8 dicas para aprender inglês para o vestibular
A preparação para o vestibular não é nada fácil, por isso exige muita dedicação. Afinal, há uma quantidade grande de matérias e assuntos para estudar. No entanto, é possível utilizar algumas estratégias para auxiliar na compreensão das disciplinas. Aprender inglês, por exemplo, pode ficar mais fácil com algumas dicas.
O idioma assusta muita gente, mas é importante ter o domínio (pelo menos básico) da leitura não somente para arrasar nas provas e ingressar no Ensino Superior, mas também para o mercado de trabalho — já que a língua inglesa é pré-requisito para os cargos mais concorridos.
Está curioso em saber como melhorar o rendimento nos estudos de inglês? Então anote as 8 dicas que trouxemos neste post e comece a colocá-las em prática!
1. Estude os tempos verbais
É importante que o aluno saiba situar em que tempo está ocorrendo a ação na frase. Para isso, é preciso caprichar nos estudos dos tempos verbais e, assim, determinar se a referência é para o presente, passado ou futuro.
Pode parecer algo complicado, mas saiba que os tempos verbais no inglês são bem menores do que em português — o que facilita bastante na hora de estudar.
Para conseguir um domínio básico de leitura, é importante saber, no início, os tempos verbais mais simples, como:
- simple present (presente simples);
- simple past (passado simples);
- simple future (futuro simples).
São tempos verbais com regras muito parecidas de conjugação, o que vai ajudar a aluno a fixar o conteúdo com mais facilidade.
2. Tenha atenção especial aos artigos
Além dos tempos verbais, a compreensão do texto pode ficar mais fácil com o domínio dos artigos. Assim, tenha bem clara a diferença entre os artigos indefinidos (“a”, “an”) e o definido (“the”). Eles apontam se foi feita a referência a um objeto pela primeira vez (“a”, “an”), bem como se a palavra está no singular ou plural (“a cat”, “the cats”).
3. Leia textos em inglês
Se você quer aprender o idioma para entrar na faculdade, sabe que deve conhecer alguns pontos da gramática. Porém, o estudo pode ser mais efetivo se você começar a ler textos em inglês. É importante ter esse hábito, mesmo que, no início, você não consiga traduzir todas as palavras.
Fazer a leitura de textos diversos, como narrativas, artigos ou reportagens, vai facilitar a compreensão de como se dá a construção das frases e de sentido na língua inglesa. Se quiser, pode começar com histórias infantis antes de passar para conteúdos mais complexos.
O ideal é começar pela escolha: se a intenção é melhorar o inglês com livros, escolha aqueles mais recentes, com um vocabulário atualizado. E não se prenda somente às palavras — preocupe-se em entender a narrativa como um todo.
4. Pratique redação em inglês
Praticando regularmente a leitura em inglês, você terá mais chances de se dar bem na escrita. Para isso, é preciso muito treino. Mesmo que ainda tenha algumas dificuldades com a grafia das palavras, arrisque-se. Pegue papel e caneta ou sente-se na frente do computador e dê início ao trabalho.
É importante ir se acostumando com o idioma e, em caso de dificuldades, consultar uma gramática e o dicionário. O Google Tradutor também é uma ferramenta interessante para solucionar dúvidas simples. Só não fique dependente dele para tudo. Quanto mais você exige que o seu cérebro pense em inglês, mais fácil fica a aquisição das regras da língua.
5. Faça os exercícios de vestibulares anteriores
Seguindo nesse mesmo sentido de que a prática leva à perfeição, uma boa dica para aprender inglês é resgatar exercícios de vestibulares de anos anteriores. Leia atentamente o enunciado e procure se concentrar para conseguir interpretar o texto. Se preferir, pode usar até mesmo um cronômetro para entrar em clima de prova.
O treino vai ajudar o aluno a ficar mais à vontade com o formato, tipos de textos e a estrutura das questões. Além disso, ele vai conseguir identificar os tópicos com os quais têm maior dificuldade e pode dar aquele reforço na hora da revisão.
6. Assista a filmes com legenda em inglês
O bom de aprender inglês é que você não precisa ficar somente nos livros, apostilas e cadernos. Dá para sentar no sofá e relaxar na hora de estudar. Como? Assistindo seus filmes e séries favoritos com legendas no idioma original. Você terá o texto e áudio ao mesmo tempo — o que facilita muito na hora da compreensão.
No início, é preferível selecionar episódios que você já conhece até para facilitar no entendimento de cada fala. Se preferir, convide os amigos que também estão estudando para o vestibular para participar da sessão com você, assim vocês podem tirar dúvidas juntos.
7. Acompanhe letras de música em inglês
Se você é amante de música, que tal ter acesso às letras de uma banda ou artista para você acompanhar na hora de ligar o som? É uma maneira descontraída de entender o idioma.
Se preferir, assista ao show ou videoclipe no Youtube com a legenda. Vá destacando as palavras desconhecidas para depois checar no dicionário o significado. Ouvir músicas em inglês é uma ótima opção para treinar o ouvido — e também outra oportunidade para estudar em grupo.
8. Utilize aplicativos de ensino de idiomas
Sabia que até mesmo o seu smartphone pode ser um aliado na hora de aprender inglês? Com o dispositivo, sempre visto como motivo de distração, é possível dar aquela com força com diversos aplicativos (muitos deles gratuitos) que oferecem uma maneira interativa de compreender idiomas.
O Duolingo, por exemplo, é uma ferramenta bastante prática e divertida, já que se baseia em jogos. O aluno pode acumular pontos e subir no ranking quando consegue terminar as etapas. Dá para aprender falando, lendo, ouvindo ou escrevendo. Outro aplicativo bastante popular é o Babbel, que permite ao aluno descobrir o significado das palavras com situações do dia a dia. Tem ainda uma funcionalidade que ajuda no treino da pronúncia.
Viu só como pode ser fácil e até divertido aprender inglês? Dessa forma, você vai se sair muito bem nas provas dos vestibulares. Faça bom uso da Internet: lá, o contato com conteúdos na língua estrangeira é maior, o que ajuda na hora de procurar formas mais dinâmicas para estudar o idioma.
Gostou das nossas dicas que vão ajudar na preparação para o vestibular? Então siga nossas redes sociais agora mesmo e receba conteúdos como esse.