Mercado de Trabalho
   
planejamento de carreira

Planejamento de carreira: 8 passos para começar agora!

Pensar no seu futuro profissional e pessoal pode ser uma tarefa um pouco assustadora. Mas fique tranquilo. Quanto mais cedo você se organizar, mais fácil vai ser esse trabalho. É fundamental refletir e fazer um planejamento de carreira para ter um futuro sólido e alcançar o sucesso.

Neste post, você vai conhecer 8 passos para começar agora mesmo um planejamento de carreira. Vamos conferir?

1. Busque entender as suas preferências

Antes de começar a pensar em um planejamento de carreira, é essencial que você consiga entender as suas próprias preferências. Ou seja, quais as atividades que você mais gosta de fazer, as matérias no colégio ou simples hobbies que mais atraem você. Refletir sobre a sua própria pessoa é um primeiro passo muito importante.

Não basta querer fazer um planejamento de carreira de algo que não faz bem. Todos somos bons em alguma atividade — ou pelo menos gostamos de fazer algo. Procure pensar sem a influência de outras pessoas para que você possa tomar as próprias decisões. Outra opção é conversar com profissionais e amigos para obter dicas de como eles resolveram essas questões.

2. Defina seus objetivos

Após se conhecer melhor e entender as suas necessidades e preferências, é fundamental definir quais serão os seus objetivos. Como você gostaria de estar daqui a 3, 5 e 10 anos? Qual o caminho que você vai precisar percorrer para chegar ao seu objetivo? Quais ferramentas vão ajudar você a conquistar as suas metas? Responder essas perguntas pode ajudar a pensar melhor.

Quando falamos em objetivos, estamos aconselhando você a pensar desde o mais simples até os que parecem impossíveis. Algumas pessoas pensam em montar um negócio próprio e outras já esperam conseguir alguma promoção no trabalho. A única pessoa que pode definir seus objetivos é você mesmo. Por isso, reflita com calma e pense nas metas a curto, médio e longo prazo.

3. Elabore estratégias

Pensar nos seus objetivos e como você gostaria de estar daqui a alguns anos é essencial, mas sem uma estratégia elaborada vai ser muito difícil você conquistá-los. Coloque no papel (sim, literalmente, pegue uma caneta e um papel) os seus objetivos e quais os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los.

Pense no que você precisa fazer para conseguir atingir as suas metas profissionais. Algumas dependem do aprendizado de uma língua estrangeira, outras precisam de um curso de Ensino Superior específico, algum curso técnico ou especialização. Coloque no papel essas estratégias e busque realizar todas elas para conquistar os objetivos.

4. Estabeleça prazos

No momento de estabelecer os prazos para tentar conquistar as suas metas, é essencial saber que fase profissional você está vivendo. Quando estiver em uma fase mais experiente, pode ser interessante pensar em estabelecer algo a longo prazo. Para pessoas iniciantes no mercado é mais acessível pensar a curto e médio prazo.

Se você acabou de terminar o ensino médio e pensa em ingressar em uma faculdade, pense em prazos mais curtos, de 1 ou 2 anos, para alcançar pequenas conquistas que serão importantes. Seja fazer um curso de especialização com duração de 1 ano, melhorar o seu inglês em um prazo de 2 anos e assim por diante.

5. Entenda o mercado de trabalho

Para definir objetivos, elaborar estratégias e estabelecer prazos, é muito importante entender o mercado de trabalho em que gostaria de ingressar. Busque compreender quais são as necessidades desse determinado segmento, quais profissões estão em alta, como engenharia de produção, ou que precisam se renovar, como os profissionais de marketing. Pesquise o tipo de profissional que esse setor específico está precisando mais.

Pesquise sobre as tendências para o futuro desse mercado e onde você poderia se especializar para ter um destaque ainda maior, por exemplo. Entender um ramo de trabalho pode não ser uma tarefa fácil, mas é fundamental para organizar um bom planejamento de carreira.

6. Busque capacitação profissional

A necessidade de profissionais capacitados no mercado de trabalho está ficando cada vez maior. Por isso, durante um planejamento de carreira, é essencial pensar em cursos ou outras maneiras de se capacitar em alguma área. Após entender quais as suas necessidades e preferências, busque se aprofundar no assunto para ganhar destaque no mercado.

Há diversas maneiras de se capacitar um profissional. Ele pode investir em cursos profissionalizantes, um intercâmbio em outro país para adquirir uma experiência internacional ou ingressar em um curso superior, como grande parte dos profissionais fazem. Pesquise e escolha a opção que mais lhe agrada.

7. Busque influências profissionais

Ao fazer um planejamento de carreira, é interessante pesquisar sobre os profissionais que já estão no mercado e tiveram sucesso na área. Busque pessoas para você se inspirar: conheça a história delas, o que fizeram para conseguir chegar aonde estão e quais caminhos percorreram até alcançar os objetivos que definiram.

Essas influências podem ser pessoas famosas ou não. Às vezes, um amigo muito próximo de você é um grande profissional na área em que atua e pode passar dicas e experiências. Converse com as pessoas para no futuro você ser considerado uma influência profissional para alguém também.

8. Revise o seu planejamento de carreira sempre que possível

A vida não é uma ciência exata. Diversas vezes podemos estar em um caminho e, de repente, mudar completamente a direção. Por isso, organize planos, mas tenha em mente que eles podem mudar de uma hora para outra. Então, revise o seu planejamento de carreira sempre que possível. Alguns objetivos, prazos e estratégias podem mudar quando você menos espera.

Criar um planejamento de carreira é fundamental para a sua vida profissional. Isso vai auxiliar na sua organização e aumentar as suas chances de alcançar o sucesso. Reflita sobre as suas preferências, os seus pontos fortes, elabore estratégias para conquistar os seus objetivos, estabeleça prazos para conseguir se organizar melhor, se capacite cada vez mais e sempre faça uma revisão desses planos.

Ações: