Engenharia de ComputaçãoEngenharia de Produção

Descubra agora como se destacar no mercado de Engenharia!

mercado de engenharia

Descubra agora como se destacar no mercado de Engenharia!

Em um mercado competitivo, destacar-se como profissional se torna cada vez mais necessário. Isso vale especialmente para o mercado de Engenharia, área com muita concorrência. Para você ter uma ideia, é o quarto curso mais procurado do Brasil, de acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira): a cada ano, formam-se 40 mil novos profissionais e há falta de pelo menos 20 mil, segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). São números impressionantes, não?

Nesse quadro, é importante que o profissional busque formas de se destacar. É preciso enriquecer a qualidade do seu trabalho e a relevância da sua atuação para sair na frente da concorrência. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a se sobressair no campo e crescer como engenheiro. Não deixe de acompanhar.

Melhore sua formação

A qualificação é um aspecto bastante valorizado pelas empresas. Mas somente um curso superior no currículo não basta. É importante considerar que, para se diferenciar da concorrência, o profissional não pode parar de investir em seu conhecimento. Afinal, sempre há espaço para aprender.

Assim, fazer um curso complementar ou uma pós-graduação pode ajudar você a atualizar os seus conhecimentos e aprimorar as suas técnicas. Isso pode fazer toda a diferença na sua carreira: um engenheiro qualificado pode ganhar até 9 vezes mais do que um engenheiro que só tem o diploma da graduação.

Uma pós-graduação também abre as portas para uma especialização. Para o engenheiro, que atua num campo tão variado por natureza, é essencial buscar poder atuar em áreas diversas, como gestão ambiental, Engenharia de custos, gerenciamento de obras, gestão de negócios, implementação de empreendimentos etc.

Considere também a possibilidade de aprender um idioma para incrementar ainda mais o seu currículo. Isso pode garantir pontos extras quando tiver que lidar com clientes de outros países, por exemplo. Além disso, muito material interessante sobre a área não tem tradução para o português. Ou seja, é um investimento rentável para diversas frentes.

Fique de olho nas novidades do mercado de Engenharia

Um campo como o da Engenharia está em um constante processo de mudanças e evolução. Por isso, um profissional que quer se manter relevante não pode arriscar e permanecer estagnado. É preciso ter atenção aos avanços tecnológicos e ao que muda no contexto da profissão.

Uma boa forma de fazer isso é marcar presença em eventos, palestras e workshops. Além disso, é importante ler notícias sobre a área, acompanhando os grandes portais e sites a respeito. Assim, além de saber tudo o que precisa, você ainda pode ser referência no diálogo com outros profissionais — o que nos leva ao próximo tópico.

Entenda a importância de um bom networking

Manter uma rede de contatos (o famoso networking) é essencial para se destacar em qualquer mercado atualmente. Essa prática garante a você parceiros, clientes, fornecedores etc. Tal apoio pode fazer a diferença e ser um poderoso aliado no desenvolvimento da sua carreira.

Você pode construir um bom networking de diversas formas. Comparecer em eventos, por exemplo, e levar um cartão de visitas de sua empresa pode ser uma ótima forma para chegar a essas pessoas. Seja amigável e converse com todos, mas mantenha sempre o bom senso. Não comece uma interação pedindo algum favor a um completo desconhecido. Estabelecer relações é um processo que requer paciência.

Use as redes sociais

As redes sociais se tornaram não só fontes de entretenimento e comunicação, mas também importantes canais de crescimento profissional. Ter um site, por exemplo, torna o seu trabalho acessível a qualquer um que tenha interesse em contratá-lo, aumentando a sua visibilidade e, é claro, oportunidades de emprego.

Outra ideia é criar uma página em uma rede social como o Facebook, em que você pode estimular o contato com os clientes por meio de curtidas e comentários. Incentive sempre a interação. É legal criar também um LinkedIn: em seu perfil, construa uma boa imagem (com informações verídicas) para que as empresas o reconheçam pelos seus serviços e qualificações. É praticamente um cartão de visitas virtual.

Também é interessante produzir conteúdo em um blog. Nele, você pode expor seu conhecimento por meio de textos especializados, demonstrando o que você aprendeu com as suas experiências. Procure manter o texto relevante para as suas personas (ou seja, os leitores a quem você pretende direcionar). Isso ajudará o seu nome a circular pela rede, possibilitando novos contatos e clientes. Aliás, é uma ótima forma de estabelecer networking também.

Aprenda a se comunicar

A comunicação é essencial para a interação com os clientes e a cooperação que o trabalho em equipe requer. Um profissional precisa saber quando é necessário ouvir. Estar aberto e disposto a ouvir críticas vai ajudá-lo a melhorar e crescer — tanto no quesito pessoal quanto no da carreira. Além disso, torna-o mais acessível e receptivo, o que é uma qualidade atrativa em qualquer profissão.

Aprenda a usar um software especializado

Sabemos que a tecnologia tem regido boa parte das interações sociais e profissionais. Mesmo assim, muitas pessoas não se sentem plenamente confortáveis com todas as ferramentas que esse ambiente tecnológico oferece para a sua profissão. Nesse contexto, aprender a utilizar softwares pode funcionar como o diferencial que você precisa a fim de se destacar. Procure programas específicos para engenheiros e domine sua utilização.

Elabore bem o seu currículo

O currículo pode não ser mais o elemento decisivo na hora da contratação devido às mudanças estruturais do RH. Afinal, as empresas buscam mais que um profissional com alguma experiência. Porém, ainda é a melhor forma de mostrar seus diferenciais para que pessoas interessadas fiquem de olho: é a primeira impressão que a empresa tem de você ou o contato inicial que clientes em potencial têm com o seu trabalho.

Por isso, é importante otimizar o seu currículo e torná-lo o mais atraente possível. Mantenha-o atualizado, apresentando suas conquistas em números — por exemplo, quantas pessoas compareceram a um evento que você organizou, valores financeiros geridos em uma função anterior etc. Por fim, sempre que possível, associe-se a empresas e instituições que têm certa autoridade no mercado de Engenharia. Isso vai aumentar a credibilidade do seu currículo para um futuro empregador.

Essas são algumas dicas para se destacar no mercado de Engenharia. Mas lembre-se de que o processo de crescer como profissional é contínuo, nunca tem fim — a graduação é só o início. Existem muitas atitudes que você pode tomar durante a faculdade para enriquecer sua experiência.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite a visita ao nosso blog para saber como chegar preparado à pós-graduação.

Ações: