Engenharia de ProduçãoMercado de Trabalho
   
A Engenharia de Produção oferece uma ampla gama de oportunidades em indústrias e serviços, combinando gestão, otimização de processos e inovação. O curso prepara para a alta demanda e salários competitivos.
Como a Engenharia de Produção pode impulsionar sua carreira no mercado de trabalho?

Como a Engenharia de Produção pode impulsionar sua carreira no mercado de trabalho?

Está pensando em fazer carreira na Engenharia de Produção, mas tem dúvidas sobre oportunidades dessa profissão no mercado de trabalho? Pois saiba que, ao cursar essa faculdade, você terá uma grande diversidade de segmentos e oportunidades de atuação da área.

Ao longo do curso, o aluno desenvolverá uma série de habilidades, como gestão da produção, otimização de processos e pensamento crítico, potencializando a diferenciação dele no cenário profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para entender o que faz um engenheiro de produção e como é o seu campo de atuação.

O que faz um engenheiro de produção no mercado de trabalho?

O engenheiro de produção é o especialista com função de controlar o processo de fabricação de produtos e a utilização dos recursos necessários para essa finalidade.

O profissional é responsável por projetar e implementar sistemas de produção e buscar meios para alcançar, otimizar e propor soluções inovadoras para o processo produtivo. O objetivo é manter a eficiência nesses processos para, de forma estratégica, impulsionar o sucesso das operações na organização na qual atua.

Por conta de suas habilidades, o engenheiro de produção pode atuar em diversos setores, entre eles: 

  • indústrias de automóveis; 
  • indústrias de mecânica;
  • indústrias de alimentos; 
  • indústrias de siderurgia; 
  • serviços em órgãos públicos.

Entre suas atividades diárias, o profissional avalia os processos dentro da organização para que, assim, seja capaz de identificar oportunidades de melhorias, desenvolvendo estratégias focadas em otimizar a eficiência operacional.

Além disso, planeja e monitora a produção, o que vai desde definir a quantidade de produtos que serão fabricados até o controle e gestão da qualidade, para garantir que os padrões estabelecidos sejam seguidos.

Suas funções também envolvem supervisionar o estoque de matéria-prima, verificando se há suprimentos suficientes para evitar excessos ou faltas. A análise e pesquisa por maneiras de reduzir os custos de produção e explorar oportunidades de inovação para melhorar a eficiência e competitividade da organização é outra parte do seu trabalho.

++ Leia mais: Onde o engenheiro de produção pode trabalhar?

Qual o valor do salário de um engenheiro de produção no Brasil?

Se você deseja seguir a carreira, deve estar pensando: qual o valor do salário de um engenheiro de produção? Por se tratar de uma função de grande relevância para a indústria, o valor pago deve ser condizente com sua importância.

A remuneração média para os cargos nessa área é de R$ 7.500,00, podendo chegar a R$ 10.900,00 de acordo com o setor e nível de experiência do profissional.

Vale ressaltar que, após a formação, há um grande potencial de crescimento financeiro, sendo possível atuar no setor público ou privado, em empresas de diversos portes e segmentos, desde nacionais a multinacionais.

Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Produção e o que você aprende?

Antes de dar início a uma faculdade, também é importante saber o tempo de duração do curso. Para a formação em Engenharia de Produção, a duração do curso é de cinco anos, que são divididos em 10 semestres.

No decorrer dos anos do curso, o aluno é preparado para enfrentar os desafios do mercado, estudando matérias que vão desde matemática e física até gestão e tecnologia.

Para ter uma noção melhor, confira as principais disciplinas que fazem parte do conteúdo programático do curso de Engenharia da Produção:

  • Engenharia de Operações;
  • Química e Física;
  • Controle de Produção;
  • Processos de Fabricação;
  • Gestão de Suprimentos;
  • Custos e finanças;
  • Desenho Mecânico;
  • Gestão Econômica e Empresarial;
  • Pesquisa Operacional;
  • Desenvolvimento de Produtos;
  • Gestão Estratégica e Organizacional;
  • Estratégias de Produção;
  • Engenharia do Produto;
  • Cálculo;
  • Ergonomia.

Quais são as vantagens do curso de Engenharia de Produção?

Cursar Engenharia de Produção pode proporcionar uma série de vantagens, já que se trata de uma carreira com diversas oportunidades e um futuro promissor.

Para começar, o engenheiro de produção pode atuar em diferentes tipos de segmentos, como comércio, indústria, logística e serviços, o que dá ao profissional maior flexibilidade para definir seu caminho.

Além disso, existe um aumento na demanda, com necessidade das empresas em contar com profissionais qualificados, capazes de otimizar a produtividade, garantir que os produtos e serviços atendam à qualidade exigida e alcancem menores custos de produção.

Outro ponto interessante relacionado à carreira de Engenharia de Produção se deve à globalização, levando empresas a expandir suas operações para fora do país. Dessa forma, a internacionalização abre um novo leque de atuação para os profissionais dessa área, requisitados para adaptar os processos produtivos no mercado internacional.

++ Leia mais: O papel da Engenharia de Produção na Indústria 4.0

Como você viu ao longo deste artigo, fazer o curso de Engenharia de Produção é uma ótima oportunidade para você se preparar para o mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso nas empresas. 

Os cursos da Faculdade ESEG podem ajudar você no seu desenvolvimento profissional. Continue conosco e conheça 4 profissões que estão em alta no Brasil!

Siga a Faculdade ESEG nas redes sociais:

Shares: