Engenharia de Computação

5 tendências da Engenharia de Computação para ficar de olho

Tendências da Engenharia de Computação

5 tendências da Engenharia de Computação para ficar de olho

A Engenharia de Computação está em constante crescimento e evolução. O setor oferece ótimas oportunidades, inclusive para profissionais recém-formados e estagiários. Porém, para se destacar no mercado, é preciso estar inteirado sobre as novidades e tendências da Engenharia de Computação. Continue a leitura e saiba mais.  

Tendências da Engenharia de Computação para os próximos anos

O estudante de Engenharia de Computação que deseja se destacar no mercado de trabalho deve ficar de olho nas tecnologias exponenciais, as soluções que têm potencial de impactar a nossa sociedade e o mundo no qual vivemos. Listamos abaixo algumas tendências da Engenharia de Computação.  

1. Data Mining 

A mineração de dados, conhecida no mundo dos negócios como Data Mining, vem sendo cada vez mais valorizada em empresas de todos os setores e portes. Nessa área, o papel do engenheiro de computação é desenvolver e manusear soluções capazes de coletar, minerar e analisar dados com agilidade e segurança. 

Mas por que os dados são tão valiosos? A partir dos dados coletados, o profissional de Data Mining gera informações relevantes, que são utilizadas na tomada de decisões e na gestão da empresa, visando a otimização de resultados.  

2. Desenvolvimento de Games

O que pode parecer apenas diversão é, na verdade, um mercado bastante promissor e lucrativo. De acordo com dados da Newzoo, empresa especializada em análises do mercado gamer, o setor obteve receita de US$ 148 bilhões em 2019 e mantém crescimento médio de 10% ao ano. A empresa também divulgou que o Brasil é o 13º maior mercado gamer do mundo. 

As tendências para esse mercado são: o crescimento dos jogos para celular, a realidade virtual e o desenvolvimento de games para o ambiente corporativo, educacional e médico.

3. Robótica

Já faz tempo que a robótica deixou de ser assunto dos filmes de ficção-científica e se tornou realidade. A novidade é que a essa ciência está, cada vez mais, ocupando novos mercados, como indústrias de diversos setores, agronegócio, medicina e automação residencial.  

De acordo com o relatório How robots change the world, publicado pela Oxford Economics, o número de robôs em todo o mundo aumentou três vezes nas últimas duas décadas. A previsão é que já existam 20 milhões de robôs em uso industrial em 2030. Os profissionais com conhecimento nessa área terão ótimas oportunidades, tanto no Brasil quanto no exterior. 

4. Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial é um ramo da tecnologia que busca desenvolver dispositivos capazes de simular o raciocínio humano, com o objetivo de resolver problemas, identificar atividades suspeitas e até mesmo aprender. 

Os estudos sobre a Inteligência Artificial são realizados desde a década de 1960, mas ainda há muito para evoluir. Por isso, essa tecnologia é amplamente abordada na faculdade de Engenharia de Computação

5. M2M

M2M é a sigla de Machine to Machine ou, em português, Máquina a Máquina. Como o nome diz, essa tecnologia promove a comunicação entre máquinas, possibilitando o gerenciamento remoto de aplicações, sem utilização de fios e em tempo real. A M2M já é utilizada na indústria automotiva, no agronegócio e até mesmo nas residências. Sem dúvidas, essa é uma das tendências mais promissoras para engenheiros de computação do futuro

Gostou de conhecer as tendências da Engenharia de Computação? Aproveite para saber mais sobre o nosso Curso de Engenharia de Computação, que proporciona uma imersão tecnológica alinhada às maiores tendências da área.

Ações: