7 livros para estudantes de Direito
No começo da graduação e até mesmo antes de iniciar a faculdade, é muito comum que o estudante busque saber mais sobre sua futura profissão. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio da leitura. Pensando nisso, preparamos uma lista especial com 7 livros para estudantes de Direito. Confira a seguir!
1. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
O livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas foi lançado há mais de sete décadas e já teve mais de 50 edições. Ainda assim, é uma das obras mais inovadoras sobre o relacionamento interpessoal, uma das habilidades importantes para quem deseja se destacar no universo dos tribunais.
Nesse livro, Dale Carnegie aborda técnicas, métodos e ideias para que todos possam alcançar o sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais. Tudo é descrito de forma bastante objetiva e clara, o que faz com o livro seja reconhecido como o Guia Clássico e Definitivo para Relacionar-se com as Pessoas. É uma ótima dica de leitura para os futuros advogados.
2. O Sol é para todos – Harper Lee
Lançado em 1960, O Sol é para todos é um clássico da literatura mundial. O livro conta a emocionante história de um advogado que arrisca tudo para defender um homem negro que foi injustamente acusado de cometer um crime. O mais interessante é que tudo é narrado a partir do ponto de vista de uma criança, Scout, a filha do advogado.
O livro é ambientado no Sul dos Estados Unidos, durante a década de 1930, mas a narrativa envolve temas bastante atuais, como preconceito racial, desigualdade social e direitos civis. Sem dúvidas, é um livro que deve entrar para a sua lista de próximas leituras.
3. O Processo – Franz Kafka
Publicado em 1925, O Processo é um dos livros clássicos para estudantes de Direito. O romance de Franz Kafka conta a trajetória de Josef, um homem que se vê sendo processado sem saber o motivo e, portanto, sem poder se defender.
Esse é mais um livro que, embora tenha sido publicado há décadas, ainda é muito atual, pois apresenta temas do nosso cotidiano, como a injustiça e a falta do direito de defesa.
4. Cartas a um Jovem Advogado – Francisco Müssnich
Receber os conselhos de um dos advogados mais importantes do Brasil, com mais de 40 anos de experiência, é bastante valioso para um jovem estudante de Direito, não é mesmo? É isso que o livro Cartas a um Jovem Advogado proporciona aos leitores.
Na obra, Francisco Müssnich apresenta capítulos bastante objetivos e realistas sobre temas relevantes, como o exame da Ordem, as possibilidades de atuação dentro da área jurídica e os desafios e dilemas éticos da profissão.
5. O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
O Auto da Compadecida é um clássico da literatura brasileira que foi escrito em 1955, por Ariano Suassuna. A obra, que mistura literatura de cordel e teatro, destaca-se entre os livros indicados para estudantes de direito devido ao seu último ato.
O julgamento de João Grilo, protagonista da história, tem Nossa Senhora como advogada de defesa, Jesus como juiz e o Diabo como o promotor. O texto, repleto de regionalismos relativos ao Nordeste, é inteligente e divertido na medida certa. Vale a pena ler!
6. Justiça: O que é fazer a coisa certa? – Michael Sandel
Michael Sandel é um renomado professor universitário que está à frente do curso “Justice”, um dos mais concorridos de Harvard. No livro Justiça, Sandel aborda temas polêmicos e instigantes da sociedade, como casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, imigração, o lugar da religião na política, os limites morais dos mercados, entre outros.
Tudo é visto por meio de uma abordagem filosófica, que busca o entendimento sobre o conceito de justiça. É uma leitura indispensável para os apaixonados por Direito.
7. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão – Michel Foucault
Vigiar e Punir é uma indicação muito relevante para estudantes de Direito, principalmente para aqueles que têm interesse na área penal. Escrito pelo filósofo francês Michel Foucault, o livro é um rico estudo científico sobre a evolução da legislação e dos métodos coercitivos e punitivos através dos tempos.
A obra aborda métodos que vão da violência física até instituições correcionais e examina a construção da prisão como principal meio de punição criminal.
Gostou de conhecer a nossa seleção de livros para estudantes de Direito? A leitura é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento e se preparar para o mercado de trabalho. Aproveite também para saber mais sobre nosso Curso de Direito.