Engenharia de Computação
   
Motivos para estudar engenharia de computação

5 Motivos para fazer Engenharia de Computação

Você gosta de Ciências Exatas e se interessa por tecnologia? Quer trabalhar em uma área que oferece ótimos salários, ampla área de atuação e muitas possibilidades de crescimento? Então, a faculdade de Engenharia de Computação pode ser uma ótima alternativa para você. Pensando nisso, criamos este post com 5 motivos para fazer Engenharia de Computação. Continue a leitura e descubra!

1. Grande demanda de vagas

O mercado de tecnologia está em alta, e as vagas para profissionais com formação em Engenharia de Computação não param de surgir. De acordo com dados da Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o setor de TI deve demandar 420 mil novos profissionais até 2024. 

Nesse ponto, se você deseja fazer uma escolha segura, considerando a empregabilidade da área de atuação, a faculdade de Engenharia de Computação é uma excelente opção.  

2. Ampla área de atuação

A faculdade de Engenharia de Computação oferece uma formação completa, que prepara o aluno para lidar com hardware e software. Isso permite que o profissional formado atue em diversas áreas da tecnologia e conquiste as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Veja algumas possibilidades de atuação: 

  • programação e desenvolvimento para web;
  • desenvolvimento de sistemas;
  • redes de informática;
  • Inteligência Artificial;
  • automação industrial;
  • robótica;
  • gerenciamento de redes;
  • desenvolvimento de games;
  • Data Science.

3. Bons salários

A grande demanda de vagas na área e a falta de profissionais qualificados permitem que o setor ofereça ótimos salários, inclusive para profissionais que estão no início da carreira. 

De acordo com dados divulgados pela plataforma de recrutamento Vagas, o salário inicial no cargo de engenheiro de computação é, em média, R$ 4.211,00, podendo chegar até R$ 8.052,00. Vale lembrar que esse profissional pode alcançar cargos de gestão e liderança, o que, com certeza, aumentará sua média salarial. 

4. É uma das profissões do futuro

Uma das grandes preocupações que surgem na hora de escolher a faculdade é o futuro da profissão. Afinal, o mercado está em constante transformação e muitas ocupações já estão deixando de existir. Porém, essa não é uma questão para os engenheiros de computação, que são considerados os profissionais do futuro!

Na verdade, a tendência é que a área da Engenharia de Computação cresça de maneira exponencial nos próximos anos. Afinal, estamos vivendo a Indústria 4.0, revolução na qual surgem, cada vez mais, sistemas de automação, máquinas e robôs. Para garantir o funcionamento dessas tecnologias, são necessários profissionais capazes de programar tudo da melhor forma.  

O relatório Empregos em Alta do Linkedin mostrou que os cargos em tecnologia mantiveram o crescimento, mesmo diante da pandemia, principalmente nos mercados de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. Entre as funções que oferecem as melhores oportunidades, estão: engenheiro de software, desenvolvedor de backend, desenvolvedor de jogos e analista de segurança cibernética.

5. Possibilidade de empreender

Se você tem vontade de abrir a sua própria empresa no setor da tecnologia, a faculdade de Engenharia de Computação vai lhe preparar para esse desafio. Com uma matriz curricular bastante diversificada, o curso proporciona o aprendizado necessário para lidar com os desafios do empreendedorismo. 

A matriz curricular do curso de Engenharia de Computação da ESEG conta com disciplinas como Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Análise de Negócios, Gestão de TI e Estrutura Empresarial. Essas competências são fundamentais para quem deseja montar o seu próprio negócio. 
Gostou de conhecer os motivos para fazer Engenharia de Computação? Sem dúvidas, esse curso vai abrir um grande leque de oportunidades na sua vida profissional. Aproveite para ler o nosso post Engenharia de Computação em São Paulo: por que a ESEG é a melhor opção?

Shares: