DicasEnsino Superior

programas-estudantis

Caminhos para conseguir fazer uma faculdade: programas estudantis ou bolsa de estudos?

O ensino superior costuma ser o próximo passo na vida dos jovens que estão na reta final do ensino médio e, boa parte deles, busca ingressar em uma das universidades públicas, já que, dessa forma, não há o custo com as mensalidades.

No entanto, a concorrência é muito grande e esta não é uma missão fácil. Assim, muitos acabam desistindo por não se verem em condições de custear as mensalidades de uma instituição particular.

Mas será que a desistência é o único caminho? Podemos te afirmar que não.

Confira algumas opções para conseguir iniciar o sonho de fazer uma graduação.

Qual a importância de cursar uma faculdade?

Com certeza você já deve ter escutado por aí a fala “faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho!”, mas o que significa e o que é necessário para ser um profissional qualificado?

Hoje em dia, existem profissões que não tem a obrigatoriedade de apresentar um diploma, porém o impacto do diploma na realidade profissional atual é bem forte. Por isso, se você cursar a faculdade é um passo extremamente importante para o seu futuro.

A faculdade permite ao jovem dar início às suas qualificações profissionais e preencher pré-requisitos de formação, enquanto a experiência torna o perfil mais atrativo.

Algumas vantagens a serem levadas em consideração são:

• Ser mais valorizado pelas empresas;
  • Índice maior de empregabilidade;
  • Acesso a salários melhores;
  • Com um currículo melhor, há mais oportunidades profissionais.

Considerando essa relevância, ao longo dos anos alguns programas estudantis foram criados pelos governos.

Quais são os principais programas estudantis?

Em época de vestibular, escutamos diversos nomes de programas estudantis que podem ajudar muito a ingressar na faculdade dos sonhos.

Mas quais são e como funcionam os programas estudantis?

Os programas estudantis são programas de financiamento destinados aos estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e que possuem uma avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Hoje, existem duas modalidades do modelo de financiamento estudantil: o Fies e o P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil), o Prouni e o Sisu.

• A modalidade Fies é direcionada aos estudantes que possuam uma renda familiar bruta que chega até três salários mínimos per capita e oferece taxa de juros zero.
    Uma porcentagem da mensalidade é paga pelo governo federal como se fossem parcelas de um empréstimo. O aluno começa a pagar esse “empréstimo” após algum tempo de formado.
  •  O  P-Fies é destinado aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até cinco salários mínimos.

• Já o Prouni é um programa que dá ao aluno a chance de obter uma bolsa de 50% ou 100%, de acordo com a nota das provas do ENEM, levando em consideração principalmente a redação. Esta modalidade não diz respeito a um financiamento, portanto o aluno não precisará pagar o valor de bolsa que foi concedido.
  • O Sistema de Seleção Unificada, ou mais conhecido como Sisu, programa do Governo Federal criado em 2010 e que seleciona estudantes para universidades federais e estaduais de acordo com os resultados obtidos no ENEM.

Além dos programas estudantis oferecidos pelo governo, outra opção é a bolsa de estudos oferecida pelas próprias universidades como uma forma de auxílio financeiro voltado para os estudantes, ofertando mensalidades menores mediante ao resultado obtido em seu próprio vestibular.

No entanto, nem sempre há essa disponibilidade e o número de contemplados costuma ser menor do que os que conseguem as vagas pelos programas.

Por que o Prouni é uma excelente ideia?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa estudantil criado em 2004 pelo governo federal, que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de educação superior não gratuitas para estudantes de baixa renda.

Por se tratar de um programa em que o estudante não precisará pagar nada durante ou após o curso ser concluído, a concorrência no Prouni é muito grande, o que requer uma nota melhor no Enem.

Além disso, para ser selecionado para ele é necessário ter cursado os 3 anos de Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escola particular, comprovando sempre a renda per capita.

Atualmente a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa trabalha com o Prouni, pois acredita no direito de todos à educação e em formar os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

Ao longo do ano são abertos também alguns processos seletivos com concessão de bolsas. Fique de olho e agarre a oportunidade de estudar em uma excelente Instituição de Ensino.