Graduação para empreendedores: 3 cursos que você precisa conhecer
Você tem vontade de abrir o próprio negócio? Tem uma ideia e acredita que ela pode ser bem aceita pelo mercado, ou simplesmente deseja ter mais autonomia e poder de decisão no próprio trabalho? Se esse é o seu plano de carreira, uma graduação para empreendedores pode ajudá-lo a realizar seu sonho e obter sucesso.
E você não está sozinho nesse plano. Aparentemente, essa ideia está contagiando diversos brasileiros. Uma pesquisa divulgada em 2018 mostrou que, no país, nada menos que 66% dos entrevistados gostariam de abrir a própria empresa para terem mais liberdade e autonomia.
Mas você sabe o que é necessário para ter sucesso no próprio negócio? Quer entender como um curso de graduação pode ajudá-lo a impulsionar as vendas, administrar a empresa e garantir que ela tenha um ciclo de crescimento e vitória?
Então, não perca este post. Vamos falar um pouco mais sobre os desafios desse profissional e como a graduação para empreendedores pode fazer a diferença.
O que é ser empreendedor?
Na definição clássica, empreendedor é a pessoa que identifica oportunidades no mercado, cria um plano de ação e abre sua própria empresa. Seu objetivo pode ser montar um negócio a partir de uma ideia única e inovadora ou mesmo explorar atividades que já existem na área, mas com autonomia e de acordo com suas expectativas de qualidade e lucratividade.
Qual é a importância da graduação para empreendedores?
Apesar do interesse do brasileiro em empreender, o fato é que muitas novas empresas não têm sucesso no Brasil. Quase 25% dos negócios fecham entre o primeiro e o segundo ano de atividade. Cerca de metade não sobrevive por 4 anos. Portanto, são estatísticas preocupantes e que mostram a necessidade de o empreendedor se preparar para essa experiência.
O cenário econômico turbulento, crises políticas e a burocracia são alguns dos desafios que o empreendedor enfrenta. No entanto, esses problemas não são a principal causa da morte precoce de novos negócios. Especialistas apontam que dificuldades como a falta de conhecimento para a gestão e inabilidade para planejar ou executar ações de marketing são muito mais decisivas para o insucesso dessas empresas.
O que acontece, muitas vezes, é que o empreendedor entende muito da paixão que o leva a abrir um negócio — moda, gastronomia, estética, educação etc. —, mas pouco de administração. No dia a dia, ele se perde com tarefas que exigem competências relacionadas ao mercado, como gestão financeira e de pessoas, marketing e captação de clientes, organização das operações e logística, e assim por diante.
A conclusão é que, embora o empreendedor não tenha controle sobre os fatores externos que afetam seu negócio (política e economia), ele pode se preparar para administrar a empresa e ter o melhor resultado possível mesmo em cenários adversos. Uma graduação é fundamental para adquirir os conhecimentos necessários e desenvolver as competências que ele utilizará na sua rotina profissional.
Quais são as melhores graduações para quem quer empreender?
Agora que você já entendeu a importância de uma graduação para o sucesso do empreendedor, selecionamos alguns dos principais cursos que podem ajudá-lo a ter um excelente desempenho na gestão do seu negócio. Saiba quais são eles!
1. Administração
Administração é um dos cursos mais indicados para futuros empreendedores. A graduação aborda, de forma ampla e completa, todos os principais aspectos de um negócio: Gestão Financeira, Marketing, Planejamento e Estratégia de Negócios, Contabilidade, Direito, Recursos Humanos, entre outros. A amplitude do currículo faz dessa graduação uma das mais tradicionais do país, pois prepara o gestor para enfrentar os principais desafios que ele encontrará no dia a dia.
O administrador pode trabalhar com Marketing, por exemplo. Por melhor que seja o serviço ou produto que uma empresa oferece, ela só terá sucesso se os consumidores comprarem. Para que isso aconteça, ela precisa usar uma série de estratégias para mostrar que suas soluções são o que o público-alvo precisa para resolver seus problemas ou satisfazer seus desejos. É justamente isso que um profissional desse ramo faz.
Já com a disciplina de Contabilidade, o empreendedor está preparado para a gestão financeira do negócio. Ele desenvolverá competências relacionadas ao controle de gastos, pagamento adequado de tributos, cálculo de lucros e investimentos. Portanto, ele conseguirá acompanhar com pulso firme as contas da empresa, avaliar o risco e retorno dos aportes de capital, bem como encontrar alternativas legais para pagar menos impostos e viabilizar seu crescimento.
2. Engenharia de Produção
O coração de muitos negócios é a sua linha de produção. Se ela não for bem planejada, uma série de problemas podem acontecer: baixa produtividade, aumento da ocorrência de erros, falhas na qualidade, aumento dos custos e perda da rentabilidade. O engenheiro especializado nesse setor é capaz de otimizar esses processos e garantir o sucesso do empreendimento.
O engenheiro de produção controla toda essa área e cuida do abastecimento, fluidez dos processos, produtividade do sistema e sua rentabilidade. Para racionalizar o trabalho, ele gerencia recursos humanos, materiais e financeiros, adequando também as atividades logísticas e comerciais da empresa.
3. Engenharia da Computação
Um dos setores com previsão de grande expansão é o de tecnologia. Por isso, muitos empreendedores têm interesse em abrir novos negócios nessa área, impulsionados pelas oportunidades de mercado ou por ideias criativas que podem ser viabilizadas por meios digitais. Para quem tem a afinidade com TI e pretende criar uma empresa com soluções tecnológicas, o curso de Engenharia de Computação pode ser a melhor opção.
Quem opta por esse tipo de graduação, além de ser um dos profissionais mais bem pagos pelo mercado, tem uma série de alternativas de negócio. Depois de formado, esse engenheiro pode trabalhar com a construção de computadores e periféricos, bem como de sistemas computacionais. Existe a possibilidade de empreender em diversos setores e atender tanto o consumidor final quanto outras empresas e indústrias.
Finalmente, o empreendedorismo é uma opção de carreira que, além da realização pessoal, pode render um retorno financeiro excepcional. Ela garante liberdade e autonomia, mas também vem carregada de uma enorme responsabilidade.
No entanto, com o preparo adequado e os conhecimentos proporcionados por uma graduação, o empreendedor pode começar sua empresa do jeito certo: analisando o mercado, definindo uma estratégia, calculando riscos e tomando as melhores decisões para impulsionar o negócio e conquistar o consumidor.
Ficou interessado e quer saber mais sobre graduação para empreendedores? Continue no blog e descubra como o empreendedorismo pode ser uma via de sucesso para jovens com Ensino Superior.