Ensino SuperiorVestibular

Preparar-se para o vestibular pode ser mais fácil com as dicas certas. Organize seus estudos, faça simulados e use técnicas de memorização. Confira aqui 7 estratégias para melhorar sua preparação!
Como se preparar para o vestibular: 7 dicas práticas e simples

Se preparar para o vestibular pode parecer assustador, mas com um bom planejamento e as estratégias certas, você consegue enfrentar esse desafio de forma mais leve. Sabemos que essa fase traz muita pressão, mas o segredo está na organização e na dedicação

Neste artigo, vamos ajudar com dicas que vão facilitar sua rotina de estudos e aumentar suas chances de sucesso no vestibular.

1. Crie uma rotina de estudos que funcione para você

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um cronograma de estudos. Parece básico, mas é essencial. Separe um tempo do seu dia para cada matéria, de acordo com sua dificuldade e o peso no vestibular. E lembre-se: é importante incluir intervalos para descansar.

Dica bônus: use ferramentas simples, como uma planilha ou um aplicativo de estudos, para anotar o que já estudou. Isso te ajuda a manter o foco e ver seu progresso.

2. Deixe seu ambiente de estudos agradável

O ambiente no qualvocê estuda faz toda a diferença. Um lugar bagunçado e cheio de distrações pode prejudicar sua concentração. Escolha um cantinho tranquilo, bem iluminado, e mantenha tudo o que precisa à mão (cadernos, livros, canetas, etc.). Ah, e se puder, tire as notificações do celular enquanto estuda.

3. Faça exercícios com provas anteriores

Resolver provas de anos anteriores é uma das formas mais eficazes de se preparar. Além de conhecer o estilo das questões, você treina seu tempo de resposta e identifica onde estão suas dificuldades. Quanto mais você pratica, mais confiante se sentirá no dia do exame.

4. Priorize o que tem mais peso e as seus maiores desafios

Não adianta estudar tudo de forma aleatória. Descubra quais são as matérias mais cobradas no vestibular que você prestará e foque nessas. Também é importante não estudar apenas disciplinas que você gosta — dedique-se mais àquelas que tem dificuldade para conseguir superá-las. Isso ajudará a gerenciar melhor o tempo e a melhorar pontos fracos.

5. Use técnicas que ajudem a memorizar

Fazer resumos é uma ótima estratégia para gravar o conteúdo. Coloque no papel o que entendeu e tente simplificar ao máximo. Outra técnica bacana são mapas mentais e flashcards, que ajudam a relembrar informações importantes de forma visual e prática.

6. Não se esqueça de descansar e cuidar de você

Manter o foco nos estudos é importante, mas cuidar da sua saúde mental é fundamental. Faça pausas, durma bem e se alimente direito. Estudar cansado ou ansioso não traz bons resultados. É importante lembrar que o vestibular é um passo importante, mas sua saúde vem em primeiro lugar.

7. Simule o dia da prova

Fazer simulados ajuda a se preparar para o ritmo do dia da prova. Separe um tempo, faça um simulado como se fosse o dia do vestibular, sem interrupções, e veja como se sai. Isso dará uma noção real do que esperar e ajuda a ajustar seu tempo de resposta.

Dúvidas comuns sobre como estudar para o vestibular

Como começo a estudar do zero?

Monte um cronograma básico, comece pelos conteúdos fundamentais e vá avançando gradualmente. Não tenha pressa — consistência é mais importante que velocidade.

O que devo estudar?

Aposte nas disciplinas do Ensino Médio e na redação. Além disso, veja o que mais cai no vestibular da universidade que você prestará.

Posso me preparar sozinho?

Claro! Com um bom planejamento, materiais de qualidade e disciplina, é totalmente possível estudar sozinho para o vestibular.

Como organizo os estudos?

Monte um cronograma, estabeleça metas diárias e semanais e ajuste sua rotina de acordo com seu ritmo e necessidades.

++ Leia mais: Como usar o Kanban para estudar

Conheça o vestibular ESEG e concorra a bolsas de estudo

Quer uma formação de excelência que prepara para o futuro? A ESEG oferece cursos de graduação que combinam teoria e prática. Ao participar do vestibular, você pode concorrer a bolsas de estudo com base no seu desempenho.  Acesse nossa página de vestibular e se prepare para dar o primeiro passo para sua carreira.