Dicas

dicas-de-como-fazer-um-tcc

Dicas de como fazer um bom TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa crucial na vida acadêmica, representando a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o processo acadêmico.

Neste artigo, exploraremos o significado do TCC, a importância das normas ABNT e oferecemos orientações valiosas para o sucesso durante sua realização. Vem com a gente!

O que é um TCC?

O TCC é um trabalho acadêmico que tem como intuito apresentar um tema específico, relacionado à área de estudo do aluno, de forma a demonstrar sua capacidade de pesquisa, análise crítica e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

É uma atividade obrigatória em diversos cursos de graduação e pós-graduação, sendo um requisito fundamental para a obtenção do diploma e títulos de bacharelado, mestrado e doutorado.

Entendendo as normas ABNT

As normas ABNT são diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para padronizar a apresentação de trabalhos científicos, garantindo a uniformidade e facilitando a compreensão dos conteúdos.

Alguns elementos importantes das normas ABNT incluem a estrutura do trabalho (capa, folha de rosto, sumário etc.), as citações e referências bibliográficas, a formatação do texto e a apresentação gráfica das tabelas e figuras.

Cumprir os requisitos estabelecidos são essenciais para garantir uma boa nota.

Para ter uma boa direção de como fazer e também tirar as suas dúvidas, você pode utilizar o site da Associação. Ele é uma mão na roda para os principiantes e também para os já experientes em elaborar um TCC, mas que ainda se confundem com algumas normas.

Dicas de como fazer um bom TCC

1- Escolha bem o tema

Selecione um tema que desperte seu interesse e esteja alinhado com sua área de estudo. Procure por assuntos relevantes, atuais e que possibilitem uma contribuição significativa para o conhecimento existente.

2- Faça um planejamento e estabeleça um cronograma

Estabeleça um planejamento detalhado, dividindo o trabalho em etapas, definindo prazos e metas realistas. Um cronograma bem estruturado ajuda a manter o foco e evita a procrastinação.

3- Pesquisa bibliográfica

Realize uma pesquisa abrangente, buscando referências confiáveis e atualizadas. Explore livros, artigos científicos, teses e dissertações relacionados ao tema escolhido. Isso fornecerá embasamento teórico e ampliará sua compreensão sobre o assunto.

4- Organização do conteúdo

Divida o trabalho em partes, como introdução, desenvolvimento e conclusão.  Cada seção deve ser clara e coerente, apresentando informações relevantes e bem estruturadas. Utilize tópicos, subtópicos e parágrafos para facilitar a leitura.

5- Citações e referências

Ao utilizar ideias ou trechos de outros autores, faça citações corretamente, seguindo as normas ABNT. As referências bibliográficas devem ser apresentadas de forma clara e completa ao final do trabalho.

6- Revisão e correção

Revise seu TCC atentamente, verificando erros gramaticais, de coesão e coerência. Faça correções necessárias e peça a opinião de pessoas que possam te ajudar.

Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, sua dedicação vale muito e todos os alunos recebem orientação para desenvolverem os melhores trabalhos. Faça nosso vestibular e invista no seu futuro.