Onde o engenheiro de produção pode trabalhar?
A faculdade de Engenharia de Produção combina os conceitos de economia e gestão à área técnica da Engenharia, formando profissionais que otimizam os processos de produção e são capazes de administrar as atividades financeiras e logísticas das organizações. Mas, afinal, onde o engenheiro de produção pode trabalhar? Listamos alguns setores que oferecem ótimas oportunidades. Continue a leitura e confira!
1. Indústrias de Automóveis
Trabalhar na indústria automobilística é o sonho de muitas pessoas, principalmente dos apaixonados por carros. A boa notícia é que essa área garante bons salários e excelente plano de carreira.
O papel do engenheiro de produção que atua nas indústrias de automóveis é encontrar a maneira mais eficiente de utilizar os fatores básicos da produção: pessoas, materiais, máquinas, informações e energia. Além disso, esse profissional é bastante requisitado para aperfeiçoar a logística da indústria.
2. Indústria das Telecomunicações
O engenheiro de produção também pode atuar em uma das áreas mais dinâmicas da economia brasileira: a Indústria das Telecomunicações.
Embora grande parte da demanda no setor seja por engenheiros e técnicos de telecomunicações, os engenheiros de produção também podem trabalhar nessa área, atuando na criação e gestão de novos produtos e serviços que atendam aos desafios das telecomunicações no País.
3. Bancos de Investimentos
Você sabia que o engenheiro de produção é um profissional apto a trabalhar com análise de investimentos? Durante a faculdade, os engenheiros de produção estudam disciplinas como economia de mercado, macroeconomia e estatística.
Além disso, esses profissionais têm raciocínio lógico, dominam estratégias matemáticas, sabem analisar dados e tomar decisões. Por isso, são fortes candidatos às vagas do mercado financeiro e de investimentos.
4. Organizações Públicas
Se você deseja ocupar um cargo público, fazer a faculdade de Engenharia de Produção pode ser um excelente passo para alcançar esse objetivo. Existem inúmeros concursos que exigem formação na área ou possuem muitas questões voltadas à engenharia de produção.
Petrobrás, Inmetro, Correios e IBGE são algumas das organizações que possuem vagas para engenheiros de produção. Além da estabilidade, esses cargos públicos oferecem salários que podem superar R$ 13.500,00.
5. Agronegócio
Os engenheiros da produção podem trabalhar no agronegócio, atuando nas áreas de produção agrícola, pesquisa operacional, processamento industrial, engenharia do trabalho e distribuição dos produtos. Nesse ponto, o engenheiro de produção tem o importante papel de otimizar os processos de produção das propriedades rurais e, consequentemente, otimizar os resultados.
O setor é um dos mais promissores do Brasil e está em constante crescimento. Mesmo diante da crise econômica, o PIB do agronegócio cresceu 3,78% no primeiro quadrimestre de 2020. Isso significa que os engenheiros de produção que optarem por trabalhar nessa área encontrarão ótimas oportunidades!
Essas são algumas das organizações onde o engenheiro de produção pode trabalhar, mas não são as únicas. Quer aprender mais sobre essa profissão? Então, aproveite para ler o nosso artigo sobre o curso de Engenharia da Produção.