AdministraçãoEnsino Superior

O que são KPIs e por que são importantes para quem estuda administração?

O que são KPIs e por que são importantes para administração?

Se você cursa Administração ou Marketing, provavelmente  escutou em algum momento o termo KPIs. Mas, afinal, o que é e o por que é tão importante entender sobre o assunto?

No mundo dos negócios, os KPIs são parte fundamental do sucesso de uma empresa e definem qual a melhor forma de administrá-la, ou seja, ajudam a reconhecer se o caminho seguido é bom ou não. 

Preparamos este artigo para te ajudar a entender exatamente o que são os KPIs e, principalmente, sua importância para quem pretende ser ou já é um administrador. Vem com a gente e saiba mais. 

 

O que são KPIs?

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que, traduzido para português, significa Indicador-Chave de Performance.

Para as empresas, são os fatores determinantes que indicam o desempenho dos principais processos internos de um negócio através de valores quantitativos fundamentais.

Em uma estratégia de gestão são essenciais, pois ajudam a reconhecer se as iniciativas e ações realizadas estão ou não atendendo às expectativas do que foi proposto. 

++ Gostou do conteúdo? Veja mais publicações do nosso blog

Qual a utilidade dos KPIs?

Sua principal utilidade é que, com os KPIs, as empresas conseguem entender com mais precisão como está cada um de seus números e traçar metas que sejam plausíveis de serem realizadas. 

Servem para mensurar resultados de estratégias de marketing, de vendas, de engajamento do público-alvo, do atendimento ao cliente, entre outras. 

Dessa forma, os líderes conseguem também direcionar melhor suas equipes e seus esforços e entregar resultados melhores a seus superiores. 

Mas KPIs e métricas são a mesma coisa?

A resposta é não. Embora se relacionem, não são a mesma coisa. Toda métrica pode se tornar um KPI, mas nem todo KPI pode se tornar uma métrica.

Veja, KPIs são critérios essenciais para alcançar o objetivo e dar andamento ao seu negócio, enquanto uma métrica é apenas algo a ser quantificado. Caso essa métrica se transforme em um ponto importante para sua estratégia como um todo, ela se tornará um KPI.

++ Administração: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Algumas áreas da gestão empresarial em que os KPIs podem ser utilizadas são:

  • Indicadores de produtividade: relação entre o uso de recursos da empresa com a produtividade dela;
  • Indicadores de capacidade: estes indicadores estão relacionados com a produtividade e devem ser determinados para medir os pontos negativos durante um processo produtivo;
  • Indicadores estratégicos: pode-se medir o que foi alcançado pela empresa conforme os objetivos determinados anteriormente, ou seja, faz um comparativo da situação atual com a desejada;
  • Indicadores de lucratividade: sem esquecer seus custos de produção, este KPI é focado no faturamento da empresa.

Por que os KPIs são importantes para quem cursa administração?

Se você é um estudante do curso de Administração ou está no início da sua carreira, é muito necessário entender o porquê os KPIs são importantes para seguir seu caminho profissional com sucesso.

O professor José Guilherme Campos, docente e coordenador do curso de Administração da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, destaca que os KPIs são fundamentais para a rotina do administrador. Afinal, por mais essencial que o planejamento seja para um administrador, a execução é a hora da verdade: trata-se do momento em que os resultados serão alcançados ou não. 

“Para sabermos se a trajetória para os resultados esperados, determinados no planejamento, está positiva e adequada, precisamos ter sinais indicativos”, ressalta José Guilherme. Esse processo é conhecido como controle, uma atividade essencial na rotina de administrador, e os KPIs são aliados importantes justamente para a realização desse controle. 

O docente destaca ainda que no trabalho de gerenciamento de projetos, por exemplo, um dos aspectos fundamentais da atividade é o status de quão completo está um projeto. “Se um projeto de 12 meses está a um mês do prazo final, porém apenas 50% do projeto foi completado, é um indicativo de atraso. Ou seja, neste caso, é usado um KPI que associa tempo até o deadline final com nível de entrega dos resultados”, explica.

Dessa forma, é possível compreender a importância dos KPIs. Os resultados que a empresa que você trabalha ou irá trabalhar precisará com certeza de um administrador capaz de compreender e aplicar os fundamentos dos KPIs.

Um bom curso de Administração, como o oferecido pela ESEG, pode te ajudar e muito a se tornar um profissional de destaque. Confira as datas do nosso vestibular e faça sua inscrição hoje mesmo.

++ Estude na ESEG! Veja como participar do nosso processo seletivo com bolsa e outras formas de ingresso

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: 

Ações: