo, o profissional deve contar com um conjunto de habilidades pessoais. Confira as principais características desse perfil:
Proatividade
O empreendedor corporativo é aquele profissional que pensa como o dono da empresa e está sempre buscando melhorias que proporcionem benefícios para os consumidores, colaboradores e organização. Por isso, uma das características desse tipo de profissional é a proatividade, ou seja, a capacidade de prever situações, tomar a iniciativa e buscar soluções antecipadas.
Criatividade
A capacidade de encontrar soluções criativas para os problemas é uma das principais características do empreendedor. Esse tipo de profissional não só tem boas ideias como também sabe apresentá-las e torná-las projetos viáveis para a empresa.
Capacidade de Inovar
Inovação e criatividade andam lado a lado. Assim sendo, o empreendedor corporativo possui um conjunto de conhecimentos técnicos e sabe combinar informações para aplicar ideias que ainda não existem no mercado.
Gestão de Tempo
O mundo corporativo exige agilidade e produtividade. Para que isso seja possível, o empreendedor deve gerir o tempo de maneira eficaz, estabelecendo metas e priorizando tarefas.
Boa comunicação
Saber se comunicar no ambiente de trabalho é extremamente importante para garantir o sucesso dos projetos e processos. Isso envolve a habilidade de transmitir e, principalmente, receber informações corretamente, sem margens para ruídos.
Senso de liderança
O empreendedor corporativo tem senso de liderança, sabe se comunicar com a equipe e influenciar positivamente as pessoas, conduzindo todos os colaboradores em prol de um objetivo em comum. Vale lembrar que não é preciso ocupar o cargo mais alto da empresa para demonstrar essa habilidade.
Como desenvolver o empreendedorismo corporativo
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o espírito empreendedor não é um dom nato. Na realidade, o empreendedorismo pode ser aprendido e desenvolvido ao longo do tempo.
Confira algumas dicas para se tornar um empreendedor corporativo:
- Conheça a empresa na qual você trabalha. Informe-se sobre a história, missão, visão e valores da organização.
- Interaja com os colegas das demais áreas e procure entender como a empresa funciona.
- Leia sobre inovação e novas tecnologias e informe-se sobre os movimentos e tendências do mercado.
- Tenha ideias e proponha soluções inovadoras para a organização, sempre tomando cuidado para apresentá-las de maneira coerente e viável.
- Valorize o trabalho em equipe e colaborativo.
Empreendedorismo na graduação
Desenvolver habilidades empreendedoras é fundamental para profissionais de todas as áreas. Quanto antes o estudante tiver contato com os conceitos do empreendedorismo, mais preparado ele estará para tomar decisões e atuar como protagonista no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante aprender sobre empreendedorismo na graduação.
A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa conta com o Núcleo de Empreendedorismo, um espaço onde é possível participar de cursos, workshops e palestras sobre o tema. Esse tipo de iniciativa ajuda a fomentar o empreendedorismo, preparando os jovens profissionais para os desafios da gestão de negócios.
Sem dúvida, a oportunidade de participar de um Núcleo de Pesquisa voltado ao empreendedorismo é um grande divisor de águas na carreira. Assista ao vídeo abaixo para saber mais:
Gostou de saber mais sobre empreendedorismo corporativo? Confira também uma lista com 10 livros sobre inovação e empreendedorismo que foram indicados por professores da ESEG e inspire-se.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: