Como não procrastinar nos estudos? Veja 5 dicas
Sem dúvidas, um dos principais inimigos dos estudantes que estão se preparando para o vestibular ou para o Enem é a procrastinação. Deixar os estudos para depois pode ser um péssimo negócio, principalmente para quem precisa revisar um grande volume de conteúdo.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 dicas valiosas para não procrastinar nos estudos e conquistar os melhores resultados. Confira!
Afinal, o que é procrastinação?
A procrastinação pode ser definida como o adiamento de ações ou tarefas. Esse ato pode parecer simples e inofensivo, mas, quando se torna recorrente, traz muitos prejuízos.
O procrastinador tende a se sentir culpado, estressado e com vergonha por não cumprir com suas responsabilidades. Todas essas sensações afetam a produtividade, gerando um círculo vicioso de procrastinação. Mas, afinal, como sair dessa situação na hora de estudar? Veja!
5 dicas para não procrastinar nos estudos
Nós sabemos que a rotina de estudos pode ser cansativa, mas é preciso manter a motivação e a disciplina para atingir as suas metas. Listamos abaixo algumas dicas importantes para quem deseja deixar a procrastinação para trás.
1. Defina pequenas metas
Muitas vezes, os estudantes trocam as atividades que precisam realizar por aquelas que oferecem um senso de compensação mais rápido. Nesse ponto, criar listas com pequenas metas diárias é uma excelente alternativa.
A sensação de ter realizado todas as tarefas no final do dia pode ser muito satisfatória. Contudo, lembre-se de estabelecer metas realistas, para evitar frustrações.
Veja alguns exemplos que você poderá utilizar:
- ler dois capítulos de um livro;
- fazer 3 exercícios de matemática;
- escrever uma redação de 30 linhas;
- criar um mapa mental;
- assistir um documentário sobre fatos históricos.
2. Faça um cronograma de estudos
Definir pequenas metas diárias ajuda a manter a motivação, mas é preciso organizar todo o conteúdo que você precisa estudar, para não esquecer de temas importantes. Para isso, o mais indicado é montar um cronograma de estudos completo.
Você pode planejar uma agenda semanal com todas as matérias que precisa estudar. Além de ajudar a criar uma rotina, essa prática evita que o estudante procrastine o estudo daqueles temas que não gosta.
3. Controle o tempo
As pessoas que costumam procrastinar têm uma percepção de tempo diferente. Podem passar horas distraídas nas redes sociais, por exemplo, mas não conseguem manter a concentração em determinadas atividades.
Para solucionar essa questão, podem ser usados métodos de gestão do tempo, como o Pomodoro. Essa técnica foi criada na década de 1980, pelo estudante italiano Francesco Cirillo, que buscava uma solução para a sua baixa produtividade na universidade.
A saída foi criar um método no qual ele divide seu tempo em períodos de 25 minutos de concentração e 5 minutos de intervalo. A cada 4 períodos de concentração, o estudante pode fazer uma pausa longa, de 15 minutos. Esse processo ajuda o cérebro a processar as informações e torna a rotina mais dinâmica.
No início, Cirillo utilizava um cronômetro de cozinha em formato de tomate (pomodoro, em italiano) para fazer o gerenciamento do seu tempo. Atualmente, já existem aplicativos para celular e extensões para navegadores que fazem esse controle.
4. Crie novos hábitos
A procrastinação também está relacionada ao desejo de adiar tarefas consideradas chatas ou desconfortáveis. Para deixar esse hábito para trás, você precisará quebrar padrões e treinar o seu cérebro para sair do ciclo negativo, realizando tarefas diferentes. Que tal tomar um banho gelado pela manhã, acordar um pouco mais cedo ou começar a praticar atividades físicas?
5. Cuide da sua saúde
O período pré-vestibular pode gerar um certo nervosismo, não é mesmo? Por isso, é muito importante cuidar da sua saúde mental e buscar compreender por quais motivos você está procrastinando. Inclua momentos de reflexão e relaxamento em sua agenda, atente-se à sua alimentação e descanse bem.
Agora que você já sabe como não procrastinar nos estudos, aproveite para cadastrar o seu e-mail na nossa newsletter e receber dicas sobre vestibular e graduação.