O que é e como funciona Computação Quântica?
A Computação Quântica foi proposta pela primeira vez na década de 1980, mas somente recentemente a tecnologia avançou o suficiente para permitir aos pesquisadores construírem máquinas quânticas reais para colocar em prática a idealização de quase 40 anos atrás.
Mas, afinal, o que é exatamente esta tecnologia?
Vamos te explicar.
++ Leia mais: O que é lógica computacional e como aprender sobre ela?
O que é Computação quântica?
A computação quântica é uma das mais promissoras tecnologias emergentes da atualidade. Seu campo de atuação é multidisciplinar e compreende áreas da física, matemática e informática.
Para se ter uma ideia, enquanto os computadores tradicionais usam bits para armazenar informações (que são sempre escritas 0 ou 1), a computação quântica usa qubits (unidades de informação quântica), que podem estar em um estado superposto de 0 e 1 ao mesmo tempo.
Esse fato permite que os problemas se resolvam muito mais rapidamente do que com os computadores clássicos.
++ Engenharia de computação: tudo o que você precisa saber sobre o curso
Como funciona e quais os benefícios da Computação Quântica?
Com fortes bases teóricas nos comportamentos da física quântica, a computação quântica exige implementação de diversas funções que manipulam os elementos dentro deste paradigma, como a sobreposição, emaranhamento e a interferência quântica.
Para a implementação de um sistema físico de computação quântica é necessário desenvolver um componente responsável pelo armazenamento dos qubits, outro para enviar e receber sinais deles e um terceiro, representado por uma máquina clássica, responsável pelo envio de instruções desta arquitetura.
Um dos seus exemplos de benefício está na fatoração de números grandes (principal base das criptomoedas).
Este é um problema muito difícil para os computadores clássicos, e pode ser resolvido de forma muito mais rápida pelos computadores quânticos, o que implica de maneira bastante significativa nos quesitos de segurança da informação.
Além disso, os computadores quânticos têm o potencial de revolucionar muitas outras áreas da computação, desde a simulação de moléculas complexas até a otimização de processos empresariais e científicos.
Também pode ajudar a resolver problemas importantes para a humanidade, como encontrar soluções para a mudança climática e desenvolver novos medicamentos.
Grandes empresas, como Google e IBM, fazem computadores quânticos cada vez mais potentes. No entanto, existem algumas barreiras como a dificuldade em controlar qubits individuais (pois são extremamente sensíveis a perturbações do ambiente), a correção de erros e as linguagens de programação, pois são completamente diferentes das tradicionais.
++ Leia mais: Engenharia de Computação: muito além da programação
Mercado de trabalho para área de Computação Quântica
A Computação Quântica ainda é uma área recente no mercado; no entanto, é uma grande tendência para um futuro não tão distante.
De acordo com a estimativa de especialistas da área, no máximo em cinco anos esta tecnologia trará impactos inimagináveis para as empresas e a necessidade de profissionais capazes de executar tarefas correlatas.
Desde a pandemia houve um crescimento exponencial no setor de tecnologia da informação e ciência da computação, uma vez que o digital se tornou a solução para segurar e reerguer as empresas.
Assim, visando um crescimento profissional na área tecnológica, focar em cursos que deem uma base para os conhecimentos que claramente são tendências é uma ótima aposta para quem está começando a estudar.
A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa oferece graduações focadas nisso, como o curso de Engenharia da Computação, sempre com profissionais atualizados e capazes de encaminhar os alunos para o melhor de suas carreiras.
Siga a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa nas redes sociais: