Mercado de Trabalho
   
Exatas ou Humanas

Graduação de Exatas ou Humanas: quais as diferenças?

Se você está se preparando para ingressar no Ensino Superior, já deve ter ficado em dúvida entre escolher uma graduação de Exatas ou Humanas. Embora essa decisão costume acontecer ainda no Ensino Médio, quando o estudante passa a se identificar mais com as matérias de uma determinada área, é muito comum que questionamentos persistam. Pensando nisso, preparamos este post para ajudar a entender cada uma das áreas, além de dar 3 dicas para escolher entre Exatas e Humanas. Confira!

Diferenças entre Exatas e Humanas

A área das Ciências Exatas está relacionada às expressões quantitativas e aos métodos de testar hipóteses. Envolve cálculos, expressões matemáticas e medições. Na área de Exatas, como o nome sugere, a resposta para uma questão é o mais precisa possível, podendo ser única.

Por outro lado, as Ciências Humanas estão relacionadas ao estudo do ser humano e da sua relação com a sociedade. Essa área leva em consideração aspectos como comportamento, história, cultura e organização social. Na área de Humanas, uma questão pode suportar várias respostas.

Vale lembrar que as especialidades não se limitam a Exatas ou Humanas. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), existem oito áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

O curso de Economia, por exemplo, está inserido no campo das Ciências Sociais Aplicadas, um meio termo entre a área de Humanas e a área de Exatas.

Perfil dos estudantes de Exatas

Os estudantes da área de Exatas têm afinidade com números, raciocínio lógico e perfil analítico. Também demonstram interesse por tecnologia e adoram desmontar aparelhos para saber como funcionam por dentro. Na escola, têm mais interesse por matérias como Matemática, Física e Química.

Perfil dos estudantes de Humanas

Os estudantes da área de Humanas gostam de ler, são reflexivos e estão sempre fazendo pesquisas sobre os mais variados temas. Esse perfil costuma analisar a sociedade de forma ampla e tem facilidade de comunicação. Na escola, os estudantes de Humanas costumam ter interesse por matérias como História, Geografia, Português, Literatura, Filosofia e Sociologia.

Como escolher entre Exatas ou Humanas?

Se você ainda está na dúvida entre fazer um curso da área de Exatas ou um curso da área de Humanas, confira 3 dicas simples que podem ajudar na decisão.  

Faça uma autoanálise

Na hora de escolher uma área para estudo, é preciso considerar suas preferências e aptidões. Por isso, lembre-se das suas experiências no Ensino Médio e responda às seguintes questões.

  • Você tem interesse pela leitura?
  • Você costuma refletir sobre as questões da sociedade?
  • Você gosta de escrever e expor a sua opinião?
  • Você tem interesse por temas relacionados à História?
  • Gosta de aprender coisas novas e está sempre questionando as respostas?

Se você respondeu “sim” para a maior parte das questões acima, seu perfil está inclinado para a área de Humanas. Agora, reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Você gosta de Matemática?
  • Você tem interesse por tecnologia?
  • Você gosta de resolver problemas que envolvam números e fórmulas?
  • Você está sempre abrindo aparelhos e consertando coisas?
  • Você prefere questões com respostas precisas e únicas? 

Se você respondeu “sim” para a maior parte das questões acima, seu perfil está inclinado para a área de Exatas.  

Faça um teste vocacional

Outra dica para decidir entre Exatas e Humanas é fazer um teste vocacional on-line. Esse tipo de teste permite que o estudante se conheça melhor por meio de questionários sobre suas preferências, aptidões, expectativas e habilidades.

O teste vocacional relaciona as respostas colhidas às estruturas vocacionais que compreendem as profissões, podendo sugerir qual área mais combina com o estudante e quais carreiras seguir.

Pesquise a matriz curricular dos cursos de graduação

Um excelente exercício para clarear as ideias e decidir qual área seguir é analisar as grades curriculares dos cursos de graduação. Confira as matérias que são ministradas durante o curso e imagine como seria estudá-las. Reflita sobre cada uma delas. Você gostaria de aprender sobre esses temas? Teria dificuldade com algum tipo de conteúdo? 

Assim, é possível compreender os cursos de forma ampla e visualizar melhor as áreas de atuação. Isso ajudará a escolher entre um curso de Exatas ou Humanas.
Agora que você já sabe como escolher entre Exatas ou Humanas, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como escolher o curso ideal.

 

Shares: