Ensino Superior
   
Descubra por que é tão crucial saber como se destacar no mercado e confira como isso impacta o desenvolvimento da sua carreira. Clique aqui!
como se destacar no mercado de trabalho

Saiba como se destacar no mercado de trabalho com estas 5 dicas

Há algumas décadas, se você perguntasse a alguém como se destacar no mercado de trabalho no Brasil, a resposta se resumiria a terminar o Ensino Médio e ingressar em uma faculdade.

Porém, os tempos são outros e o mercado se modificou, tornando-se mais complexo e multifacetado. Isso se deve não só à tecnologia, mas também ao avanço das causas sociais, às mudanças legais na relação entre empresa e consumidor, ao surgimento de profissões, às descobertas científicas e muito mais.

Com isso, o que antes era um caminho simples a ser seguido — com início e fim predeterminados —, tornou-se apenas a primeira etapa para a construção de uma carreira bem-sucedida. Não é à toa que muitos jovens que estão prestes a começar uma graduação têm dúvidas sobre como proceder para alcançar o futuro profissional desejado. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você nesse processo. Veja na sequência.

A importância de se destacar no mercado

Saber como se destacar no mercado de trabalho é importante porque, por meio desse conhecimento, você evita escolhas equivocadas ao entrar no Ensino Superior, como o mau gerenciamento do seu tempo, o desperdício dos seus recursos financeiros e, em especial, os perigos da zona de conforto.

Afinal, quando se está nela, você se habitua a ter sempre mais do mesmo. Não vai atrás de novas oportunidades profissionais, não busca aperfeiçoar o seu currículo e não quer correr riscos ao investir em novos cargos, projetos e empreendimentos que lhe proporcionem mais experiência, contatos e desenvolvimento de soft e hard skills.

Esses são erros que muitas pessoas cometem. Eles as deixam estagnadas na profissão que escolheram, sem produzir da forma que esperavam e sem desafios que as instiguem a aprender e a se manter atualizadas.

5 dicas que você precisa conhecer para planejar a sua carreira

“Já captei por que é tão relevante entender como se destacar no mercado de trabalho. Porém, como posso fazer isso na prática?”, você deve estar se perguntando. Para ajudar, listamos 5 dicas essenciais que mostram como para trabalhar esse conhecimento ao seu favor, inclusive antes mesmo de você prestar vestibular ou iniciar as suas experiências profissionais. Confira com atenção.

1. Estabeleça metas

Para começar, estabeleça metas para a sua carreira. Elas vão funcionar como um “farol”, guiando-o ao longo da sua experiência universitária e do seu ingresso no mercado, de modo que você não fique perdido e investindo em coisas que só atrasam você. Por exemplo, imagine que o seu desejo é montar uma empresa e se tornar um grande empreendedor na área do varejo.

Com esse objetivo determinado, você vai escolher o curso certo para se aprofundar em gestão comercial. Além disso, vai participar de atividades acadêmicas que contribuem para valorizar o seu currículo e procurar por empregos que o permitam conhecer e se familiarizar com os aspectos financeiros, administrativos, jurídicos e de recursos humanos por trás de um negócio.

2. Invista em qualificação profissional

Para concretizar suas metas, é importante também investir em qualificação profissional. A melhor forma de obtê-la é, sem dúvidas, por meio de uma formação continuada. Ou seja, a realização de uma pós-graduação lato sensu e de cursos livres que permitam a você desenvolver o perfil de profissional tão almejado pelo mercado: proativo, com capacitação teórica e técnica e detentor de múltiplas competências e habilidades.

3. Explore diferentes locais de produção

Durante as suas experiências profissionais, procure não exercer apenas as mesmas funções, muito menos trabalhar sempre no mesmo local de produção. Por exemplo, se você é advogado que atua com Direito Empresarial, não passe anos da sua carreira assumindo casos parecidos e exercendo a profissão dentro de escritórios de advocacia.

Também procure por oportunidades de atuar dentro de organizações e ter uma vivência corporativa que agregue conhecimento e experiência de campo de quem, geralmente, é o seu cliente. Tenha em mente que, embora seja mais simples e fácil assumir um emprego similar aos anteriores, isso poderá mantê-lo em uma zona de conforto sem fim.

Além disso, é uma postura que engessa a sua capacidade de lidar com situações diferentes, com níveis distintos de pressão e negociações de grande escala e com prazos apertados, o que o torna, com o passar do tempo, um profissional incapaz de se adaptar, evoluir e crescer com qualquer companhia no futuro do mercado de trabalho.

4. Seja comunicativo

A quarta dica é ser comunicativo, especialmente no seu ambiente laboral. Porém, não confunda comunicação com ter boa oratória. Na verdade, trata-se de se colocar à disposição para dar e receber feedbacks a subordinados e superiores, influenciar de forma positiva equipes de colaboradores, saber defender as causas e os compromissos da companhia e ter jogo de cintura para negociar questões contratuais, financeiras e legais.

Isso mostra comprometimento com os objetivos da organização, versatilidade para lidar com os desafios que surgem na rotina e capacidade para assumir funções cada vez mais estratégicas e com alto grau de responsabilidade — o que significa não só promoções e um plano de carreira concreto, mas principalmente o reconhecimento pelo trabalho que você desenvolve.

5. Faça networking

Por fim, mas não menos importante: participe de eventos empresariais e acadêmicos e faça networking. Essas ocasiões são ótimas oportunidades para estreitar laços com colegas, aproximar-se de potenciais parceiros, conhecer profissionais influentes no ramo, entre outras vantagens.

Essas são pessoas que podem indicar você para vagas exclusivas no seu campo de atuação, oferecer emprego, propor negócios e projetos, sugerir fornecedores para o seu empreendimento, e por aí vai. Isso sem falar na troca de informações sobre as tendências do mercado de trabalho. Portanto, ter uma rede de contatos pode ser um fator-chave na sua carreira.

Saber como se destacar no mercado de trabalho é fundamental para concentrar os seus esforços naquilo que, de fato, trará retorno ao longo da sua jornada profissional: a sua formação acadêmica. Isso garantirá que a sua carreira não acabe estagnada e que você alcance novos patamares. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas.

Gostou do post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e incentivar outras pessoas a crescer no mercado pelo caminho certo?

Shares: