Mercado de Trabalho
   
Metodologias Ágeis

Cada vez mais, o mercado exige agilidade nos processos, o que abrange entregas mais rápidas e melhor aproveitamento dos recursos. Visando alcançar resultados rápidos, especialistas em administração e tecnologia passaram a criar metodologias para a gestão de projetos, chamadas de metodologias ágeis. 

Conhecer esse tipo de ferramenta é um importante diferencial competitivo para profissionais que desejam se destacar em qualquer área de atuação. Contudo, para o setor de tecnologia, entender os princípios das metodologias ágeis já é considerado um requisito essencial. Pensando nisso, preparamos este post com informações valiosas sobre as metodologias mais utilizadas na atualidade. Confira!

O que é metodologia ágil?

Metodologia ágil, ou agile, é o termo utilizado para denominar um conjunto de ferramentas de gestão que têm foco no aumento da produtividade. O intuito de utilizar esse tipo de metodologia é padronizar os processos da empresa, tornando o desenvolvimento de produção mais rápido e reduzindo custos. 

A metodologia ágil pode ser aplicada em todo o ciclo de vida de um projeto, desde sua concepção até a entrega. Nesse ponto, é muito importante que os membros da equipe estejam em sinergia e conheçam os princípios dos projetos ágeis. 

Manifesto ágil

Para entender melhor o conceito de metodologia ágil, devemos compreender como esse movimento surgiu. Nos anos 1990, o desenvolvimento de softwares costumava ser baseado no sistema cascata, no qual cada fase do projeto é realizada após a conclusão da etapa anterior.

Contudo, os projetos relacionados à tecnologia têm algumas peculiaridades, como a necessidade de mudanças e otimizações que surgem durante o desenvolvimento. Nesse ponto, os métodos tradicionais de gestão de projetos se mostravam muito inflexíveis. 

No início dos anos 2000, um grupo de desenvolvedores se reuniu nos Estados Unidos para discutir as melhores formas de conduzir um projeto de tecnologia. Assim, criaram um documento chamado Manifesto Ágil, que conta com quatro valores-chave:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente.
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Como podemos observar, os fundamentos do manifesto ágil deixam claro que esse tipo de metodologia visa reduzir tarefas burocráticas e pouco produtivas, concentrando os esforços do time na qualidade do produto que será entregue ao cliente. 

Além dos valores-chave, o manifesto apresenta 12 princípios, que incluem:

  • ter como prioridade a satisfação do cliente; 
  • ser receptivo às alterações; 
  • realizar entregas frequentes; 
  • manter a colaboração; 
  • fornecer o ambiente e as ferramentas necessárias aos colaboradores; 
  • estimular a comunicação entre os envolvidos no projeto; 
  • o produto final de trabalho deve corresponder à medida final do êxito; 
  • manter o ritmo constante; 
  • dar atenção frequente à excelência; 
  • eliminar esforços que não geram valor ao produto; 
  • manter equipes auto-organizáveis; 
  • refletir sobre as formas de melhorar a eficiência. 

Benefícios das metodologias ágeis 

Para a empresa, a metodologia ágil proporciona mais produtividade e um importante diferencial aos olhos do mercado. Para os profissionais, esse tipo de ferramenta oferece a possibilidade de integrar times mais colaborativos e eficientes, além de um ambiente de trabalho mais organizado.  

Quais são as principais metodologias ágeis?

Agora que você já sabe o que é metodologia ágil, conheça as estruturas mais utilizadas no mercado de trabalho.  

Scrum

Utilizada por empresas como Microsoft, Google e Nokia, essa metodologia é caracterizada pela divisão dos projetos em ciclos, que são chamados de sprints, e pela organização das funcionalidades a serem implementadas em uma lista, chamada backlog

No Scrum, são tomadas ações com o intuito de manter todos os membros do time cientes sobre as metas e os compromissos de cada ciclo. Diariamente, é realizada a daily scrum, uma reunião rápida com a equipe para compreender o andamento das tarefas e identificar possíveis problemas com antecedência.  

O Scrum Master é o membro do time que fica responsável por orientar a equipe em relação à estrutura da metodologia, além de eliminar os obstáculos que possam atrapalhar o andamento do projeto. 

Vale ressaltar que, atualmente, o Scrum é a metodologia ágil mais utilizada nas organizações. Por isso, vale a pena aprender mais sobre o tema. 

Extreme Programming (XP)

O XP é um método de gestão ágil voltado para organizações que atuam na área de desenvolvimento de softwares. O intuito dessa metodologia é otimizar a qualidade dos produtos desenvolvidos, por meio de valores alguns específicos, como: comunicação frequente, simplicidade, feedback, coragem, respeito e mudança. 

Assim como o Scrum, o Extreme Programming também divide o projeto em pequenos ciclos, chamados de small releases

Scaled Agile Framework (SAFe)

Scaled Agile Framework pode ser traduzido para Estrutura Ágil Escalonada. Essa metodologia foi criada em 2011 e também é voltada para o desenvolvimento de softwares. 

O SAFe foi baseado nos princípios do Manifesto Ágil e do Lean Manufacturing, uma filosofia de gestão que visa reduzir desperdícios. Assim, explora estruturas mais leves e enxutas, que criam eficiência no desenvolvimento dos projetos. 

Agora que você já sabe o que é metodologia ágil e quais são os seus benefícios, aproveite para conhecer o MBA em Gestão de Projetos da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:

Shares: