Saiba por que fazer Direito pode ser a escolha certa para você
Estudar Direito é uma possibilidade que já passou pela cabeça de muitos estudantes. Mas será que essa é a profissão certa para você? Para descobrir essa resposta, você precisa considerar alguns aspectos.
Neste post, nós explicamos como é esse curso, quais são as áreas de atuação, por que fazer Direito e, ainda, apresentamos as tendências dessa carreira. Confira a seguir!
Como é o curso de bacharelado em Direito?
A graduação em Direito possui 10 semestres, dos quais 40% são destinados, principalmente, ao ciclo básico, que conta com disciplinas teóricas. “Desde as primeiras aulas, os estudantes têm contato com temas abrangentes que interessam ao Direito, como Economia, Filosofia e Sociologia, além de tópicos atuais, como a questão da inclusão, os direitos fundamentais, as relações de trabalho e de consumo, por exemplo”, explica Alexandre Dal Mas, coordenador do curso de Direito da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.
“Dessa forma, os discentes têm acesso a assuntos que os instigam a se manifestarem, defendendo seus pontos de vista e aprendendo a ouvir outras opiniões, o que contribui para a formação de uma visão crítica e independente dos fatos”, complementa Dal Mas.
Posteriormente, os estudantes passam a estudar matérias mais específicas com uma frequência maior, o que contribui para a escolha profissional. “Além disso, o curso também conta com disciplinas de cunho prático, como atividades simuladas, participação em casos, presença em audiências e visitas a tribunais. Isso permite aos estudantes compreenderem o universo jurídico, que envolve atos, contratos, leis e a jurisprudência, quanto o seu papel na aplicabilidade de tais conhecimentos, incluindo a estrutura da justiça e dos três poderes, além dos processos e procedimentos padrões”, afirma Dal Mas.
Quais são as carreiras ligadas à graduação em Direito?
As possibilidades profissionais para os bacharéis em Direito são diversas. Os recém-formados podem, por exemplo:
1) Praticar a advocacia depois de serem aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentro de estruturas de diferentes portes, o que inclui escritórios, Organizações Não Governamentais (ONGs) e departamentos jurídicos de empresas. Nessas relações de trabalho, os advogados podem atuar como associados, contratados, sócios ou titulares;
2) Prestar concurso público para trabalhar nas esferas municipal, estadual ou federal como delegado de polícia, juiz, promotor de justiça ou procurador;
3) Atuar como assessor parlamentar ou em tribunais;
4) Seguir a carreira acadêmica para ministrar aulas de Direito ou se tornar autor de obras jurídicas;
5) Realizar consultorias jurídicas de forma autônoma para diversos segmentos;
6) Participar de câmaras de arbitragem e de conciliação;
7) Fazer parte do corpo jurídico de associações de sindicato ou de partidos políticos, por exemplo.
“Além disso, os bacharéis desse curso têm a possibilidade de considerar as interpenetrações com outros campos, como Administração ou Economia, por exemplo”, destaca Danilo Bueno, professor de Literatura do Curso Etapa e de Direito da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.
Como saber se Direito é a escolha certa para você?
“Os estudantes com boa capacidade de leitura, interpretação e argumentação podem se dar bem ao escolherem o curso de Direito. Isso porque presume-se que os bacharéis dessa formação entendam os aspectos técnicos da lei, mas não se resumam a eles, uma vez ser preciso ter uma perspectiva conjuntural das relações sociais. Assim, eles vão estar aptos para entenderem o dinamismo das interações humanas pela especificidade da Ciência Jurídica”, pontua Bueno.
“Além disso, os candidatos que possuem interesse em atividades e características ligadas à área de Humanas, como a participação em debates, o gosto pela leitura e por temas ambientais, humanistas, políticos e sociais, fazer um curso de Direito também pode ser uma escolha acertada. Os estudantes que dominam as Ciências Exatas, especialmente a Matemática, também encontram um terreno fértil nessa profissão, uma vez que podem se destacar em áreas que envolvam auditorias, aquisições, Direito Digital, Direito Financeiro, fusões e recuperação fiscal”, acrescenta Dal Mas.
3 razões para fazer Direito
Ainda está em dúvida se essa graduação é a escolha certa para você? Então confira alguns motivos que explicam por que fazer Direito.
1) Desenvolvimento acadêmico
“Os bacharéis de Direito podem escolher uma linha de pesquisa para aprofundarem seus conhecimentos em um curso de mestrado e de doutorado, atuando como pesquisadores e professores universitários. Vale destacar que muitos profissionais não se limitam a uma carreira, conciliando o trabalho de docente com atuações no setor público ou privado. Além disso, essa área também conta com importantes colóquios, simpósios, conferências e grupos de estudo sobre diferentes temas ligados ao Direito, que permitem o contato com colegas de diferentes contextos acadêmicos e culturais”, evidencia Bueno.
2) Possibilidades profissionais
“Esse curso abre inúmeras portas, visto que o conhecimento adquirido nos cinco anos de graduação permite que os estudantes ingressem no mercado de trabalho não só na área jurídica, mas também atuem em carreiras que envolvem auditoria, gestão, pesquisas, ramo imobiliário e solução de conflitos. Inclusive, a contratação de profissionais com formação jurídica para cargos de Chief Executive Officer (CEO) de grandes empresas tem sido cada vez mais comum, uma vez que esses candidatos tiveram uma formação multidisciplinar”, afirma Dal Mas.
3) Crescimento pessoal
“O Direito é um dos cursos de Humanidades que oferecem uma transformação completa da mundividência de um indivíduo, de forma a revelar novos ensinamentos e novas formas de interpretar a realidade que poderão ser levados por toda a vida. Isso porque a formação nessa graduação contribui para o desenvolvimento de uma visão aguda e crítica sobre diferentes cenários, de forma a permitir que os futuros profissionais estejam preparados para as crescentes complexidades das relações sociais”, evidencia Dal Mas.
As tendências na área de Direito
“O Direito sempre deve acompanhar os movimentos sociais, as questões políticas e econômicas, tendo em vista que se trata de uma Ciência Social que deve dar garantias e respostas aos cidadãos. Por isso, o Direito precisa caminhar junto com as mudanças que ocorrem no mundo. Dessa forma, o que se pode prever como tendências nessa área são temas como conciliação; Direito Digital; mediação; planejamento sucessório, societário e tributário; proteção de dados e privacidade; questões ambientais e de minorias; tratados e leis internacionais”, aponta Dal Mas.
“Com a globalização massiva das últimas décadas, o Direito Internacional tornou-se uma opção bastante chamativa, principalmente para os estudantes com um conhecimento cultural amplo e que dominam outros idiomas. Vale destacar que as oportunidades são ilimitadas, visto o número crescente de ONGs com atuação em várias nações, além do comércio cada vez mais intenso entre empresas privadas e estatais de diversos países”, completa Bueno.
Esperamos que nosso conteúdo tenha lhe mostrado por que fazer Direito pode ser uma boa escolha. Se decidiu que essa é a carreira certa para você, está na hora de começar a se preparar para o vestibular e pesquisar sobre as melhores faculdades nessa área. O Curso Etapa e a ESEG podem te ajudar a realizar o sonho de estudar Direito! Saiba mais em nossos sites!