Segunda Graduação ou Pós-Graduação: qual é a melhor opção?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, continuar os estudos depois da faculdade é importante para ampliar as oportunidades e enriquecer o currículo. Nesse momento da vida profissional, muitas pessoas se deparam com uma dúvida: é melhor fazer segunda graduação ou pós-graduação? Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber antes de buscar seu próximo diploma.
Diferenças entre graduação e pós-graduação
A graduação é o curso superior que confere ao estudante o título de bacharel, licenciado ou tecnólogo.
O bacharelado oferece amplo conhecimento sobre a base de uma profissão. Já a licenciatura forma professores para o ensino fundamental e médio. Por fim, o tecnólogo prepara o estudante para trabalhar em áreas específicas, oferecendo uma formação mais restrita.
Antes de ingressar no curso de graduação, o aluno deve concluir o ensino médio, além de prestar vestibular ou apresentar bom desempenho no Enem. A carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação para cursos de graduação é de 2.400 horas, podendo chegar até 7.200 horas.
A pós-graduação oferece conhecimentos complementares à graduação, com o objetivo de aperfeiçoar profissionais em áreas específicas. O Ministério da Educação exige que esse tipo de curso tenha carga horária mínima de 360 horas.
Existem diferentes modalidades de pós-graduação:
- Lato Sensu – possui conteúdo voltado ao mercado de trabalho e compreende os cursos de especialização e MBA.
- Stricto Sensu – possui conteúdo voltado à área acadêmica e compreende os cursos de mestrado e doutorado.
Vale ressaltar que é preciso ter um diploma de graduação para ingressar em qualquer tipo de pós-graduação.
Motivos para fazer a segunda graduação
A segunda graduação é uma boa alternativa para aqueles que pretendem mudar completamente de área e iniciar uma nova carreira. Essa vontade pode surgir quando o profissional perde a afinidade com a sua área de formação ou se interessa por novos desafios.
Antes de iniciar a segunda graduação, é preciso compreender que o curso exige bastante dedicação, tanto quanto na primeira faculdade. Será preciso organizar a sua rotina para conciliar trabalho e estudos.
Motivos para fazer a pós-graduação
A pós-graduação é ideal para quem deseja aprofundar os conhecimentos e crescer profissionalmente dentro da sua área de formação.
Um administrador, por exemplo, pode fazer pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial e ocupar posições de liderança na área. Já um advogado pode fazer pós-graduação em Direito Ambiental e se dedicar às questões jurídicas voltadas à sustentabilidade.
Comparada à graduação, a pós-graduação tem carga horária menor. Geralmente, as aulas são ministradas uma ou duas vezes por semana, o que facilita conciliar as atividades profissionais com os estudos.
Não existe opção melhor ou pior quando o assunto é segunda graduação ou pós-graduação. Na verdade, tudo dependerá dos seus objetivos e projetos para o futuro. O mais importante é continuar estudando, se atualizando e se preparando para os desafios do mercado de trabalho. Veja também nosso post sobre a importância de investir em uma formação acadêmica.