O que é atitude empreendedora?
Quando o assunto é empreendedorismo, muitas pessoas relacionam o termo aos profissionais que montam os seus próprios negócios. Essa percepção não está errada, porém, o conceito de empreendedorismo vai muito além de ser “o dono da empresa”. A atitude empreendedora pode ser adotada por funcionários, servidores públicos e até mesmo estudantes.
Neste post, vamos explicar como ter uma atitude empreendedora e se destacar no mercado de trabalho. Confira!
Afinal, o que é atitude empreendedora?
A atitude empreendedora pode ser definida por um comportamento focado em buscar soluções inteligentes e inovadoras para os problemas do cotidiano, mesmo diante de dificuldades, crises ou conflitos.
Na prática, podemos identificar algumas atitudes empreendedoras no dia a dia de profissionais das mais diversas áreas. Esses comportamentos promovem a melhoria dos processos e a conquista de resultados mais efetivos.
Antes de mais nada, a atitude empreendedora está relacionada à organização e ao planejamento. É preciso estruturar os passos importantes para tirar uma boa ideia do papel.
A proatividade também é fundamental para quem deseja se destacar nessa esfera. Ao invés de esperar que alguém delegue uma tarefa, o empreendedor observa o ambiente, identifica as necessidades e aponta as ações que podem fazer a diferença.
Resiliência, essa palavra que constantemente é usada no mercado de trabalho, faz parte do vocabulário do empreendedor. Afinal, é preciso enfrentar dificuldades para alcançar objetivos maiores. Criatividade também é uma característica do empreendedor. Esses profissionais estão sempre buscando soluções inovadoras para os problemas.
Por fim, podemos destacar a liderança como um exemplo de atitude empreendedora. Nesse ponto, a liderança não está, necessariamente, relacionada ao cargo que o profissional ocupa, mas, sim, à sua capacidade de impactar positivamente seus colegas de trabalho.
Como ter uma atitude empreendedora no trabalho?
Para se desenvolver profissionalmente, existem diversas maneiras de adotar uma atitude empreendedora. Confira algumas delas!
1. Conheça o mercado e suas tendências
O profissional que possui atitude empreendedora está sempre de olho no que está acontecendo no mundo dos negócios e consegue identificar as principais tendências, visando o futuro. Essa percepção permite que o empreendedor esteja sempre um passo à frente dos concorrentes, o que é fundamental em um mercado de trabalho tão dinâmico.
2. Desenvolva sua autonomia
Desenvolver autonomia significa fortalecer a capacidade de autogerenciamento e tomada de decisão. O profissional com atitude empreendedora demonstra proatividade e segurança em suas ações.
3. Seja curioso
Não se limite em conhecer apenas as suas funções e o seu departamento na empresa. Demonstre interesse, converse com colegas de outros setores e procure entender como todos os processos da organização funcionam. Essa visão holística do negócio é uma importante característica das mentes empreendedoras.
4. Leia a realidade por diversos ângulos
O profissional empreendedor analisa um mesmo problema por meio de diferentes perspectivas. Assim, consegue buscar respostas mais efetivas para suas questões. Portanto, exercite a sua empatia, coloque-se no lugar de seus clientes, colegas ou gestores.
5. Desenvolva suas soft skills
Além de adquirir conhecimentos técnicos relacionados à sua área de atuação, é muito importante desenvolver habilidades comportamentais, que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Fatores como boa comunicação, liderança, inteligência emocional, criatividade e colaboração fazem parte da atitude empreendedora.
Gostou de ler sobre atitude empreendedora? Se você tem interesse por esse tema, vai gostar de conhecer o Núcleo de Empreendedorismo da ESEG, um espaço voltado para a discussão de temas como Finanças para Empreendedores, Administração do Tempo e dos Recursos e Desenvolvimento de Produtos e Serviços.