Mercado Financeiro traz ótimas oportunidades para o profissional de Administração
O mercado financeiro ainda é um assunto que enche muitas pessoas de dúvidas. Para quem olha de fora, pode parecer um “mundo” difícil de integrar. No entanto, se você for adiante com o curso de Administração, vai ver que esse mercado não é exatamente um bicho de sete cabeças. E mais: vai ser capaz de trabalhar e interagir com essa área.
Ele se trata de um ambiente, ou uma comunidade, em que se realiza compra e venda de valores mobiliários, mercadorias e câmbio. Sabe quando ouvimos alguém falar que vai investir na Bolsa? Ou que é acionista em uma empresa? Essas pessoas investiram e interagiram no mercado financeiro.
Para os profissionais formados em Administração, o mercado financeiro também oferece ótimas oportunidades de atuação em instituições como bancos (públicos e privados) e empresas de finanças.
Neste post, vamos apresentar alguns motivos para escolher a Administração para contribuir com o mercado financeiro. Você vai entender também como o administrador pode atuar nesse setor. Desejamos uma boa leitura.
Por que escolher a Administração?
O curso de Administração oferece vantagens que atraem, todos os anos, uma grande quantidade de ingressantes nas instituições de ensino do país. Esses atrativos estão relacionados às amplas possibilidades de atuação e às oportunidades que o mercado oferece para os profissionais desta área.
Quem se forma em Administração já sai da faculdade com pensamento estratégico e habilidade para resolver problemas e gerenciar pessoas. Os jovens que desejam entrar com o pé direito no mercado de trabalho têm muito a aprender com o curso. A seguir, veja algumas vantagens da formação nessa área.
Curso interdisciplinar
Quem ingressa no curso de Administração se depara com uma grade que contempla disciplinas de diferentes áreas. A graduação, na verdade, se enquadra na área de Humanas, você sabia? Apesar disso, também são explorados conhecimentos matemáticos e financeiros, além de gestão, política, economia etc.
No entanto, essa abordagem ampla tem um motivo. O administrador é um profissional que precisa ter uma visão geral sobre sua empresa e o contexto em que ela está inserida. Imagine que você vai trabalhar em uma multinacional. Diariamente, você vai lidar com a política e a economia de outros países, sem falar nas diferenças culturais que vai encontrar entre você e clientes, parceiros e fornecedores.
O estudo de disciplinas de diferentes áreas e o desenvolvimento de uma visão geral sobre as situações são diferenciais que preparam um profissional qualificado de Administração. Esses aspectos fazem com que o trabalho do administrador esteja conectado com as tendências do mercado e os desafios da globalização. Ou seja, o caminho até a Bolsa de Valores, por exemplo, é bem mais fácil.
Preparação para assumir cargos de gerência
A Administração tem o diferencial de preparar seus alunos para se destacar no mundo corporativo, inclusive no mercado financeiro. Entre os cargos mais prestigiados nessa área estão os de gerência. Enquanto em outras formações muitas vezes é necessário fazer uma especialização para assumir uma posição como essa, o administrador já adquire os conhecimentos e habilidades necessários na própria graduação.
Um gerente administrativo tem como função supervisionar os processos na empresa e trabalhar para otimizar os fluxos e as atividades do dia a dia. Para isso, deve dispor de visão estratégica, boa habilidade de comunicação, facilidade nas relações interpessoais e conhecimento global sobre o contexto da organização e de seus funcionários. Todos esses fatores são ensinados e potencializados com as disciplinas e atividades do curso de Administração.
Como o administrador pode atuar no mercado financeiro?
A profissional da Administração se insere no contexto do mercado financeiro porque seu trabalho está ligado à parte estratégica de uma empresa. Com a globalização e o crescimento das startups, é cada vez mais importante que as empresas se atualizem e se mantenham de forma competitiva.
O administrador que lida diretamente com a parte financeira da empresa trabalha no gerenciamento de contas empresariais e na coordenação de atividades de investimento. Para fazer projeções e tomar decisões sobre os investimentos a serem feitos, precisa estar por dentro da situação financeira da empresa: lucros, dívidas, projeções de faturamento etc.
Além disso, com os conhecimentos adquiridos sobre finanças e economia durante o curso, o administrador está apto para trabalhar em bancos, corretoras, financeiras e empresas de consultoria econômica. Somado a isso, ele tem contato com profissionais experientes no mercado, que podem prepará-los ainda mais para o futuro na área.
Vantagens do ramo financeiro
Nosso dinheiro é um bem muito precioso. Por isso, exige-se grande responsabilidade daqueles que lidam com finanças em geral, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas.
Mas junto com a responsabilidade exigida também há muitas vantagens. Os profissionais que trabalham em bancos e instituições financeiras, em geral, recebem uma boa remuneração comparada a outras áreas de atuação do administrador, além de estabilidade e acesso a vários benefícios — tais como previdência, seguro de vida, plano de saúde e crédito fácil. Alguns bancos ainda oferecem participações dos lucros e plano de carreira para seus colaboradores.
Os diferenciais do administrador no mercado financeiro
A formação em Administração não é a única que prepara profissionais aptos a atuar no mercado financeiro. Existe também a demanda por egressos de outros cursos, como Economia, Ciências Contábeis e Ciências Atuariais. Sendo assim, como o administrador se diferencia e se destaca entre essas carreiras?
Nesses casos, a formação global e o desenvolvimento de pensamento estratégico são trunfos do administrador. Por ser um profissional que pensa em processos e no relacionamento com as pessoas, o administrador acaba mostrando mais habilidade em aspectos práticos. Já um discente da graduação em Economia, por exemplo, tem uma formação e, consequentemente, um pensamento e uma abordagem mais teóricos.
Para potencializar essa vantagem competitiva do profissional administrador, também é muito importante que, durante o curso e posteriormente, invista-se com especial atenção no desenvolvimento de raciocínio lógico e analítico. Esse perfil é valorizado e procurado por empregadores que abrem concorrência para egressos de diferentes cursos dentro da área financeira.
Com esse entendimento sobre o curso de Administração e a importância da relação desse profissional com o mercado financeiro, você já sabe o que precisa buscar para ser um especialista na área. Lembre-se de que uma boa formação vai colocar você em destaque no mercado.
Gostou deste conteúdo sobre a Administração e o Mercado Financeiro? Para ficar em dia com as novidades, siga nossas redes sociais!