Enem 2021: tudo que você precisa saber sobre a prova
O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros que estavam prestes a concluir o Ensino Médio. Atualmente, o exame é uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior.
A edição de 2021 conta com algumas novidades, como a versão digital e uma segunda chamada para estudantes que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição no prazo regular. Pensando nisso, preparamos um artigo especial com as principais dúvidas sobre o Enem 2021. Confira!
Quando será o Enem 2021?
Como de costume, o Enem 2021 será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 21 e 28 de novembro. A novidade é que a versão digital do exame ocorrerá nas mesmas datas, ao contrário do que aconteceu na edição de 2020, quando os estudantes que optaram pelo Enem digital fizeram suas provas em datas diferentes.
Além disso, o Enem 2021 conta com outra peculiaridade. Aqueles que não conseguiram solicitar a isenção da taxa de inscrição no período regular e tinham direito ao benefício puderam se inscrever na segunda chamada, que aconteceu entre os dias 14 e 26 de setembro. Esses estudantes farão o exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
Qual será o tema da redação do Enem 2021?
O tema da redação do Enem não é divulgado antes da prova, ou seja, é uma verdadeira surpresa para os estudantes. Ainda assim, é possível levantar possíveis temas, uma vez que os assuntos mais abordados da atualidade costumam aparecer no exame.
Veja 10 potenciais temas para o Enem 2021:
- Pobreza menstrual
- Mobilidade urbana
- Bullying
- Inclusão de grupos minoritários
- Educação a distância
- Preservação ambiental
- Crise hídrica
- Saúde mental
- Violência doméstica
- Educação financeira nas escolas
Saber interpretar o tema da redação, discorrer sobre o assunto e apresentar uma proposta de intervenção para o problema é fundamental para garantir uma boa nota. Portanto, procure enriquecer o seu repertório sociocultural.
Como será a prova do Enem 2021?
O Enem possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação que deve ser apresentada no gênero dissertativo-argumentativo. Vale lembrar que o texto deve ter entre 7 e 30 linhas. As questões são distribuídas da seguinte forma:
- Ciências Humanas e suas tecnologias – 45 questões
- Ciências da Natureza e suas tecnologias – 45 questões
- Linguagens, Códigos e suas tecnologias – 45 questões
- Matemática e suas tecnologias – 45 questões
No primeiro domingo de prova, o estudante terá cinco horas e trinta minutos para responder às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de fazer a redação. No segundo domingo, o estudante deverá responder às questões de Ciências da Natureza e Matemática em cinco horas.
Como saber o local de prova do Enem 2021?
O local de prova do Enem costuma ser divulgado, em média, duas semanas antes do primeiro dia do exame. Essa informação pode ser verificada no cartão de confirmação, que também apresenta orientações relacionadas à prova, como número de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada e dados sobre atendimento especializado. Você poderá visualizar seu cartão de confirmação na página do participante do Enem.
O que levar no Enem 2021?
Muitos estudantes têm dúvidas sobre quais tipos de materiais são permitidos no Enem. É muito importante prestar atenção nesse quesito, pois a organização do Enem é bastante específica em relação ao tipo de caneta que deve ser utilizada, por exemplo. Confira um checklist com tudo o que você precisa levar no Enem.
Documento original com foto
Apresentar o seu documento original com foto é um requisito para fazer a prova. Infelizmente, todos os anos muitos estudantes deixam de fazer o Enem por esquecerem seus documentos de identificação em casa.
Caso você tenha perdido seus documentos, poderá levar o boletim de ocorrência, desde que ele tenha sido registrado em, no máximo, 90 dias.
Caneta preta de material plástico transparente
Nenhum outro tipo de cor de tinta é permitido para o preenchimento do gabarito do Enem. Também não é permitido solicitar material emprestado. Portanto, leve duas ou três canetas pretas de material transparente para não ser pego de surpresa, caso uma deixe de funcionar durante a prova.
Cartão de confirmação
A apresentação do cartão de confirmação impresso não é obrigatória. Porém, esse documento possui informações importantes, como local da prova, horários e número de inscrição.
Água e lanches
Os estudantes podem levar bebidas e pequenos lanches para consumir durante a prova. Porém, é preciso ter bom senso e tomar alguns cuidados. Leve alimentos fáceis de consumir, como frutas (maçã, pêra ou banana), barras de cereal, castanhas ou um sanduíche natural.
Evite consumir lanches que possam fazer barulho, como pacotes de salgadinhos ou bebidas gaseificadas. Afinal, isso pode atrapalhar a concentração de seus colegas e até mesmo a sua. Por fim, lembre-se de levar uma garrafa pequena de água para manter sua hidratação.
Agora que você já conhece as principais informações sobre o Enem 2021, aproveite para saber como entrar na faculdade com a nota do Enem.