Engenharia de ComputaçãoEnsino Superior

o-que-faz-um-desenvolvedor-de-software

O que faz um desenvolvedor de software?

O mundo moderno é fortemente influenciado pela tecnologia da informação e o software é uma das principais forças motrizes por trás dessa revolução.

O software é um conjunto de instruções ou programas que permitem que um computador execute tarefas específicas, proporcionando aos usuários uma ampla gama de funcionalidades e serviços.

Quer saber mais? Vem com a gente e continue lendo.

O conceito de software

Em termos simples, é a alma dos dispositivos eletrônicos. Enquanto o hardware é a parte física do computador ou dispositivo, o software é a parte intangível que dá vida ao hardware e permite que ele realize suas funções.

Existem dois tipos principais: o software de sistema e o software de aplicativo.

O software de sistema é responsável por controlar e gerenciar as operações do computador, fornecendo uma plataforma para que outros programas possam ser executados.

Isso inclui sistemas operacionais como Windows, macOS e Linux, bem como utilitários que auxiliam na manutenção do computador.

Por outro lado, os de aplicativo são programas projetados para realizar tarefas específicas, como processamento de texto, navegação na web, edição de imagens, jogos e muito mais.

Esses aplicativos fornecem funcionalidades para atender às necessidades dos usuários e tornar suas atividades mais eficientes.

O papel do desenvolvedor de software

O desenvolvedor é o profissional responsável por projetar, criar, testar e manter o software. Eles têm um papel fundamental em todo o ciclo de vida de seu desenvolvimento.

O processo geral para isso envolve várias etapas:

1. Análise e planejamento

Nesta fase, o desenvolvedor trabalha em estreita colaboração com os clientes ou stakeholders para entender os requisitos e necessidades do software. Eles determinam o escopo do projeto, definem metas e criam um plano geral para o desenvolvimento.

2. Projeto e codificação

Com base nos requisitos estabelecidos, os desenvolvedores criam o design do software e começam a escrever o código. Eles escolhem as linguagens de programação adequadas, utilizam frameworks e bibliotecas relevantes para seguirem as melhores práticas de codificação e garantir um software funcional e eficiente.

3. Testes e Depuração

Após a conclusão da codificação, os desenvolvedores realizam testes rigorosos para identificar erros, bugs e problemas de desempenho. Eles corrigem as falhas encontradas, garantindo que ele funcione conforme o esperado.

4. Implementação e manutenção

Nesta fase, o software é implantado nos sistemas dos clientes ou disponibilizado ao público. Além disso, neste processo os desenvolvedores continuam a monitorá-lo e a mantê-lo, aplicando atualizações, correções e melhorias ao longo do tempo.

Este tipo de trabalho exige habilidades técnicas, criatividade e capacidade de resolver problemas. Os desenvolvedores devem acompanhar as tendências tecnológicas em constante evolução para oferecer soluções inovadoras e eficientes.

O mercado de trabalho para desenvolvedores de software

O mercado de trabalho para desenvolvedores de software é extremamente dinâmico e promissor. A crescente dependência da tecnologia em todas as áreas da sociedade impulsiona a demanda por profissionais qualificados no setor de desenvolvimento.

Além disso, com o advento da transformação digital, muitas empresas buscam se estabelecer ou expandir sua presença on-line, criando aplicativos e plataformas para atender às necessidades dos clientes.

Outro fator que tem impulsionado e muito esta área é a ascensão da inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados. O desenvolvimento de aplicativos baseados nesses recursos tornou-se uma prioridade para empresas que buscam obter insights valiosos e tomar decisões estratégicas.

No entanto, apesar das oportunidades abundantes, este mercado é altamente competitivo. Para se destacar, os profissionais devem se manter atualizados com as mais recentes tecnologias e frameworks, aprimorar suas habilidades de comunicação e trabalhar em projetos práticos para desenvolver portfólios sólidos.

Um bom curso na área de tecnologia, como Engenharia da Computação, é o primeiro passo para começar a se destacar perante a concorrência. Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, oferecemos  excelentes cursos de graduação, com professores experientes e ativos em suas áreas.

Inscreva-se em nosso próximo vestibular e comece a investir no seu futuro.