Ir para o conteúdo
  • Cursos
    • Administração
    • Engenharia de Produção
    • Engenharia de Computação
    • Direito
    • Economia
  • Mercado de Trabalho
    • Escolha de Carreiras
    • Ensino Superior
  • Rotina de Estudos
    • Vestibular
    • ENEM
    • Dicas
  • Materiais Gratuitos
  • SITE
  • VESTIBULAR 2023
Blog Conexão Carreira | ESEG
Administração

Gestão de qualidade: o que é e como funciona?

agosto 19, 2022
gestao-de-qualidade-o-que-e-e-como-funciona
4 minutos para ler
Tempo de leitura 4 min

Ter uma boa gestão de qualidade é essencial em toda empresa que deseja manter a si mesma e seus produtos competindo no mercado, afinal, é este o primeiro critério de sucesso de qualquer marca e o carro-chefe para uma boa estratégia de marketing. 

Não investir em qualidade leva  qualquer empreendedor a experimentar o famoso ditado “o barato sai caro”, pois sua credibilidade e reputação acabam duramente comprometidas. 

Quer entender melhor sobre o assunto e sua relevância? Então continue lendo e seja o que sua empresa precisa. 

O que é gestão de qualidade?

A gestão de qualidade é uma das ferramentas estratégicas provenientes de uma soma de processos contínuos e técnicas que assegurem que os processos ou serviços de uma empresa atendam e superem as expectativas do consumidor final.

Em outras palavras, são ações focadas em dirigir e controlar os processos organizacionais a fim de que as empresas consigam realizar as melhorias necessárias em seus produtos, levando satisfação não apenas aos seus clientes, mas também aos órgãos que os fiscalizam.

Como funciona a gestão de qualidade?

Já que a qualidade é responsável pela garantia de satisfação dos clientes, impactando, também na relação com os colaboradores de uma empresa, gestores e fornecedores, gerenciá-la diante de um mercado cada vez mais competitivo é um requisito extremamente necessário para garantia do sucesso e prosperidade dos negócios.

Ela se divide inicialmente em dois suportes básicos: garantia e melhoria da qualidade; por meio dos conceitos de garantia são desenhadas atividades que certifiquem que o produto final atende a todos os requisitos.

Já o segundo garante que mecanismos sejam frequentemente utilizados para que uma marca esteja em permanente aperfeiçoamento. 

Há alguns anos este tipo de gerenciamento era apenas um diferencial, hoje é o principal critério para conceituar uma empresa frente a seus concorrentes.

Assim, seu objetivo principal é garantir que todos os processos do desenvolvimento de tarefas e direcionamento dos projetos sigam padrões altos, com o menor número possível de falhas e erros,  melhorando de forma contínua. 

Sua implementação funciona por meio do uso de tecnologias, estratégias positivas e seguras e a participação dos funcionários, alinhada à cultura empresarial interna e à sua missão, visão e valores. 

Com a tecnologia, os responsáveis pela qualidade têm a possibilidade de rastrear em tempo real o desempenho das atividades e, dessa forma, equilibrar a parte operacional da gestão e o controle de dados.

Além disso, há todo um conjunto de normas que norteiam as empresas para a implementação da gestão de qualidade, tendo como referência a entidade internacional American Society for Quality (ASQ). 

Quais os principais pilares da gestão de qualidade?

Atenção ao cliente

Para a empresa,  aquele que irá receber os maiores benefícios de seus produtos deve ser sempre o cliente. Assim, ao dedicar sua atenção a ele, consegue identificar suas necessidades e estabelecer  os requisitos para atendê-las.

Sem clientes satisfeitos não há empresa que sobreviva.

Boa liderança

O papel dos líderes das organizações, empresas e instituições é extremamente importante, pois são eles que transmitem a cultura empresarial que cria e mantém um ambiente favorável, além de fazerem com que as pessoas da sua equipe sintam-se motivadas e comprometidas a alcançar os objetivos propostos.

Em uma boa liderança os líderes tomam atitudes com base em indicadores que permitem antecipar as mudanças e prever problemas.

Tomada de decisões baseada em fatos

Apenas analisar visualmente um processo não faz com que se tenha controle sobre ele. Para isso é necessário saber se guiar e tomar decisões baseadas em informações seguras, utilizando a tecnologia para auxiliar. 

Dessa forma, as análises tornam-se mais confiáveis e garantidas por terem um maior embasamento e não apresentarem meras intuições e palpites infundados.

Melhoria contínua

A intenção ao adotar uma boa gestão de qualidade é a melhoria contínua no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços que a empresa oferece, além de aumentar e destacar cada vez mais seu desempenho no mercado de trabalho.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa , oferece um excelente curso de graduação em Administração e um MBA em Gestão de Negócios, com os melhores profissionais do mercado dando aulas e conteúdos atualizados. 

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
engenharia-de-producao-e-seguranca-do-trabalho

Segurança do trabalho e sua relação com a Engenharia de Produção.

janeiro 19, 2023
areas-do-direito-tendencias-para-o-futuro

Quais as áreas do Direito são tendência para o futuro?

janeiro 12, 2023
analise-estatistica-o-que-e-para-que-serve

Análise estatística: o que é, para que serve e por que é importante para quem cursa Economia?

dezembro 20, 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

-


Posts mais lidos

  • profissões em alta
    12 profissões em alta para ficar de olho nos próximos anos
  • como-fazer-uma-boa-redacao
    Veja como fazer uma boa redação em 10 passos
  • o que faz um engenheiro da computação
    Afinal, o que faz um engenheiro de computação?

Sobre o blog

Este é o Blog da ESEG, o seu canal de informações sobre carreira e educação. Aqui você encontra conteúdos que te auxiliam no ingresso e no sucesso no ensino superior.

Política de privacidade

Categorias

  • Administração
  • Curso de Extensão
  • Curso Online
  • Cursos de Férias
  • Dicas
  • Direito
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • ENEM
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Produção
  • Ensino Superior
  • Escolha de Carreiras
  • Gestão
  • gestão de negócios
  • Mercado de Trabalho
  • Pós-graduação
  • Profissionalização
  • Python
  • Rotina de Estudos
  • Segurança do trabalho
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Vestibular

Entre em contato

  • Rua Apeninos, 960 – Paraíso – São Paulo – SP – CEP 04104-020

  • Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP 04101-000

  • (11) 2187-1230

  • (11) 2187-1056

  • fale_conosco@eseg.edu.br

Site criado por Rock Content.