Curso de ExtensãoMercado de Trabalho

Crescimento tecnológico conta com Inteligência Artificial e Internet das Coisas

Crescimento tecnológico conta com Inteligência Artificial e Internet das Coisas

A tecnologia chegou para mudar a nossa vida e facilitar o nosso dia a dia. Por conta das constantes mudanças na forma de agir da população e a evolução dos serviços digitais, a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas são dois temas bastante discutidos atualmente.

Mas, afinal de contas, o que são e como essas tecnologias afetam a nossa vida? Continue a leitura para saber mais.

Internet das Coisas (IoT), fusão entre os mundos virtual e real

Cada vez mais utilizada, a IoT (em inglês: Internet of Things) visa melhorar serviços e profissões de forma prática e rápida. É um recurso que conecta objetos cotidianos a uma rede de dispositivos, por meio de sensores, softwares e chips. Mas você sabe como isso nos impacta?

Com um mundo cada vez mais interligado, ela tem a missão de facilitar a nossa vida nas questões do dia a dia, como os robôs aspiradores, lâmpadas que podem acender, apagar ou mudar de cor por um comando de voz, ar-condicionado que liga automaticamente e geladeiras que acessam as redes sociais ou fazem a lista de compra automaticamente quando verificam a falta de algum alimento.

O professor da ESEG, Luiz Fernando Durão, explica por que a internet das coisas é tão importante e relevante para a sociedade. “Quando precisamos de aplicações remotas, a tecnologia vem para suprir necessidades. Imagine que exista um médico especialista em uma cidade e que ele precise realizar uma cirurgia de emergência em um paciente que está em outro município. A conexão de internet estável, como a proporcionada pelo 5G, torna possível que esse médico realize o procedimento sem nem sair do lugar, por meio de um robô”, exemplifica Durão.

A Internet das Coisas aplicada em Engenharia de Produção

Na área da Engenharia, a IoT se torna relevante quando alia a conectividade aos produtos e serviços oferecidos. “Antes, nós éramos totalmente dependentes das anotações dos operadores, o que poderia gerar o chamado ‘erro de observação’, pois sempre há a probabilidade de cometermos erros na visualização de dados. A partir do momento em que temos uma conexão da máquina ao sistema de informação, ou seja, a máquina conectada a sensores altamente capacitados que transmitem dados pela internet, conseguimos ter, em tempo real, as informações do processo produtivo e conseguimos tomar decisões como a de manutenção, por exemplo, antes mesmo de a máquina quebrar”, analisa o professor.

Inteligência Artificial a favor da evolução

A Inteligência Artificial (IA) é estudada desde 1956 e, no início, era chamada de agentes inteligentes. Por meio do aprendizado pela análise de bancos de dados, a IA é uma tecnologia colaborativa para o ser humano e foi crescendo com a evolução dos computadores. Foi com essa tecnologia que as máquinas realmente aprenderam a tomar decisões, a “pensar” como o ser humano de maneira lógica.

Hoje, a IA é utilizada em sistemas de vendas e atendimento, em estudos, para melhoria de produtos e serviços na indústria e comércio, na área da saúde com a evolução de exames e cirurgias e até mesmo como assistente pessoal. E esses são apenas alguns exemplos, a Inteligência Artificial é um campo em expansão.

ESEG possui Núcleo de Pesquisa e matriz curricular com base em Inteligência Artificial

Com a Inteligência Artificial cada vez mais presente, a ESEG entende a importância de inserir a tecnologia nas matrizes curriculares dos cursos de Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Além disso, a Instituição também oferece o Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica para estudantes de todos os cursos.

O Núcleo de Pesquisa em Inteligência Artificial e Robótica desenvolve projetos reais que permitem aos alunos aprimorar o aprendizado na tecnologia e na ciência de dados. Além disso, pretende servir como base para divulgação do uso de novas tecnologias que possam impactar de forma positiva a vida dos cidadãos. Por meio da parceria com o Advanced Institute for Artificial Intelligence (AI2), o Núcleo participa em congressos e discussões científicas a respeito do desenvolvimento de aplicações da tecnologia em diversas áreas.

Tecnologia a serviço do crescimento

A Inteligência Artificial e a Internet das Coisas vieram para ficar e estão crescendo, chegando para somar à segurança, à praticidade e ao bem-estar. Então, cada vez mais, você acompanhará seu desenvolvimento e aplicações, pois essas tecnologias chegaram para mudar a forma em que vemos a conexão entre homem e máquina.

 

Ações: