O que é Data Science e quais suas tendências no mercado de trabalho?
A cada dia que passa, o número de pessoas conectadas à internet aumenta e deixam seus rastros de suas preferências de consumo. Este volume de informações é estudado por Data Science e analisado pelos profissionais da área, chamados Cientistas de Dados.
Mas o que é Data Science?
Data Science ou simplesmente Ciência de Dados é uma forma estatística, ou um estudo disciplinado, que incorpora às suas aplicações importantes elementos da ciência da computação e também da matemática para extrair insights de dados qualitativos e quantitativos que podem ter grande impacto nos resultados de um negócio.
Explicando de uma outra forma, é uma análise de todas as informações inerentes a um produto, empresa ou mercado, e das diferentes visões que podem cercar um mesmo assunto.
As principais tecnologias e ferramentas utilizadas para este estudo são estruturas de machine learning, linguagens de programação, algoritmos e uma combinação de conhecimentos que o cientista domine.
Há algumas disciplinas que se interligam para que seja possível a aplicação da Ciência de Dados e, portanto, dominá-las é muito importante para a correta execução da análise e apresentação de resultados.
Entre as principais áreas que exigem essas aptidões e facilidade para lidar estão:
- Computação;
- Estatística;
- Matemática;
- Conhecimento e gestão de negócios.
Três tendências de Data Science no mercado de trabalho
Foi comprovado através de um relatório divulgado pela Allied Market Research que a tendência é que o valor da Data Science para as empresas aumente cada vez mais com o passar dos anos.
De acordo com este relatório, em 2020 o mercado de soluções de Data Science possuía um valor global de 4,7 bilhões de dólares e as estimativas apontam que o mercado deve chegar a 79,7 bilhões de dólares até 2030.
Dessa forma, há um interesse crescente na contratação de profissionais que tenham formação e domínio no assunto.
Os profissionais de Data Science atuam de maneira multidisciplinar, utilizando técnicas de análise de dados para descobrir tendências, padrões e relações entre diferentes variáveis.
Além disso, são responsáveis por criar modelos de previsão, identificar problemas e propor soluções para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos e metas, mantendo-as mais produtivas e competitivas.
Confira agora três tendências da utilização de Data Science no mercado de trabalho!
- Tomada de decisões como ciência
Mesmo com a tecnologia e a facilidade de acesso à informação que temos nos dias atuais, ainda existem empresas que têm como base de direcionamento em suposições ou o chamado feeling.
No entanto, hoje em dia não cabe mais tomar decisões dessa forma. Assim, a necessidade da contratação de profissionais gabaritados está cada vez mais urgente.
- Adoção de IA
A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada em uma variedade de setores como: saúde, finanças e no varejo.
A adoção de inteligência artificial traz inúmeras chances de crescimento para as empresas, além de impulsionar as iniciativas de Ciência de Dados e permitir extrair o valor dos dados.
Sendo assim, as empresas estão em busca de profissionais que possam implementar soluções indicadas pela inteligência artificial que sejam eficazes.
- Análise de Dados em em tempo real
Uma das tendências que mais crescem hoje é a análise de dados em tempo real, essa tendência tem ajudado em casos de tomadas de decisões urgentes que definem o sucesso de um negócio.
Assim, é de suma importância a contratação de profissionais capazes de auxiliar nesta tarefa.
É possível trabalhar em áreas como:
- tecnologia da informação;
- marketing;
- finanças;
- saúde;
- varejo;
- setor educacional;
- logística e entre outros.
O que você aprende em um curso de Data Science?
Os alunos aprendem a aplicar os métodos estatísticos e computacionais mais recentes em bases de dados complexas, com o objetivo de identificar padrões, gerar insights e realizar projeções.
Com este curso o aluno terá conhecimentos técnicos não somente em TI, mas também em gestão, inovação e Soft Skills, formando assim um profissional completo para atuar no atual cenário complexo das empresas.
Vale lembrar que os estudantes da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção possuem essa certificação em sua grade curricular.