Rotina de Estudos
   
Como estudar para o vestibular sozinho

Como estudar para o vestibular sozinho?

Estudar para o vestibular sozinho pode ser um desafio, mas, com algumas atitudes simples, é possível conquistar ótimos resultados. Neste post, listamos 6 dicas para estudantes que estão se preparando para as provas do ENEM e do vestibular em casa. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, é possível estudar para o vestibular sozinho? 

Muitos estudantes não podem contar com o suporte de professores durante a preparação para as provas. Ainda assim, é possível estudar em casa utilizando métodos, ferramentas e conteúdos disponíveis na internet. Confira nossas sugestões.  

1. Organize um espaço dedicado aos estudos

Nada de estudar na cama ou na frente da televisão! Para manter a concentração por mais tempo, é preciso contar com um espaço silencioso e bem iluminado. Procure um local reservado e monte o seu ambiente de estudos na sua casa. 

Uma boa dica é colocar a mesa perto da janela. Dessa forma, você aproveitará a luz natural do dia, que tende a espantar a preguiça, e garantirá a ventilação do ambiente. 

Mantenha o local sempre muito bem organizado. Afinal, a bagunça é inimiga da produtividade. Organize seus livros e anotações para encontrá-los quando for necessário e mantenha na mesa apenas o material que estiver estudando.  

2. Utilize métodos de estudo

Os métodos de estudo podem otimizar a concentração e melhorar a organização do conteúdo. Portanto, são uma excelente alternativa para quem pretende estudar sozinho para o vestibular.  

A técnica de estudos intercalados, por exemplo, consiste em revezar as matérias durante os estudos, para tornar o processo mais dinâmico e menos cansativo. É uma ótima dica para quem tem dificuldade em manter a concentração.  

Outro método bastante útil, principalmente para quem estuda sozinho, é a autoexplicação. Para assimilar melhor o conteúdo, o estudante deve explicar a matéria em voz alta, com suas próprias palavras, sempre que finalizar os estudos de um determinado tema.

3. Faça um cronograma de estudos

Estudar sozinho para o vestibular exige bastante organização. Afinal, você precisará dividir o seu tempo disponível entre diversas matérias e conteúdos. Por isso, é fundamental criar e seguir um cronograma.  

O cronograma pode ser feito em uma planilha no computador ou até mesmo em uma folha de caderno. O mais importante é listar quais conteúdos devem ser estudados e distribuí-los entre os dias da semana e horários disponíveis. 

Não esqueça de incluir pausas para descansar. Isso é muito importante para manter a concentração e assimilar melhor o conteúdo.  

4. Assista a videoaulas

Existem inúmeros materiais de estudo disponíveis na internet, como blogs, canais no YouTube e portais de educação. Até mesmo o Ministério da Educação disponibiliza videoaulas gratuitas, por meio da plataforma MecFlix.

Utilize esses conteúdos para estudar, tirar dúvidas e revisar matérias. Aproveite também para assistir a documentários e filmes sobre temas da atualidade, para aumentar o seu repertório sociocultural

5. Faça exercícios

As questões dos vestibulares são bastante complexas, pois também exigem interpretação de texto. Por isso, é fundamental fazer exercícios de todas as disciplinas sempre que possível. 

Nossa sugestão é fazer, pelo menos, um simulado por semana. Na internet, você encontra provas de edições anteriores do ENEM com gabaritos para fazer a correção.  

Além de fazer simulados, dedique algumas horas da semana para treinar sua escrita. Uma boa dica é escrever redações utilizando as instruções de edições passadas do Exame. 

6. Mantenha a disciplina

Talvez essa seja a dica mais importante da lista. Estudar sozinho para o vestibular exige muita disciplina. Afinal, você será integralmente responsável pelos seus horários, tarefas e resultados. Nesse ponto, é muito importante respeitar o seu cronograma de estudos, evitando cair na tentação de deixar os estudos para depois.

Agora que você já sabe como estudar para o vestibular sozinho, aproveite para fazer o download gratuito do nosso e-book sobre métodos de estudos.

Shares: