Redação do ENEM 2019: separamos 10 temas para você ficar de olho
Com o Enem se aproximando a cada dia, a grande questão que fica é em relação ao tema da redação do Enem 2019. Mesmo que não seja possível prever o assunto com toda a certeza, dá para se preparar para esse momento tranquilamente.
Quem quer chegar afiado para a redação não tem alternativa: precisa se informar muito. É preciso entender sobre tudo o que acontece no Brasil e alguns temas mundiais também.
Ter conhecimento para produzir uma redação dissertativo-argumentativa é entender sobre os temas, pesar os contras e prós do assunto e cercar-se de argumento para um texto bem fundamentado.
Então, depois de ler este conteúdo, o ideal é entender melhor todos os temas que trouxemos, combinado? Agora chegou o momento de fazer suas apostas.
1. Mobilidade urbana
Quem mora em cidade grande e trabalha ou estuda longe de casa sabe o que é sofrer na pele com a falta de mobilidade urbana — que consiste na facilidade de deslocamento das pessoas e de bens, com o foco em desenvolver esses espaços economicamente sem sobrecarregar apenas uma região da cidade.
Estamos falando de uma questão política que envolve ideias para melhoria da infraestrutura (incluindo circulação das pessoas, de produtos, acessibilidade, uso do solo e desenvolvimento da cidade como um todo). Separamos alguns questionamentos podem ajudar você nessa hora.
- Os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário são bem utilizados?
- As cidades dão oportunidades iguais à população quando falamos de ir e vir?
2. Os 30 anos da Constituição Cidadã
Nossa Constituição foi promulgada em 5 outubro de 1988 e é o maior símbolo da redemocratização brasileira.
Nosso país saía de um regime militar na época, e o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, disse em discurso que: “só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa”. Dessa maneira, é nossa obrigação fazer os seguintes questionamentos.
- Todo brasileiro, hoje, tem esses direitos citados por Ulysses?
- Os cortes da educação seriam um retrocesso?
- Como está a saúde para quem depende do Estado?
3. Relações de trabalho na era digital
Quem vai fazer Enem precisa entender que estamos em plena Revolução Digital — ou 4.0, se você preferir. Isso quer dizer que muitos processos estão sendo automatizados, e empregos tradicionais podem deixar de existir. Isso nos leva a algumas dúvidas.
- Nosso sistema de ensino está suficientemente preparado para formar profissionais digitalmente capacitados?
- Quais profissionais precisam se reinventar?
- Como será feito isso?
4. Importância da democracia
Você já viu que nossa democracia é muito jovem quando comparada a países do Velho Mundo, como França e Alemanha. Desde as últimas eleições no Brasil, muito tem se discutido sobre a democracia, visto que a população acabou se polarizando entre partidos específicos.
A realidade é que o conceito de democracia tem origem no povo, e o foco deve ser o povo. Um governo democrático é eleito pelas pessoas para representá-las. Quando vemos escândalos de corrupção, nossa democracia fica estremecida. É interessante pensar:
- Como cidadão, você tem exigido o quê dos governantes?
- Tem questionado as ações daqueles que receberam seu voto?
- Você se sente representado pelas pessoas no poder?
- Sentiu melhorias?
- Nossa democracia tem qualidade e força?
5. Educação no Brasil
Você já parou para pensar se todos os que chegam ao Ensino Superior tiveram de fato uma educação eficiente desde então? Pois é, quando você depende do Estado, nem sempre a qualidade equivale ao ensino pago. Assim, alguns questionamentos se fazem imprescindíveis.
- Saber ler e interpretar são aspectos diferentes. O brasileiro, em sua maioria, está apto à interpretação de textos?
- Quais os investimentos feitos no ensino de base?
Também é interessante indagar se a educação a distância vai chegar ao Ensino Fundamental e Médio e se as famílias terão condições de garantir que seus filhos estão realmente estudando, uma vez que os provedores precisam sair e trabalhar.
6. Vacinação e o reaparecimento de doenças erradicadas
Tem sido comum, nos últimos tempos, ver notícias de famílias que se recusam a vacinar seus filhos por fatores sem embasamento científico. O sarampo, doença já erradicada, voltou de forma epidêmica. Assim, resta refletir.
- O que o Ministério da Saúde tem feito efetivamente sobre esses casos?
- As políticas de saúde pública são eficientes?
- Falta informação à população ou acesso a postos de saúde?
7. Impacto da escassez de água
Uma vez que a água dos oceanos é imprópria para uso, resta apenas 1% desse recurso de todo o planeta que pode ser consumido. Com o aumento da população, caminhamos para um grande crise de falta desse elemento, agravada pelo desperdício. Portanto, vale pensar sobre as seguintes questões.
- Vazamentos e desperdícios em larga escala são sanados rapidamente?
- O quanto acidentes ambientes têm prejudicado o Brasil?
- Que parte da população é afetada pela escassez de água: todos igualmente ou os mais pobres?
8. Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade
A inclusão social é um processo — isso é fato. Mas nem sempre o nosso olhar está preparado para enxergar aqueles com deficiência como iguais em vez de diferentes. É importante refletir:
- O quanto você olha o “diferente” com preconceito?
- Existem boas políticas públicas para inclusão?
9. Construção de valores éticos na sociedade
Os escândalos sobre corrupção nas altas esferas do Governo nos levam a refletir sobre o quanto criticamos a corrupção do outro, mas cometemos pequenos atos sem ética.
Um exemplo disso é o excesso de consumo que devasta o meio ambiente, responsabilidade pessoal no dia a dia. Então, vamos aos questionamentos.
- Vale a pena estudar ética no Ensino Fundamental e Médio?
- Enxergamos as normas morais como princípios que tornam a sociedade mais justa?
- Quais são as nossas pequenas atitudes antiéticas do dia a dia? Como abandoná-las?
10. Violência urbana no país
Provavelmente, você já viu alguém cujo celular foi roubado ter que ouvir: “ah, mas também fica dando mole na rua…”. Isso é só um exemplo do quanto estamos nos acostumando à violência. As taxas de homicídio só crescem, a quantidade de estupros é alarmante. O tema é muito recorrente e vale se perguntar:
- A crise econômica pode ser um agravante?
- Qual o papel da polícia e do governo nesse cenário?
- A impunidade torna tudo pior?
Os possíveis temas da redação do Enem 2019 já foram apresentados. Agora, cabe a você refletir e anotar justificativas sobre eles que possam virar um bom texto. Lembre-se de fazer uma introdução atraente, ter bons parágrafos de argumentação e concluir de uma forma que instigue o leitor.
Aproveite a visita ao blog para entender como usar essa nota do Enem para garantir uma boa vaga em uma universidade.