Curso de Extensão

o-que-e-curso-de-extensao-e-como-ele-agrega-ao-curriculo

O que é curso de extensão e como ele agrega ao currículo?

Cursos de extensão são indicados quando se trata da aquisição rápida de uma competência exigida para o sucesso profissional.

Por isso, para este artigo preparamos informações que possam esclarecer o que são cursos de extensão e como ele agrega ao currículo,  além de as vantagens de como fazer um para quem é da área de tecnologia pode ser extremamente produtivo.

Como um curso de extensão da ESEG na área de tecnologia pode te ajudar

O uso intensivo de tecnologia é indispensável para qualquer setor econômico e de negócios.

Este fato incontestável exige que as empresas tenham   profissionais que possam dar conta de suas demandas com qualidade e eficiência, principalmente quando o assunto é o conhecimento em linguagens de programação, como é o caso da linguagem python .

Ter uma especialização na área tecnológica, certificada por instituição reconhecida e que some à graduação completa ou em andamento do ensino superior pode ser o grande diferencial na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, oferecemos um curso de extensão de linguagem Python, 100% online e com grandes profissionais da área. Não perca tempo e matricule-se já.

Por que fazer um curso de extensão?

Rapidez de conclusão

Os cursos de extensão da ESEG oferecem uma carga horária reduzida, com duração média de 3 meses, podendo variar de acordo com a proposta e grade de conteúdos.

Além disso, por terem uma duração menor, costumam ter mensalidades e taxa de matrícula mais acessíveis financeiramente do que os cursos superiores e de pós- graduação.

Conhecimento prático

Os cursos de extensão da ESEG aliam teoria à prática durante o ensino para que, dessa forma, o profissional ou o estudante desenvolva  competências para aplicação imediata.

Nem sempre é possível encontrar estágios na área escolhida, e algumas faculdades têm uma carga horária prática reduzida, fazendo com que esses cursos sejam a opção ideal para os estudantes.

Flexibilidade

Desenvolver competências necessárias para a área de atuação é um passo importante para os profissionais, ou estudantes, destacarem-se e terem sucesso na ascensão na carreira e nos processos seletivos.

Os cursos de extensão, assim como os muitos cursos de graduação e pós-graduação podem ser realizados tanto presencialmente, quanto na modalidade de educação à distância.

Essa possibilidade oferece maior flexibilidade na escolha do aluno que pode cursar simultaneamente a extensão e o superior, agilizando as certificações para aprimorar o currículo.

Outra flexibilização que não pode deixar de ser apontada é que não é obrigatório que um curso de extensão seja realizado na mesma universidade onde é realizado o curso superior, possibilitando assim ao aluno a seleção daquele que se enquadre melhor no seu orçamento.

O que é curso de extensão?

É de praxe que faculdades e universidades de qualidade tenham como seus principais pilares o ensino, a pesquisa e cursos de extensão.

O ensino e as pesquisas que ocorrem através de projetos de iniciação científica ajudam a consolidar as bases da própria universidade dentro do meio acadêmico, ampliando seus diferenciais e oferecendo conhecimento à sociedade como um todo.

Já os cursos de extensão são voltados para uma consolidação e aprimoramento dos conhecimentos dos próprios universitários e também de profissionais que queiram melhorar seu currículo e possibilidades de trabalho, buscando integrar universidade e sociedade em atividades comuns a ambas.

Estes cursos, embora não possuam regulamentação específica, só podem ser oferecidos por instituições que tenham credenciamento no Ministério da Educação (MEC).

Assim, escolher esta modalidade é uma oportunidade de obter uma certificação de aperfeiçoamento em determinadas áreas de atuação, em um período de curta duração.

É importante lembrar que este conhecimento extracurricular não é a mesma coisa que uma pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu. Suas regulamentações, grau acadêmico e peso em uma empreitada profissional são bastante diferentes.

Da mesma forma, cursos livres também são diferentes; em suma, podem ser oferecidos por qualquer instituição, sem a necessidade de ter qualquer vínculo com o MEC.