Dicas
   
dicas-de-como-fazer-um-intercambio

Intercâmbio: qual a importância e como fazer um?

Fazer um intercâmbio é uma experiência enriquecedora que traz diversos benefícios pessoais, acadêmicos e profissionais. 

Além de proporcionar a oportunidade de conhecer novas culturas e aprimorar o domínio de um segundo idioma, fortalece o crescimento pessoal e ajuda a desenvolver uma visão de mundo mais ampla. 

Confira neste artigo como um intercâmbio pode ajudar na sua carreira e conheça as dicas para ser um intercambista. 

Experiências, diversas culturas e aprendizado

A imersão em um país estrangeiro proporciona uma experiência única de contato constante com a língua local.

Ao se comunicar diariamente com falantes nativos, você aprimora sua fluência, pronúncia e compreensão. 

Dominar um segundo idioma não só aumenta as oportunidades profissionais, como também amplia a capacidade de se relacionar com pessoas de diferentes origens.

Um intercâmbio oferece também a oportunidade de fazer novas amizades com pessoas de diversas partes do mundo, com crenças diversas, culturas e histórias de vida que, no mínimo, agregam uma boa bagagem cultural. 

Essas conexões podem se tornar amizades duradouras e até mesmo parcerias profissionais no futuro. A rede de contatos globais formada durante o intercâmbio pode abrir portas e oportunidades em diferentes áreas da vida.

A vida de um intercambista é uma experiência única, enriquecedora e importante base de desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional. 

Como um intercâmbio pode contribuir para sua carreira

Um intercâmbio pode exercer um papel fundamental no desenvolvimento de uma carreira, pois, ao vivenciar uma experiência em outro país, os indivíduos têm a oportunidade de adquirir habilidades e competências que podem fortalecer seu currículo e conferir destaque no mercado de trabalho.  

São muitas as contribuições que um intercâmbio pode trazer para sua carreira. Confira algumas:

Exposição multicultural 

Um diálogo permite que os indivíduos sejam expostos a diferentes culturas, tradições e formas de pensar.

Essa exposição multicultural amplia a perspectiva e a compreensão global, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e sua globalização.

Aprendizado de idiomas 

Ao estudar ou trabalhar em um país estrangeiro, os intercambistas têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Ser fluente em um idioma estrangeiro pode abrir portas para uma ampla gama de oportunidades de emprego, especialmente em empresas com operações internacionais.

Networking internacional

Durante o tempo que passam fora, os indivíduos têm a chance de construir uma rede de contatos internacionais.

Essas conexões podem ser inestimáveis ​​para futuras oportunidades profissionais, permitindo o acesso a mercados internacionais e estabelecendo relações com setores e culturas diferentes.

Desenvolvimento de habilidades interpessoais 

Viver em um ambiente estrangeiro desafia os intercambistas a se adaptarem a novas situações e a se comunicarem efetivamente com pessoas de origens diversas. Essas experiências fortalecem habilidades interpessoais, como resiliência, flexibilidade, empatia e habilidades de negociação. Todas essenciais para o sucesso profissional.

Ampliação do currículo

Ter um período de intercâmbio em seu currículo mostra aos empregadores que você é uma pessoa que busca desafios e está disposto a sair da zona de conforto. Demonstra proatividade, iniciativa e capacidade de se adaptar a diferentes ambientes de trabalho.

Dicas de como fazer um intercâmbio

1- Pesquise sobre os destinos

Antes de decidir onde realizar seu intercâmbio, pesquise sobre os países, cidades e instituições educacionais disponíveis. Considere fatores como cultura, clima, custo de vida e confiança das universidades ou escolas.

2- Estabeleça um objetivo claro

Defina suas metas para o intercâmbio!

Quer aprimorar um idioma específico? Buscar conhecimento em uma área acadêmica específica? Ou simplesmente vivenciar uma nova cultura? 

Ter um objetivo claro ajuda você a escolher o programa de intercâmbio mais adequado.

3- Planeje financeiramente 

Faça um planejamento financeiro cuidadoso para cobrir as despesas relacionadas a todo o processo, como passagens aéreas, taxas acadêmicas, acomodação, seguro saúde e despesas pessoais. Considere a possibilidade de buscar bolsas de estudo ou programas de financiamento disponíveis.

4- Busque informações sobre programas de intercâmbio

Entre em contato com instituições de ensino, agências especializadas em intercâmbio ou embaixadas para obter informações sobre programas disponíveis. Eles podem fornecer orientações sobre os requisitos, prazos e documentos necessários.

5- Aprimore seu currículo 

Invista em atividades extracurriculares que enriqueçam seu currículo, como voluntariado, participação em projetos de pesquisa ou estágios. Isso ajudará a destacar sua candidatura durante o processo de seleção para programas de intercâmbio.

Para proporcionar experiência internacional aos seus estudantes, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, conta com o Escritório Internacional – International Office que gerencia o programa de mobilidade internacional acadêmica e oportunidades de estudo fora do país, atuando em parceria com instituições acadêmicas em âmbito global. 

Nele, o aluno encontrará todo o apoio necessário, desde a orientação sobre como planejar a experiência, a instituição mais adequada no exterior, como funcionam os processos de aplicação, a escolha de cursos e disciplinas, até o suporte para a viagem propriamente dita.

Os acordos de cooperação possibilitam a mobilidade e o intercâmbio de estudantes e de docentes.

Seja você também um aluno da ESEG e invista no seu futuro de diversas maneiras. 

Ações: