Dicas
   
Trabalhar em casa e estudar é possível? Com as dicas que separamos neste post, você vai entender como ter sucesso nessas atividades!
home office

Afinal, como conciliar home office e rotina de estudos?

Muito se fala em transformação digital e seus benefícios para o mercado de trabalho. Um que tem sido cada vez mais reconhecido por empresas de diferentes portes é o home office. Para se ter uma ideia, o Brasil fechou o ano de 2018 com 3,8 milhões de profissionais nessa modalidade em que se pode desempenhar as mesmas funções no conforto de sua casa, sem a necessidade de se deslocar até um escritório.

O trabalho remoto, por sua vez, traz as vantagens de ganho de tempo para essas pessoas e, quando feito corretamente, otimização da produtividade — em especial para quem precisa conciliar os serviços profissionais com os estudos. Ainda que seja considerado um benefício, é também um grande desafio.

Afinal, como não deixar que a procrastinação elimine seus esforços na gestão do tempo? De que forma dar conta do trabalho home office e dos estudos sem estresse? É o que vamos entender neste conteúdo.

Saiba separar as atividades

Em casa ou no escritório, o trabalho costuma envolver bastante aprendizado. Muito por esse motivo, às vezes, é possível confundir quais atividades são do home office e quais são da graduação e dos estudos. Então, o primeiro passo para conciliar bem é saber claramente dividi-los.

Pense em suas funções no trabalho e liste as principais delas — faça o mesmo com as disciplinas da graduação que precisam ser estudadas. Com essas indicações, você tem uma visão mais ampla do que deve ser realizado e pode seguir para o próximo passo.

Estabeleça horários para cada atividade

Em posse dessas informações, fica mais fácil separar horários para cada atividade. Leve em consideração quantas horas você precisa dedicar ao trabalho por dia, lembrando-se de acrescentar o período de almoço. Ao fim desse expediente, reserve um tempo para descansar a mente antes dos estudos.

Então, os horários restantes podem ser destinados a livros e demais materiais da faculdade. Mas atenção ao término desse período. Quando a matéria está empolgante, fica mais difícil saber a hora de parar de estudar. Nesse caso, lembre-se de que o descanso é igualmente importante para a sua rotina, a fim de recarregar as suas energias.

Crie um ambiente

Para que o seu corpo entenda que não é hora de descanso somente por estar em casa, é preciso ter um local para se dedicar às tarefas de trabalho e estudos. Dê preferência a uma mesa com cadeira confortável, que possa abrigar os materiais que mais utiliza no dia a dia para otimizar o seu tempo.

Como você vai passar horas do seu dia nesse lugar, deixe-o com a sua personalidade para que se sinta mais à vontade. Se houver a possibilidade, tenha um local de estudo e outro de trabalho, a fim de renovar os ares e não se cansar rapidamente de olhar para o mesmo ambiente.

Faça um cronograma de estudos

Um plano de estudos será seu grande aliado para que todos os conteúdos da graduação sejam aprendidos e revisados, sem que nada fique para trás. Por isso, invista nesse cronograma logo após entender como funcionará a sua rotina de home office e aprendizado.

Lembre-se também de incluir a prática de exercícios e as revisões nesse cronograma. A leitura dos materiais é de vital importância, mas contar com o auxílio de outros recursos faz toda a diferença na aquisição de conhecimentos. Inclua videoaulas, podcasts, conteúdos interativos e os formatos que você julgar melhores para seu ritmo.

Lembre-se das pausas

Uma das dificuldades relatadas por muitos profissionais que trabalham em home office é saber a hora de parar. Como estão em casa, as horas podem passar muito mais rápido e, quando se vê, já se prolongou o momento de finalizar o expediente. Por isso, é preciso ter bastante atenção às pausas.

O ideal é levantar-se para esticar as pernas a cada uma hora, no mínimo. Aproveite para tomar água, fazer um exercício físico rápido ou investir na leitura de algumas páginas de algum livro não relacionado aos estudos. Deixe as redes sociais para outra oportunidade, para evitar que essa pausa desestabilize a sua rotina.

Livre-se de distrações

Por falar nas redes sociais, você já deve imaginar por que elas desestabilizam a rotina de trabalho remoto e estudos, certo? Ao pegar o celular ou abrir a página no computador, 5 minutos acabam se tornando horas e, quando se dá conta, perdeu um tempo precioso. Isso contribui para que as tarefas se acumulem e tornem seu dia turbulento.

Com isso em mente, separe um horário por dia para checar as mensagens e notificações. Certifique-se de que não seja antes de dormir, para que isso não prejudique também o seu sono. Aos fins de semana, quando você terá mais tempo, pode dedicar uma atenção maior a esse lazer — mas não deixe que seus dias se resumam a isso.

Aproveite a flexibilidade

Precisou prolongar um pouco o almoço ou um parente fez uma chamada de vídeo bem no momento em que você ia começar a estudar? Aproveite a flexibilidade de estar em casa e não se limite. É importante seguir seu cronograma, mas lembre-se de que você pode retirar alguns minutos dos períodos de pausa para essas finalidades.

Conte com os seus familiares

Caso você more com a família e esteja preocupado com as distrações que esse cenário pode causar, não deixe de conversar com eles. Explique que estará em casa, porém, ocupado com seu trabalho home office e, posteriormente, com os estudos. Assim, eles evitarão chamá-lo sem necessidade durante o dia.

Já que terá um cronograma de suas atividades, reserve um tempo para dividir com eles e os inclua nessa rotina. Dessa forma, será mais fácil entender a importância desse planejamento e, certamente, vão ajudar você em vez de atrapalhar.

Mantenha-se motivado

Por último, não deixe de se motivar a cada dia. Estar em casa por muito tempo pode desanimar principalmente as pessoas que gostam de levar uma vida mais agitada. Porém, considere os benefícios do trabalho remoto — ainda mais em como ele ajuda a focar nos estudos.

Como você deve imaginar, o home office não é o futuro do mercado de trabalho, mas sim o presente. Então, nada melhor do que começar a se adaptar a ele. Considere as vantagens de produtividade e gestão de tempo para investir em seus estudos, mas sem esquecer os momentos de descanso e lazer.

Agora que você já sabe como conciliar home office e aprendizado, aproveite a visita ao blog para conhecer alguns métodos de estudo que vão potencializar a sua rotina.

Shares: