Mercado de Trabalho
   
como trabalhar com e-commerce

Saiba como trabalhar com e-commerce

Você tem interesse em trabalhar com e-commerce? O setor tem apresentado números impressionantes de crescimento e oferece ótimas oportunidades para profissionais que têm conhecimento nas áreas de Administração de empresas, Marketing e Tecnologia. Neste post, vamos explicar o que é e-commerce e como ingressar nesse setor. Confira!  

O que é e-commerce?

E-commerce é o termo utilizado para denominar os comércios eletrônicos, ou seja, negócios que vendem produtos e serviços pela internet, por meio de sites ou aplicativos. O consumidor acessa a loja utilizando um dispositivo eletrônico, como computador ou celular, acessa informações sobre os produtos, faz sua escolha, efetua a compra, realiza o pagamento e recebe seu pedido no local que desejar.  

Todo esse processo exige uma logística muito bem planejada, além de esforços relacionados à segurança da informação, marketing, experiência do usuário e gestão. Por esse motivo, o e-commerce oferece boas oportunidades de carreira, tanto para profissionais que pretendem trabalhar em grandes organizações quanto para aqueles que desejam empreender.

Mercado de e-commerce no Brasil

O mercado brasileiro de e-commerce está em constante crescimento, se apresentando como uma ótima alternativa para empreendedores e profissionais de diferentes áreas. De acordo com dados divulgados no relatório Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen e do Bexs Banco, o comércio eletrônico atingiu o faturamento de R$ 87,4 milhões em 2020, registrando a maior alta dos últimos 13 anos. Diante do crescimento do setor, surgem novos postos de trabalho e oportunidades de crescimento para profissionais preparados.  

Qual formação é necessária para trabalhar com e-commerce?

Para ingressar na área de e-commerce, seja com o intuito de trabalhar em um grande varejista ou abrir o próprio negócio, é necessário ter conhecimento em gestão de negócios, logística e tecnologia. Por esse motivo, algumas graduações são mais indicadas. Confira algumas delas.  

Administração

Administradores são necessários em empresas de todos os setores. Afinal, profissionais com conhecimento em gestão, planejamento, finanças e departamento pessoal são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização, inclusive comércios eletrônicos.

A faculdade de Administração prepara o profissional para lidar com os desafios de diversos setores e áreas de atuação. Essa visão sistêmica permite que o profissional atue em cargos de liderança nos e-commerces, impulsionando o crescimento dos negócios.  

Engenharia de Computação

Todo e-commerce precisa de profissionais que assegurem o bom funcionamento e a segurança das operações on-line. Assim, programadores, desenvolvedores e especialistas em TI têm espaço garantido nas empresas do setor. Esses profissionais desenvolvem sites e aplicativos que oferecem uma boa experiência para os usuários, facilitando que os consumidores concluam as compras. 

O curso de Engenharia de Computação prepara o estudante para atender demandas complexas relacionadas à tecnologia. Nesse ponto, é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com e-commerce.  

Direito

Existe uma grande demanda por consultores jurídicos para comércios eletrônicos, causada, principalmente, pelo surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi aprovada em 2018. 

De fato, todo e-commerce deve se adequar às normas e leis vigentes, respeitando os direitos do consumidor e a legislação fiscal, assim como qualquer organização. Por isso, é cada vez mais comum que essas empresas contratem advogados para compor seus setores jurídicos. Escritórios especializados em consultoria jurídica para comércio eletrônico também são uma forte tendência na área do Direito

Marketing

De acordo com um estudo realizado pela BigData Corp em parceria com o PayPal, existem mais de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no Brasil. Esses comércios disputam a atenção dos consumidores e precisam utilizar estratégias de Marketing para ganhar destaque. Por isso, os profissionais especializados em Marketing Digital são muito valorizados no setor de e-commerce

Gostou de saber como trabalhar com e-commerce? Para continuar acessando conteúdos relacionados à educação e carreira, siga a ESEG nas redes sociais.

Shares: