O que é growth hacking e como trabalhar nessa área
Você sabe o que é growth hacking? Esse termo foi criado em 2010, pelo americano Sean Ellis, em sua passagem pela empresa de armazenamento e partilha de arquivos na nuvem, Dropbox. A organização foi a primeira a ter um departamento de growth hacking, com o intuito de potencializar o seu crescimento.
Os resultados foram satisfatórios e, aos poucos, a metodologia foi ganhando destaque no mundo dos negócios. Pensando nisso, preparamos este post para explicar o que é growth hacking e como aproveitar as ótimas oportunidades que a área oferece. Confira!
O que é growth hacking?
O growth hacking é uma metodologia que utiliza estratégias de marketing, pesquisa de mercado e análise de dados para alcançar o rápido crescimento da empresa, com foco no aumento do market share (fatia de mercado, em português).
Inicialmente, o método era utilizado por startups que desejavam lançar um produto e conquistar mercado nos primeiros anos de existência. LinkedIn, Airbnb e Uber, por exemplo, utilizaram o growth hacking para aquisição de clientes. Contudo, com o passar do tempo, a metodologia tem sido usada até mesmo nas organizações mais tradicionais.
Premissas do growth hacking
O growth hacking é baseado no marketing orientado a experimentos. Seu principal objetivo é encontrar oportunidades que ofereçam resultados rápidos, fazendo com que a empresa cresça com seus recursos existentes, sem a necessidade de grandes investimentos.
Para isso, os profissionais analisam dados, levantam hipóteses e aplicam testes em amostras. Os experimentos são considerados o motor da operação de growth hacking, pois permitem validar as ações com pequenos investimentos e em um curto período de tempo. Quando os resultados são positivos, a empresa passa a aplicar a solução integralmente.
É importante ressaltar que todas as atividades devem ser pautadas em uma métrica norte, que define o que significa crescimento para a empresa.
Perfil do profissional de growth hacking
A área de growth hacking atua no planejamento, criação, desenvolvimento e análise de melhorias contínuas para os processos de um negócio. Geralmente, os times são formados por profissionais de diversas áreas, como: Marketing, Administração, Engenharia de Computação, Data Science, Business Intelligence, Design, entre outras.
As pessoas que se destacam em growth são questionadoras, movidas por desafios, gostam de pensar em várias hipóteses para para os desafios da empresa e buscam sempre os melhores resultados.
Entre as skills necessárias para atuar na área, estão a criatividade, fundamental para pensar em soluções inovadoras, e a habilidade de analisar dados e transformá-los em informações valiosas para a tomada de decisão. O growth hacker também deve ter uma visão ampla do negócio e conhecer o mercado no qual está inserido.
Mercado de trabalho para especialistas em growth hacking
Muitas empresas que ainda não têm times de growth já estão buscando profissionais com conhecimento na área, a fim de criar novas estratégias de crescimento. Além disso, existem agências especializadas nesse tipo de serviço, que oferecem cargos com diferentes níveis de experiência.
Embora o mercado esteja aquecido, os recrutadores ainda encontram dificuldade para selecionar profissionais capacitados. Nesse ponto, aqueles que investem em qualificação tendem a ter destaque.
Como se destacar na área
O primeiro passo para quem deseja ingressar na área de Growth Hacking é compreender os conceitos, premissas e objetivos da metodologia. Nesse ponto, vale a pena fazer a leitura do livro Hacking Growth, escrito pelos pioneiros da metodologia, Sean Ellis e Morgan Brown. Além de apresentar os conceitos mais importantes do growth hacking, a obra expõe cases famosos e inspiradores.
Outra ação importante para quem deseja se destacar como growth hacker é buscar conhecimento sobre coleta e análise de dados. Nessa área, mesmo os profissionais criativos, como designers e publicitários, têm de lidar com um grande volume de informações e transformá-las em insights para o negócio, dentro de suas especialidades. Saber trabalhar com tabelas, gráficos e planilhas é muito importante para a área.
Também é importante conhecer novas tecnologias, como inteligência artificial, Internet das Coisas e automação de marketing. Afinal, quem busca crescimento rápido precisa compreender as melhores ferramentas disponíveis, estando sempre um passo à frente da concorrência.
Claro que você não precisará dominar todas elas, mas consumir conteúdo relacionado às inovações tecnológicas proporciona um importante repertório para profissionais responsáveis por encontrar soluções rápidas e eficientes.
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