Mercado de Trabalho
   
Modelos de trabalho

Remoto e híbrido: entenda os novos modelos de trabalho

Impulsionado pelos avanços da tecnologia, o mercado de trabalho está em constante transformação. Dentre as mudanças mais significativas está o surgimento dos novos modelos de trabalho: remoto e híbrido. Mas, quais são as vantagens e desvantagens desses formatos para as empresas e profissionais? Continue a leitura e descubra!

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto é um modelo de contratação no qual o funcionário cumpre suas atividades profissionais a distância, fazendo uso da tecnologia para se conectar com seus colegas, gestores e clientes. Esse tipo de trabalho já estava se popularizando no Brasil e ganhou mais força devido às restrições relacionadas à pandemia, no início de 2020. 

Geralmente, o local de trabalho é a residência do profissional, que ganha o nome de home office (escritório em casa, em inglês). Porém, muitos profissionais já estão aderindo ao conceito de anywhere office, no qual podem trabalhar de qualquer lugar, como um café, um espaço de coworking ou até mesmo uma pousada durante uma viagem. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho remoto não significa cumprir menos horas, trabalhar quando quiser ou ter uma rotina descontrolada. É preciso ter bastante disciplina para manter a produtividade nesse modelo de trabalho, garantindo que todas as entregas sejam realizadas. 

Vantagens do trabalho remoto para as empresas

Para as empresas, o trabalho remoto pode gerar uma significativa economia, pois é possível manter uma estrutura mais enxuta, reduzindo custos com aluguel, água, luz, energia elétrica, internet e transporte dos colaboradores.

Vale ressaltar que a organização deve garantir que o colaborador em modelo remoto tenha boas condições de trabalho. Isso engloba proporcionar ergonomia, equipamentos eletrônicos e conexão com a internet.  

Outro benefício importante para as empresas é a possibilidade de contratar talentos de outras cidades, estados e até mesmo países. Muitas vezes, os recrutadores têm dificuldades para selecionar profissionais com conhecimentos e experiências específicas. Nesse ponto, ofertar uma vaga de trabalho remoto pode ser uma excelente solução para ampliar o número de candidatos.  

Vantagens do trabalho remoto para os colaboradores

Do ponto de vista dos profissionais, o trabalho remoto oferece inúmeros benefícios. Um estudo divulgado pela Inc. Magazine mostrou que 94% dos profissionais remotos  recomendam essa modalidade de trabalho para amigos e familiares. A pesquisa também apontou que 9 a cada 10 entrevistados planejam manter o trabalho remoto pelo resto de suas carreiras.  

Os benefícios mais citados foram: flexibilidade na jornada de trabalho, possibilidade de passar mais tempo com a família, oportunidade de viajar com mais frequência e melhor ambiente de trabalho. Outro ponto importante é a chance de morar longe dos grandes centros urbanos, em locais onde a qualidade e o custo de vida sejam mais vantajosos. 

O que é trabalho híbrido?

Como o nome sugere, o trabalho híbrido reúne atividades presenciais e remotas. O profissional com jornada híbrida pode trabalhar três dias da semana em home office e dois dias na sede da empresa, por exemplo. Essa modalidade proporciona o melhor dos dois mundos aos colaboradores e às empresas.  

Vantagens do trabalho híbrido

O trabalho híbrido é ideal para empresas e profissionais que desejam usufruir dos benefícios do trabalho remoto, mas não abrem mão de manter encontros presenciais, para alinhamento e planejamento das atividades. Essa modalidade tende a proporcionar a melhora da comunicação e dos processos organizacionais, além de manter os colaboradores engajados e motivados.  

Áreas com maior potencial para trabalho remoto e híbrido

Se você tem vontade de trabalhar de casa, saiba que existem algumas áreas mais adeptas ao trabalho remoto. São elas: 

Gostou de conhecer os novos modelos de trabalho? Aproveite para ler o nosso artigo sobre as profissões do futuro.

Ações: