O que é um sistema de informação gerencial?
O sistema de informação gerencial, também conhecido como SIG, é um sistema digital que consegue reunir ferramentas, processos, documentos, pessoas e informações necessárias para a administração de uma empresa.
A facilitação do gerenciamento de dados e informações tem como principal objetivo facilitar a tomada de decisões de modo mais assertivo e auxiliar na organização interna e planejamento da empresa.
Além disso, fazendo uso da tecnologia da informação, ajudam no desempenho dos processos gerenciais e no acompanhamento da implementação do planejamento estratégico.
Isso é possível, pois as informações obtidas são rápidas, qualificadas e precisas, dando consistência para que as expectativas, metas, estratégias de ação e posicionamento de mercado sejam alinhados.
Os dados e informações gerados pelo SIG são acessados por meio de relatórios que simplificam muito a vida dos administradores e de seu time de colaboradores.
Quais os usos do sistema de informação gerencial?
Primeiramente é preciso esclarecer que existe mais de um tipo de SIG, sendo alguns dos exemplos principais: :
- ERP – Enterprise Resource Planning – software de controle e gerenciamento que trabalha com os processos, dados e informações gerenciais da empresa
- CRM – Customer Relationship Management – sistemas que automatizam os processos e funções que organizam o contato com os clientes, coletando e armazenando contatos e seus históricos comerciais.
- SCM – Supply Chain Management – tem a função de integrar os processos que dizem respeito a fornecedores, seja de produtos ou serviços.
No mundo corporativo existem vários tipos de dados e informações que operam em níveis diferentes, tem suas particularidades e, por isso, é natural que se adequem melhor a diferentes tipos de sistemas, mas o que nos importa no momento é explicar o uso do SIG.
Como explicado anteriormente, ele tem seu direcionamento para, especificamente, dar suporte e sustentação nas tomadas de decisão, fornecendo dados e informações gerenciais por meio de planilhas, gráficos e relatórios.
Entre os tipos de relatórios gerados pelo uso de um sistema de informação gerencial nós podemos citar:
Relatórios em Pilhas
Como o nome sugere, estes relatórios têm dados e informações metaforicamente empilhados e enviados para serem armazenados e disponibilizados virtualmente para o acesso dos responsáveis pela tomada de decisões.
Relatórios de Exceção
Este modelo só é gerado quando aqueles que tomam as decisões precisam de informações específicas de uma transação ou processo igualmente específicos. Por isso, exceção.
Relatórios Programados
Este é o modelo tradicional e também o mais utilizado. É por meio dele que são apresentadas as informações gerenciais e com uma determinada frequência.
Informes e respostas por solicitação
Neles as informações são apresentadas conforme a solicitação do decisor. Neles constam informações gerais que facilitam e agilizam a análise de maneira objetiva.
Um bom curso de Administração, como o que é oferecido na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, pode com certeza te ajudar a entender melhor sobre os sistemas de informação gerencial e te dar uma boa base para seguir nesta área, seja como gestor ou usuário de um ou mais SIGs.