Ensino Superior
   
Iniciação Científica na ESEG

5 motivos para fazer Iniciação Científica na ESEG

Fazer iniciação científica durante a graduação proporciona diversos benefícios para os estudantes. Além de expandir o aprendizado adquirido em sala de aula, essa experiência enriquece o currículo e abre as portas para a carreira acadêmica. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa conta com seis Núcleos de Pesquisa que visam proporcionar o ambiente ideal para a pesquisa. Continue a leitura e veja 5 motivos para fazer iniciação científica na ESEG. 

O que é iniciação científica?

Iniciação científica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por estudantes do Ensino Superior durante a graduação. Esse tipo de pesquisa pode ser aplicado sobre diferentes temáticas com o intuito de encontrar soluções ou respostas para uma questão.  

De acordo com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, alguns dos objetivos específicos da iniciação científica são:

  • despertar a vocação científica e incentivar novos talentos; 
  • reduzir o tempo médio da titulação de mestres e doutores; 
  • estimular a articulação entre graduandos e pós-graduandos;
  • proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa;
  • ampliar o acesso à cultura científica. 

Núcleos de Pesquisa

Núcleo de Pesquisa é um grupo composto por universitários e professores orientadores de uma Instituição de Ensino. Esses grupos têm como propósito fomentar projetos de pesquisa enquadrados em determinadas áreas de concentração. Se você deseja fazer iniciação científica durante a faculdade, é muito importante buscar informações sobre os Núcleos de Pesquisa da sua instituição de interesse. 

Quando fazer a iniciação científica?

Para ingressar na iniciação científica é preciso estar matriculado em um curso de graduação. Contudo, não existe um período específico para se inscrever. Na ESEG, a iniciação científica é incentivada desde o primeiro semestre. 

O ideal é que você tenha uma linha de pesquisa em mente, estabelecendo o que será investigado em seu projeto e com qual intuito. Você poderá conversar com os seus colegas, professores e orientadores para fazer essa escolha.  

Motivos para fazer iniciação científica na ESEG

Listamos 5 benefícios de fazer a iniciação científica na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa. Confira!

1. Núcleos em diferentes áreas

A ESEG possui seis Núcleos de Pesquisa em diferentes áreas:

Assim, os estudantes têm a oportunidade de optar pela temática que mais se encaixa em seus objetivos profissionais e acadêmicos. Vale ressaltar que alunos de todas as graduações podem se inscrever em qualquer um dos núcleos mantidos pela Faculdade. 

2. Temáticas atuais 

Os Núcleos de Pesquisa da ESEG são voltados a temas da atualidade, que fazem a diferença na economia e orientam as profissões do futuro. Além disso, os projetos desenvolvidos têm como objetivo atender aos desafios do cotidiano.  

Muito além de aprender como aplicar uma teoria ou tecnologia, os estudantes são incentivados a compreender como essas ferramentas podem impactar a sociedade positivamente. 

O projeto Floresta Sem Fim, por exemplo, tem o intuito de desenvolver pesquisas relacionadas à preservação das florestas brasileiras, destacando a importância do nosso bioma para o mundo e incentivando o uso sustentável dos recursos naturais. Já o Núcleo de Empreendedorismo da ESEG é aberto à comunidade e presta suporte a micro e pequenas empresas. 

3. Network

Uma das skills mais valorizadas no mercado de trabalho é a habilidade de trabalhar em grupo, compartilhando conhecimentos, considerando pontos de vista diferentes e trabalhando de forma colaborativa. 

A iniciação científica  proporciona a vivência entre alunos de diferentes áreas de conhecimento. Isso permite que um aluno de Engenharia de Computação troque experiências com um aluno de Economia, por exemplo. Assim, os estudantes aprendem em um ambiente mais real e próximo ao mercado. 

Além disso, o networking realizado durante os projetos pode proporcionar ótimas oportunidades para o futuro profissional. 

4. Apoio de orientadores experientes

A ESEG conta com professores experientes e atuantes no mercado de trabalho, que compartilham suas vivências e apoiam os alunos na iniciação científica e orientação profissional. 

Aliás, todos os projetos desenvolvidos durante a graduação, como visitas técnicas, iniciativas culturais e intercâmbios, contam com o suporte do corpo docente, que é formado por mestres, doutores e especialistas. 

5. Possibilidade de iniciar a carreira acadêmica

Se você tem interesse em continuar estudando mesmo depois da graduação e pensa em ingressar no mestrado ou doutorado, se dedicando à pesquisa, a iniciação científica é uma excelente forma de dar o primeiro passo rumo à sua carreira acadêmica. 

Gostou de conhecer os 5 motivos para fazer iniciação científica na ESEG? Então, aproveite para ler mais sobre a importância do Núcleo de Pesquisa em uma instituição

 

Shares: