Rotina de Estudos
   
O que e mapa mental

Como fazer um mapa mental para estudar?

Estudar para o vestibular ou até mesmo para as provas da faculdade exige bastante dedicação. A boa notícia é que existem técnicas e métodos de estudo que ajudam a manter a concentração e memorizar dados importantes. Um desses métodos é o mapa mental, que pode ser produzido pelo próprio estudante e proporciona ótimos resultados. Neste post, vamos mostrar como fazer um mapa mental de forma bastante simples. Continue a leitura!

O que é mapa mental?

Originalmente, o método conhecido como mapa mental foi criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Esse conceito foi apresentado pela primeira vez na década de 1970, durante o programa Use Your Head, da BBC, tornando-se um grande sucesso entre os estudantes da época. Em pouco tempo, a técnica tornou-se bastante popular, sendo utilizada por pessoas do mundo inteiro até hoje.  

O mapa mental é uma estratégia de estudo e organização que consiste em criar resumos criativos, com o uso de cores, símbolos, setas e frases de efeito. Esse método visual é muito bom para ajudar o cérebro a memorizar e organizar as informações.

Podemos resumir um mapa mental para uma ficha de estudos que dará uma visão geral sobre o tema e ajudará a fixar os pontos mais importantes do conteúdo. Além disso, o mapa mental permite que o estudante faça associações, que também são muito eficientes para a memorização. 

Vantagens de estudar com mapas mentais

  • Ajuda a fixar o conteúdo.
  • Organiza as informações e simplifica questões complexas. 
  • Torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. 
  • Melhora a produtividade. 
  • Potencializa a criatividade
  • Aprimora a escrita. 

Como fazer um mapa mental?

O mapa mental pode ser feito da maneira tradicional, em uma folha de papel com canetas coloridas, ou em aplicativos, como MindMaster, Masternote ou Google Drive. Não existe uma regra para montar um mapa mental, pelo contrário, você poderá usar a criatividade e fazer do seu jeito. Ainda assim, existem orientações para facilitar a montagem. Para isso, você poderá utilizar diversos materiais e recursos, como:

  • cores (canetas, lápis de cor ou marca-textos);
  • formatos diferentes;
  • desenhos;
  • balões e notas adesivas.

1. Defina um tema

O primeiro passo para fazer um bom mapa mental é colocar o título no centro da folha. A partir dessa marcação, você poderá desenvolver o conteúdo.

2. Subtítulos

Escreva, ao redor do título, os principais tópicos sobre o assunto, puxando setas e ramificações. Esses subtítulos devem apresentar as palavras-chave que você deseja memorizar.  

3. Temas relacionados ao tópico

Depois de definir os subtítulos, você poderá incluir informações e detalhes abaixo de cada um deles, complementando seu mapa mental. Puxe setas, crie tópicos e destaque os pontos mais importantes do texto. 

4. Desenhos

Fazer desenhos e símbolos junto aos subtítulos é uma excelente maneira de tornar o seu mapa mental mais dinâmico. Além disso, esses elementos gráficos ajudam a localizar as informações quando for necessário fazer uma consulta.

Agora que você já sabe como fazer um mapa mental, aproveite para fazer o download do nosso infográfico sobre métodos de estudo e veja como melhorar seu desempenho no vestibular ou na faculdade.

Ações: