Ensino Superior
   
Ler é muito importante para se desenvolver profissionalmente. Acesse nosso post e confira os melhores livros para estudantes de Administração!
livros para estudantes de administração

Confira 10 dicas de livros para estudantes de Administração

O hábito de ler é prazeroso e importante, pois ajuda a aperfeiçoar a escrita, facilita o aprendizado, desenvolve a interpretação de texto e ainda amplia o nível cultural. Na área acadêmica, existem excelentes livros para estudantes de Administração que promovem um autodesenvolvimento contínuo.

Ler não deve ser uma tarefa cansativa e tratada como obrigação, por isso, é importante buscar obras do seu interesse. Encontrar tempo para a leitura é fundamental para absorver mais conhecimento, descobrir novos pontos de vista, aprender a se organizar, conhecer diferentes formas de gerenciar equipes, entre outros fatores. Assim, você agrega valor à sua formação e melhora a sua performance na faculdade.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os melhores livros para estudantes de Administração se destacarem na área. Boa leitura.

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Esse livro é um verdadeiro guia para relacionar-se com as pessoas. Apesar de ser uma obra clássica, ainda é inovadora e uma das principais referências do universo sobre relacionamentos — tanto no campo pessoal quanto profissional.

Os métodos, as ideias e os conselhos do autor já beneficiaram muitas pessoas, permanecendo completamente atuais. Dale Carnegie fornece técnicas, de forma direta, para que todos possam alcançar seus objetivos de vida.

2. O ponto de virada, de Malcolm Gladwell

Essa obra mostra como a forma que as pessoas agem não têm relação apenas com os genes. Nesse sentido, o autor afirma haver uma influência do meio em que vivem e da personalidade de outros seres humanos ao redor.

Malcolm Gladwell mostra que, com isso, os fenômenos chamados epidemias sociais se propagam. O título do livro é uma referência ao momento em que pequenas mudanças acontecem, fazendo com que um comportamento (ou uma tendência) dê um salto e se alastre.

3. O fim do marketing como nós conhecemos, de Sergio Zyman

O autor é visto como um dos profissionais de Marketing mais polêmicos do mundo. No livro, Sergio Zyman mostra que as estratégias atuais não estão funcionando e afirma que todas as campanhas devem trazer vendas para a empresa.

Seu objetivo é mostrar que o Marketing não é mágica, mas sim ciência. Para provar isso, ele tirou do ar, diversas vezes, comerciais renomados e que o público adorava, simplesmente porque eles não resultavam em vendas para a empresa.

4. Safári da Estratégia, de Henry Mintzberg

Ao conceituar estratégia, o autor sugere uma série de definições que envolvem questões como:

  • desafios;
  • gestão de equipes;
  • foco em resultados;
  • visão estratégica.

O mais interessante do livro são as suas analogias e também seus exemplos práticos, citados em linguagem simples e atrelados a casos discutidos durante o curso de Administração. Os desenhos e as figuras presentes na obra ajudam a ilustrar os conceitos e as situações, sendo de fácil entendimento para a maioria das pessoas.

5. O Monge e o Executivo — Uma História Sobre a Essência da Liderança, de James C. Hunter

O personagem principal dessa história é Leonard Hoffman, um famoso empresário que deixou a sua excepcional carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino. Ele passa a ensinar, de forma simples e agradável, os fundamentos dos verdadeiros líderes.

O livro apresenta personagens, conceitos, ideias e discussões que permitem desenvolver novas visões na forma de liderar. A obra é uma lição de como se tornar uma pessoa melhor e vale tanto para quem precisa fazer com que a equipe seja produtiva quanto para quem quer se relacionar bem com seus amigos e sua família.

6. GTD (Getting Things Done), de David Allen

O método GTD é baseado na ideia de que sua mente deve estar livre para criar, e não focada em reter informações. David Allen trabalhou com melhores talentos do mundo e defende a teoria de manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Nessa obra, o autor inclui novas tecnologias na gestão do fluxo de trabalho e apresenta as descobertas mais recentes da ciência cognitiva. Com estratégias revolucionárias, o livro mostra como trabalhar com produtividade, foco e menos estresse.

7. Vantagem competitiva das nações, de Michael Porter

O autor é um estrategista e, por meio do livro, mostra aos administradores como analisar a posição competitiva de uma empresa. Ele também ensina como implementar as etapas de ação específicas e essenciais para aprimorá-las.

O leque de atividades da empresa, a escolha do ambiente, a forma de produção e o marketing são analisados em conjunto, fornecendo uma importante perspectiva para um clima empresarial cada vez mais competitivo.

8. A Quinta Disciplina, de Peter Senge

Esse é um dos principais livros para estudantes de Administração. O autor apresenta técnicas fundamentais para ter uma empresa de sucesso, apresentando um capítulo que mostra os bons resultados obtidos com suas propostas, ao longo dos anos.

O livro oferece programas de aprendizagem baseados em cinco pontos importantes que, de acordo com o autor, devem ser desenvolvidos em conjunto:

  • modelos mentais;
  • domínio pessoal;
  • visão compartilhada;
  • aprendizagem em equipe;
  • pensamento sistêmico.

9. Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill

Napoleon Hill dedicou 20 anos de sua vida a estudar a fórmula que cria milionários. Ele acompanhou de perto o progresso das 500 maiores fortunas do mundo. Convivendo com grandes vencedores, como Henry Ford, King Gillette e Theodore Roosevelt, o autor descobriu 15 características comuns a todos eles.

O resultado de tudo isso está nesse livro atemporal, que ajuda pessoas comuns a se tornarem poderosas. Aproveite essa obra-prima que tem o poder de enriquecer a sua vida.

10. Estratégia competitiva, de Michael Porter

Esse livro transformou a prática, o ensino e a teoria da estratégia em todo o mundo. O autor faz uma análise simples, mas efetiva, da indústria e captura a complexidade da competição no setor. Ele estabelece as três estratégias genéricas — uma das mais importantes ferramentas competitivas já criadas:

  • custo mais baixo;
  • diferenciação;
  • foco.

As ideias apresentadas são baseadas nos fundamentos subjacentes à competição. A obra oferece pontos bem fundamentados e bases sólidas para o trabalho a ser desenvolvido, dando origem a uma visão sofisticada da concorrência.

Para qualquer profissional crescer e evoluir, além de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, é necessário investir em boas leituras. Com esses livros para estudantes de Administração, você vai aprender ainda mais sobre a área e se destacar na faculdade.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também possam ler os melhores livros sobre Administração.

Shares: