Mercado de Trabalho
   
o que é Fintech

Fintech: entenda o que é e como atuar na área

As fintechs estão revolucionando o setor financeiro no Brasil e no mundo. Além de prestarem atendimento de forma ágil e digital, essas empresas estão desburocratizando a maneira como os produtos e serviços financeiros são oferecidos para pessoas físicas e jurídicas. Neste post, vamos explicar o que é fintech e como se preparar para atuar nessa área tão promissora. Confira!

O que é fintech?

O termo fintech é uma junção de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia). Ele é usado para nomear startups que oferecem produtos e serviços financeiros inovadores em plataformas digitais. As fintechs podem oferecer diferentes tipos de serviços, como:

  • controle financeiro;
  • cartão de crédito e débito;
  • conta digital;
  • empréstimos;
  • seguros;
  • investimentos;
  • crowdfunding;
  • blockchain

De acordo com o relatório 2021 Global Fintech Rankings, o Brasil é o maior ecossistema de fintechs da América Latina. Algumas fintechs brasileiras são bastante conhecidas no mercado, como Nubank, PicPay, GuiaBolso e Creditas.

O estudo também mostrou que o País conta com 108 fintechs unicórnios, ou seja, startups privadas de serviços financeiros com avaliação superior a US$ 1 bilhão. Esses números provam que as fintechs estão em alta e podem oferecer ótimas oportunidades para profissionais de diferentes áreas.  

Diferença entre fintechs e bancos tradicionais

Uma das principais diferenças entre as fintechs e os bancos tradicionais é o uso da tecnologia em todas as transações financeiras, que podem ser realizadas inteiramente por meio de computadores ou smartphones, sem a necessidade do cliente se deslocar até uma agência ou corretora. Além disso, as fintechs buscam desburocratizar e democratizar as operações financeiras, oferecendo mais agilidade, com taxas baixas ou até mesmo isenção de tarifas nas transações digitais.  

O que é preciso para trabalhar em uma fintech

Diante de um crescimento acelerado, as fintechs atraem olhares de investidores e profissionais com diversas especialidades que desejam integrar seus times. Mas, afinal, como se preparar para trabalhar em uma fintech?

Primeiro, é importante compreender que, assim como todas startups de tecnologia, as fintechs exigem bastante dinamismo de seus colaboradores. Afinal, esse setor está em constante transformação, sempre acompanhando as tendências tecnológicas

Por esse motivo, os profissionais que desejam ingressar nesse tipo de empresa devem buscar conhecimento sobre o mundo digital, fazendo cursos de atualização e extensão, além de acompanhar as notícias sobre o mercado. Aliás, conhecer bem o mercado das fintechs e estar por dentro das movimentações do setor também são pontos fundamentais para conquistar uma boa oportunidade. 

Outra exigência bastante comum em vagas de fintechs é o conhecimento em línguas estrangeiras. Inglês e espanhol são considerados fundamentais. Francês, alemão e mandarim estão em alta e são vistos como excelentes diferenciais. 

Existem inúmeras posições a serem ocupadas nas fintechs, principalmente nas áreas de TI, engenharia de software, design de produto, customer success, gestão de negócios, finanças e compliance. Assim, as graduações em Economia, Administração, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Direito podem abrir portas para quem deseja ingressar no setor. 

Também há uma grande demanda por profissionais especializados em Data Science nas fintechs. Nesse setor, o cientista de dados tem o papel de coletar e gerenciar uma grande quantidade de dados, a fim de transformá-los em informações relevantes para direcionar o processo de tomada de decisão do negócio. Portanto, se você deseja trabalhar em uma fintech e gosta de programação, estatística e estratégia, invista em um curso de Data Science

Como se tornar um Data Scientist

Gostou de conhecer o universo das fintechs? Aproveite para ler o nosso post que lista as 12 profissões em alta da atualidade

Ações: