Engenharia de ComputaçãoEngenharia de Produção
   
mercado de engenharia

Descubra agora como se destacar no mercado de Engenharia!

Em um mercado competitivo, destacar-se como profissional se torna cada vez mais necessário. Isso vale especialmente para o mercado de Engenharia, área com muita concorrência. Para você ter uma ideia, é o quarto curso mais procurado do Brasil, de acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira): a cada ano, formam-se 40 mil novos profissionais e há falta de pelo menos 20 mil, segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). São números impressionantes, não?

Nesse quadro, é importante que o profissional busque formas de se destacar. É preciso enriquecer a qualidade do seu trabalho e a relevância da sua atuação para sair na frente da concorrência. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a se sobressair no campo e crescer como engenheiro. Não deixe de acompanhar.

Melhore sua formação

A qualificação é um aspecto bastante valorizado pelas empresas. Mas somente um curso superior no currículo não basta. É importante considerar que, para se diferenciar da concorrência, o profissional não pode parar de investir em seu conhecimento. Afinal, sempre há espaço para aprender.

Assim, fazer um curso complementar ou uma pós-graduação pode ajudar você a atualizar os seus conhecimentos e aprimorar as suas técnicas. Isso pode fazer toda a diferença na sua carreira: um engenheiro qualificado pode ganhar até 9 vezes mais do que um engenheiro que só tem o diploma da graduação.

Uma pós-graduação também abre as portas para uma especialização. Para o engenheiro, que atua num campo tão variado por natureza, é essencial buscar poder atuar em áreas diversas, como gestão ambiental, Engenharia de custos, gerenciamento de obras, gestão de negócios, implementação de empreendimentos etc.

Considere também a possibilidade de aprender um idioma para incrementar ainda mais o seu currículo. Isso pode garantir pontos extras quando tiver que lidar com clientes de outros países, por exemplo. Além disso, muito material interessante sobre a área não tem tradução para o português. Ou seja, é um investimento rentável para diversas frentes.

Fique de olho nas novidades do mercado de Engenharia

Um campo como o da Engenharia está em um constante processo de mudanças e evolução. Por isso, um profissional que quer se manter relevante não pode arriscar e permanecer estagnado. É preciso ter atenção aos avanços tecnológicos e ao que muda no contexto da profissão.

Uma boa forma de fazer isso é marcar presença em eventos, palestras e workshops. Além disso, é importante ler notícias sobre a área, acompanhando os grandes portais e sites a respeito. Assim, além de saber tudo o que precisa, você ainda pode ser referência no diálogo com outros profissionais — o que nos leva ao próximo tópico.

Entenda a importância de um bom networking

Manter uma rede de contatos (o famoso networking) é essencial para se destacar em qualquer mercado atualmente. Essa prática garante a você parceiros, clientes, fornecedores etc. Tal apoio pode fazer a diferença e ser um poderoso aliado no desenvolvimento da sua carreira.

Você pode construir um bom networking de diversas formas. Comparecer em eventos, por exemplo, e levar um cartão de visitas de sua empresa pode ser uma ótima forma para chegar a essas pessoas. Seja amigável e converse com todos, mas mantenha sempre o bom senso. Não comece uma interação pedindo algum favor a um completo desconhecido. Estabelecer relações é um processo que requer paciência.

Use as redes sociais

As redes sociais se tornaram não só fontes de entretenimento e comunicação, mas também importantes canais de crescimento profissional. Ter um site, por exemplo, torna o seu trabalho acessível a qualquer um que tenha interesse em contratá-lo, aumentando a sua visibilidade e, é claro, oportunidades de emprego.

Outra ideia é criar uma página em uma rede social como o Facebook, em que você pode estimular o contato com os clientes por meio de curtidas e comentários. Incentive sempre a interação. É legal criar também um LinkedIn: em seu perfil, construa uma boa imagem (com informações verídicas) para que as empresas o reconheçam pelos seus serviços e qualificações. É praticamente um cartão de visitas virtual.

Também é interessante produzir conteúdo em um blog. Nele, você pode expor seu conhecimento por meio de textos especializados, demonstrando o que você aprendeu com as suas experiências. Procure manter o texto relevante para as suas personas (ou seja, os leitores a quem você pretende direcionar). Isso ajudará o seu nome a circular pela rede, possibilitando novos contatos e clientes. Aliás, é uma ótima forma de estabelecer networking também.

Aprenda a se comunicar

A comunicação é essencial para a interação com os clientes e a cooperação que o trabalho em equipe requer. Um profissional precisa saber quando é necessário ouvir. Estar aberto e disposto a ouvir críticas vai ajudá-lo a melhorar e crescer — tanto no quesito pessoal quanto no da carreira. Além disso, torna-o mais acessível e receptivo, o que é uma qualidade atrativa em qualquer profissão.

Aprenda a usar um software especializado

Sabemos que a tecnologia tem regido boa parte das interações sociais e profissionais. Mesmo assim, muitas pessoas não se sentem plenamente confortáveis com todas as ferramentas que esse ambiente tecnológico oferece para a sua profissão. Nesse contexto, aprender a utilizar softwares pode funcionar como o diferencial que você precisa a fim de se destacar. Procure programas específicos para engenheiros e domine sua utilização.

Elabore bem o seu currículo

O currículo pode não ser mais o elemento decisivo na hora da contratação devido às mudanças estruturais do RH. Afinal, as empresas buscam mais que um profissional com alguma experiência. Porém, ainda é a melhor forma de mostrar seus diferenciais para que pessoas interessadas fiquem de olho: é a primeira impressão que a empresa tem de você ou o contato inicial que clientes em potencial têm com o seu trabalho.

Por isso, é importante otimizar o seu currículo e torná-lo o mais atraente possível. Mantenha-o atualizado, apresentando suas conquistas em números — por exemplo, quantas pessoas compareceram a um evento que você organizou, valores financeiros geridos em uma função anterior etc. Por fim, sempre que possível, associe-se a empresas e instituições que têm certa autoridade no mercado de Engenharia. Isso vai aumentar a credibilidade do seu currículo para um futuro empregador.

Essas são algumas dicas para se destacar no mercado de Engenharia. Mas lembre-se de que o processo de crescer como profissional é contínuo, nunca tem fim — a graduação é só o início. Existem muitas atitudes que você pode tomar durante a faculdade para enriquecer sua experiência.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite a visita ao nosso blog para saber como chegar preparado à pós-graduação.

Shares: